Filtrer par genre
- 34 - Universo: astrônomos divulgam primeiras imagens de buraco negro da Via Láctea
Sagitário A*. Este é o buraco negro localizado ao centro da nossa galáxia, Via Láctea, e pela, primeira vez, traduzido em uma imagem.
É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT). Para isso, utilizaram oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, do que simularia um supertelescópio do tamanho da Terra, e da justaposição e da média dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.
De acordo com comunicado do ESO - Observatório Europeu do Sul, embora não seja possível avistar o buraco negro em si, ‘’o gás brilhante que o rodeia revela uma assinatura inconfundível:
Para o feito divulgado neste 12 de maio, foram cerca de cinco anos desde a captação das imagens feitas em 2017, mais de 300 profissionais de 80 instituições de diversos países, tecnologia avançada com supercomputadores que analisaram e combinaram dados, além de uma rede mundial de radiotelescópios e colaboração de observatórios no Chile e na Europa.
O anúncio sobre o buraco negro no ‘’coração’’ da Via Láctea, a cerca de 27 mil anos-luz da Terra, foi realizado na Alemanha, mas mobilizou cientistas e imprensa do mundo todo, assim como em 2019, quando foi anunciada a primeira imagem de um dos objetos mais enigmáticos do Universo, o M87*.
A astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, membro da ABC – Academia Brasileira de Ciências - destaca o empenho das equipes e da tecnologia utilizada e diz que este anúncio abre portas para avanços nas pesquisas. A cientista reconhecida internacionalmente e que se diz caçadora de buracos negros descreve a emoção de conseguir visualizar o Sagitário A*.
Segundo o ESO, os trabalhos da colaboração de pesquisadores continuam em 2022, com expectativa para imagens ainda mais detalhadas e quem sabe até filmes, em um futuro próximo.
Thu, 12 May 2022 - 03min - 33 - Universo: programas de astronomia aproximam cidadãos da ciência
E quem disse que há limites para caçar e quem sabe até batizar asteroides? Só em 2021, foram detectados mais de 1.400 objetos deste tipo no Projeto Caça Asteroides - parceria do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, da Nasa (agência espacial norte-americana) e do IASC - uma cooperação internacional de pesquisa astronômica.
Deste total, 568 foram localizados por alunas. Mais de 30 por uma astrônoma amadora, de oito anos: Nicolinha já é considerada uma das maiores divulgadoras científicas do país.
Segundo a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência do MCTI, Silvana Copceski, a iniciativa formou, em 2021, mais de 700 turmas. E para este ano, a previsão é de mais oportunidades.
E essa participação é o que se chama de ciência cidadã. As agências espaciais estão cada vez mais engajadas em atrair observadores para a vastidão de imagens que são captadas por telescópios, e ainda ampliar o time de caçadores de asteroides - objetos que podem representar uma ameaça para a Terra.
Outra iniciativa de ciência cidadã e que vai levar a astronomia para dentro de sala de aula é o projeto Imagens do Céu Profundo, que, em colaboração com o Observatório Nacional, capacita professores de todo o país a entender mais sobre o universo para compartilhar o conhecimento em sala de aula - tudo isso com ferramentas modernas e tecnológicas.
Wed, 23 Mar 2022 - 05min - 32 - Universo: brasileira desenvolve projetos de divulgação científicaMon, 07 Mar 2022 - 08min
- 31 - Telescópio James Webb chega ao espaço
A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. É um ponto chamado Lagrange 2 - ou apenas L2.
Neste episódio convidamos três especialistas.
O professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos, explica pra gente onde no Universo vai ficar o telescópio James Webb. Ele também detalha o projeto, o tamanho e o custo desse novo telescópio.
Já o professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, Roberto Costa, comenta as etapas que ainda vêm pela frente até que o James Webb comece a funcionar plenamente e de que forma ele vai suceder o telescópio Hubble.
E o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília e da Pós-Graduação em Astrofísica Gravitacional e Física Espacial do Instituto Federal de Brasília, José Leonardo Ferreira, destaca que o James Webb será capaz de ajudar a entender o surgimento do Universo.
O podcast Universo é uma produção da Rádio Nacional, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação. A produção é de Ariane Póvoa, a operação de áudio é de Thiago Coelho, a sonoplastia é de José Maria Pardal e o roteiro e a apresentação deste episódio são de Victor Ribeiro.
Sat, 22 Jan 2022 - 33min - 30 - Universo: Raios Cósmicos inspiram animação para alunos e professores
Você ouve a trilha sonora de ''Raios cósmicos'', que acabou de sair do forno. Não, não estou falando aqui de um dos maiores mistérios a serem desvendados pela ciência, mas da animação que estreou esta semana nas redes sociais.
O filme trata de um diálogo científico e bem musical entre pai e filha e faz parte de um projeto de divulgação científica liderado pelo Instituto de Física da Unicamp, em parceria com o Núcleo de Cinema de Animação, em São Paulo: o AnimaFísica.Fri, 21 Jan 2022 - 06min - 29 - Programa Artemis trará oportunidades à ciência brasileira, diz ministro Marcos PontesFri, 25 Jun 2021 - 07min
- 28 - Universo: entenda como as constelações são batizadas
Cassiopeia, Carina, Fenix...Estes nomes te remetem a alguma coisa? Não? E Andrômeda?! Este você conhece? Todos estes são nomes de constelações. Andrômeda está entre as mais famosas, e inspira obras de ficção científica.
E a lista tem ainda nomes como Pégasus, Ursa Maior, Ursa Menor, Cruzeiro do Sul, Touro e Escorpião. Para a astrônoma Flávia Requeijo, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, as constelações ligadas ao zodíaco estão entre as mais conhecidas.Fri, 18 Jun 2021 - 03min - 27 - Universo: Entenda o eclipse anular, previsto para esta quinta-feira
Nesta quinta-feira (10) tem um eclipse solar bastante especial, mas que não será visível para quem mora no Brasil. O melhor lugar para ver o fenômeno é na faixa que vai do centro-sul do Canadá, passa pela Groenlândia e termina no nordeste da Rússia. Nessas regiões, vai ocorrer o que os pesquisadores chamam de eclipse anular.
Wed, 09 Jun 2021 - 01min - 26 - Universo: cientistas descobrem estrela rara e considerada ultrapobreFri, 21 May 2021 - 04min
- 25 - Universo: Há 60 anos um americano chegou ao espaço e avistou a Terra
O globo terrestre em preto e branco. Mas, ainda assim uma “bela vista”. Foi o que o primeiro americano enviado ao espaço conseguiu ver, há 60 anos, em 5 de maio de 1961. Os soviéticos já tinham realizado uma missão tripulada em abril daquele ano, mas os Estados Unidos souberam aproveitar melhor que os pioneiros o poder midiático.
Wed, 05 May 2021 - 02min - 24 - O ceu que trouxe os portugueses e que guia o saber indigena secularThu, 22 Apr 2021 - 12min
- 23 - “A Terra é azul”: há 60 anos, o homem chegava à órbita do planeta
Nesta segunda-feira (12) completa-se seis décadas que o russo Iuri Gagarin avistou a Terra do espaço e fez história. Na mesma data, em 1961, Blue Moon, canção regravada por The Marcels, estava no topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos
A então União Soviética caminhava rumo ao espaço ao lançar o primeiro homem em um voo tripulado para orbitar a Terra. O major russo, de 27 anos, Iuri Gagarin entrou a bordo da vostok 1- cápsula de pouco menos de 2,5 metros – e deu uma volta completa ao redor do planeta. Gagarin foi o primeiro ser humano a ver a terra do alto e constatar de que cor ela é. ''A Terra é azul'' é uma das frases mais célebres da humanidade.
Mon, 12 Apr 2021 - 02min - 22 - Saiba o que é a Anomalia Magnética do Atlântico Sul
A sigla é inspiradora: AMAS, que significa Anomalia Magnética do Atlântico Sul. Mas este é um fenômeno que ainda é um mistério para a ciência.
A AMAS é uma espécie de defasagem na proteção magnética da Terra localizada sobre o Atlântico Sul, mais especificamente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, faixa que se estende até a África. Mas, como este déficit de blindagem bem acima do Atlântico Sul pode afetar a vida no nosso planeta? Confira com a gente!Fri, 02 Apr 2021 - 04min - 21 - Da matemática à medicina, os caminhos que levam mulheres ao Universo
Para uma a menina prodígio nascida nos Estados Unidos, em 1918, que cresceu contando os números, uma pergunta que teve respostas além da matemática e da física, e reflexos no empoderamento feminino e na superação das discriminações. Respostas dadas por ela mesma: a americana Katherine Johnson. A cientista fez ''diferença'', segundo a Nasa, nos programas espaciais da agência ao calcular trajetórias para que o primeiro americano entrasse na órbita do planeta Terra, em 1962 e mais à frente fizesse o primeiro pouso na Lua, com a missão Apollo 11,em 1969.
Mon, 29 Mar 2021 - 06min - 20 - Saber como tudo surgiu me levou ao estudo do Universo, diz professora Maria Aldinêz
''Até os dez anos vivi em uma casa que não tinha luz elétrica. Então, tínhamos a parte ruim. Mas, a parte boa era o céu à noite, que era perfeito. Lembro de olhar todas as noites para o céu e ficar intrigada com uma nuvem que não se mexia. Só muitos anos mais tarde, descobri que aquela nuvem era a Via Láctea.''
Muitos anos mais tarde, a menina que enxergava a nossa Galáxia do quintal de casa em Santana do Matos, no Rio Grande do Norte, se viu no caminho do estudo do Universo. A curiosidade por saber como tudo surgiu no cosmo levou Maria Aldinêz Dantas para a astronomia, mais especificamente para a cosmologia.
Sat, 20 Mar 2021 - 05min - 19 - Universo: Astrofísica Cecília Payne inspira projeto no Brasil
''O Sol não tem a mesma composição da Terra. É formado, essencialmente, por hidrogênio'', ecoou a voz de uma jovem mulher, em 1925. Era Cecília Payne: astrofísica, nascida na Inglaterra em 1900, que mesmo sem títulos oficiais desafiou as teorias da época sobre a formação da principal estrela do nosso sistema solar.
Tue, 16 Mar 2021 - 05min - 18 - Universo: Conheça a história de mulheres que amam as estrelas
Elas amam as estrelas. E estão ligadas ao universo. Seja pela astronomia ou por áreas ligadas à ciência que estuda os astros – como a física, a matemática, a engenharia ou até mesmo a filosofia. Desde que o mundo é mundo e que olhar para o céu também passou a ser um questionamento da dinâmica dos sistemas, as mulheres estão presentes nos debates e nos achados astronômicos. Passaram, ao longo da história, por percalços que as colocaram em situação de desigualdade, como preconceitos e normas que as deixavam de fora da jogada. Caminham ainda! Mas, desbravadoras que são, enfrentaram, quebraram regras, construíram novos paradigmas para ter o direito de estudar, pesquisar, descobrir e grifar seus nomes nas estrelas.
Fri, 05 Mar 2021 - 07min - 17 - Universo: Contagem regressiva para o lançamento do Amazonia 1
Contagem regressiva para o lançamento do Amazonia 1, na madrugada deste domingo (28). O satélite com produção e operação totalmente nacional será enviado ao espaço. O lançamento é parte da missão Amazonia, que segundo o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tem o objetivo também de monitorar áreas desmatadas, agrícolas e até desastres ambientais.
O lançamento, no domingo, será feito pela Agência Espacial Indiana, em Sriharikota, às 1h54, no horário de Brasília. Em entrevista ao Universo, o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, que acompanha comitiva na Índia, disse que o momento é de expectativa e também de projeção do Brasil.
Sat, 27 Feb 2021 - 03min - 16 - Universo: Perseverance pousa hoje no solo de Marte
Contagem regressiva para o pouso da sonda que colocará o rover Perseverance, da Nasa, em solo marciano. O pouso está previsto para ocorrer no final da tarde desta quinta-feira (18). Se tudo der certo, o Perserverance pousara no que já foi um dia o delta de um rio marciano. A região é conhecida como Cratera de Jezero. Rover da Nasa vai buscar sinais de vida no planeta vizinho.
Thu, 18 Feb 2021 - 01min - 15 - Como pesquisas na Estação Espacial são aplicadas na Terra?
O mês era Novembro, o ano 2000.
Pela primeira vez, o homem chegava à Estação Espacial Internacional, a cerca de 400 km de altitude. O laboratório na órbita do planeta Terra foi construído em cooperação internacional com 15 países e desde então é palco de experimentos científicos de várias agências. E para marcar a data, a Agência Espacial Europeia destaca as principais descobertas feitas por lá nas duas últimas décadas.Confira!
Tue, 01 Dec 2020 - 02min - 14 - Missões espaciais apostam na descoberta de vida fora da Terra
A busca por água fora da Terra – em outros planetas e luas – tem aquecido os estudos e achados astronômicos.
O recente anúncio da detecção de moléculas de água em parte da Lua que é iluminada pelo Sol fez crescer a expectativa pela construção de uma base lunar. Isso ocorre às vésperas da missão Artemis, da Nasa, a agência espacial norte-americana, que levará a primeira mulher ao nosso satélite e que está prevista para 2024.
Mas, por que encontrar água fora da Terra é tão importante?
Wed, 25 Nov 2020 - 05min - 13 - Existência de água na Lua é 100 vezes menor que no deserto
Quase 50 anos anos depois da última missão tripulada à Lua, a Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, anunciou nessa segunda-feira (26), que encontrou moléculas de água na superfície visível do nosso satélite natural.
O anúncio foi feito pelo diretor de Astrofísica nas Missões Científicas da Nasa, Paul Hertz. Ele lembrou que os pesquisadores já haviam encontrado gelo formado por água em regiões mais gelado da Lua, onde o sol não alcança. O pesquisador não disfarçou a surpresa da descoberta.
Tue, 27 Oct 2020 - 04min - 12 - Vivo astronomia, diz amador que vende empadas por telescópio
''Eu não estudo astronomia, eu vivo astronomia e cada dia aprendo uma coisa nova''. A declaração é de Arthur Felipe, estudante de 18 anos, morador da cidade de Martins, no interior do Rio Grande do Norte, medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Apaixonado pelo céu, desde criança, Arthur Felipe mira um futuro na carreira espacial e em estudos em agências internacionais.
“Sou apaixonado pela ciência desde pequeno. Aos 15 anos, fiz o primeiro telescópio reciclado de canos e lentes; em 2017, fui medalha de ouro na OBA.'' Hoje, Arthur estuda astronomia de forma independente – a dedicação a essa ciência o coloca entre os astrônomos amadores, que fazem observações a partir de instrumentos em casa, por exemplo.Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Sat, 24 Oct 2020 - 05min - 11 - Universo Kids 4: Ariel e um amigo muito especial viajam pela Terra
No capítulo anterior, Ariel se preparava para uma exposição sobre o seu projeto de astronomia na prefeitura da sua cidade.
Ela e os coleguinhas da escola fizeram maquetes sobre o espaço e sobre o nosso sistema solar.
Durante a exposição, Ariel conheceu um coleguinha muito especial, Calisto.
Ele disse ter entendido melhor o espaço ao tocar os objetos. Por exemplo, o formato dos planetas e do Sol.
Calisto é uma criança com deficiência visual, muito inteligente e curioso. Ele também adora o espaço e, por isso, Ariel o convidou para ouvir o Senhor Tempo com ela.
Acompanhe!!!
Fri, 16 Oct 2020 - 05min - 10 - Universo Kids 3: Quem sonha em ser astronauta e viajar pelo espaço?
No capítulo anterior de Universo Kids, Ariel entendeu um pouco mais sobre as galáxias e, principalmente, sobre a Via Láctea.
Ela estava empolgada com a ideia de ter seu trabalho sobre o espaço exposto na prefeitura da sua cidade.
E está chegando o grande dia. A exposição será logo amanhã cedinho!!
Ariel, que sonha em ser astronauta, já se prepara para explicar tim-tim por tim-tim a sua maquete bem bolada.
Acompanhe!!!
Fri, 16 Oct 2020 - 05min - 9 - Universo Kids 2: Ariel desvenda os mistérios da "Milk Way"
No capítulo anterior, Ariel estava na expectativa pelo começo da Semana da Ciência na escola. Antes de dormir pediu a ajuda da mamãe Dione para que lesse o audiolivro que ela mais gosta: o Universo. Com a ajuda do Senhor Tempo, sabido que ele só, não poderia dar outro resultado na Semana da Ciência.
Foi um sucesso!!!
Ariel e vários coleguinhas fizeram uma maquete sobre o espaço. Usaram materiais como isopor, palitos, linhas, madeira e tintas.
Construíram planetas, estrelas e luas.
E o experimento de Ariel fez tanto sucesso que a diretoria da escola convidou toda a turma para expor a maquete na prefeitura da cidade.
E a professora, entusiasmada com o trabalho de Ariel e suas coleguinhas, pediu que a aluna fizesse outro trabalho: a Via Láctea.
Mais uma vez o Senhor Tempo será fundamental para que Ariel apresente um bom trabalho. Mas, para isso, ela precisa de conhecimento. Depois de ouvir o Senhor Tempo explicar a origem da Via Láctea e o porquê deste nome, ela não pestanejou e correu para o quintal para apreciar aquela imensidão de estrelas que ajudam a formar a Milk Way ou Via Láctea, em português.
Confira os desafios de Ariel para o novo trabalho e tudo que aprendeu sobre a Via Láctea. Agora ela está pronta para dividir seus conhecimentos com os coleguinhas.
Fri, 16 Oct 2020 - 04min - 8 - Universo Kids 1: Embarque nas aventuras da menina Ariel pelo espaço
Na Terra existem várias e várias crianças que sonham com o que existe no céu, além das estrelas. Passam noites e noites olhando e pensando: como isso tudo surgiu? Esse ‘mundão’ de estrelas?
Pois é para essas crianças que o nosso programa Universose dedicará a contar um pouquinho da história de Ariel, de 10 anos, menina que, como tantas outras crianças, sonha em ser astronauta quando crescer.
É o Universo Kids que será reprisado especialmente na semana das crianças.
Neste primeiro episódio, Ariel está muito curiosa sobre o surgimento do universo.
Então, vamos viajar um pouquinho com Ariel e suas dúvidas? Hoje, o tema é “O Universo”. E quem fala sobre o assunto é sua mamãe, Dione, com o audiolivro que tem o 'Senhor Tempo' como um excelente contador de histórias sobre o assunto.
Fri, 16 Oct 2020 - 04min - 7 - Saiba mais sobre a quarta mulher a ganhar um Nobel de Física em 125 anos
Duas pesquisas dividiram o prêmio Nobel de Física, anunciado nessa terça-feira (6) pela Real Academia Sueca de Ciências. Uma do britânico Roger Penrose, da Universidade de Oxford, e a outra feita pela estadunidense Andrea Ghez, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, com colaboração do alemão Reinhard Genzel, da Universidade da Califórnia em Berkeley. As duas pesquisas fizeram descobertas sobre buraco negro.
Penrose usou a matemática para provar que os buracos negros são uma consequência direta da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. Já Ghez e Genzel descobriram que um objeto invisível e extremamente pesado define as órbitas de estrelas no centro de nossa galáxia.
Thu, 08 Oct 2020 - 04min - 6 - Você sabe o que é direito espacial?
Quem chegou na Lua primeiro seria o dono dela? No caso de alguma pane, quem será responsabilizado pelos satélites na órbita do planeta Terra? Quais serão as normas para o turismo espacial?
Estas são algumas das questões que o Direito Espacial discute e responde, como explica o procurador federal e especialista em Direito Aeronáutico e Espacial, Ian Grosner.
Grosner explica a possibilidade da exploração mineral no espaço.
Todas estas questões fazem parte do Direito Espacial. E um marco importante para esta área foi a assinatura do Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades na Exploração e Utilização do Espaço Exterior, em 10 de outubro de 1967.
A data é uma das referências para a criação da Semana Mundial do Espaço - que é celebrada pela Organização das Nações Unidas de 4 a 10 de outubro, há 21 anos.
Wed, 07 Oct 2020 - 06min - 5 - Brasileiro relata desafios de uma missão espacial simulada
Imagine que você está em missão espacial e tem direito a apenas 8 minutos de banho – por semana!
Em tese, um minuto por dia!
Como faria para administrar essa escassez de água fora do planeta Terra?
Pois este foi um dos desafios que o engenheiro aeroespacial, Lucas Brasileiro, enfrentou ao participar de uma missão simulada da Agência Espacial Europeia, a ESA, batizada de EuroMoonMars 3, em janeiro deste ano.
O brasileiro formado pela Universidade de Brasília e que hoje faz doutorado na França, foi selecionado junto com outras cinco pessoas para convivência em uma área inóspita do nosso planeta, em uma espécie de domo, que imita um alojamento que pode ser usado em futuras missões.
Além do limite de água para banho, Lucas Brasileiro destacou que o maior desafio na missão foi estar preso dentro de uma bolha, com um rotina fechada.
Sat, 26 Sep 2020 - 05min - 4 - Evidências de vida fora da terra?
Um grupo de astrônomos anunciou no dia 14/09 que as nuvens que envolvem o planeta Vênus abrigam uma molécula rara chamada fosfina.
Também conhecida como hidreto de fósforo (PH3), na Terra, esta substância só é liberada – de forma industrial ou pela ação de micróbios que vivem em ambientes sem oxigênio. Em outras palavras, a descoberta pode apontar para detecção de vida “aérea'' extraterrestre, destaca o ESO - Observatório Europeu do Sul.
O estudo, publicado na revista Nature Astronomy, foi feito em parceria com pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Japão.
O primeiro indício da fosfina foi captado em imagens feitas pelo Telescópio James Clerk Maxwell, operado pelo Observatório do Leste Asiático no Havaí. Daí, veio o passo dois. Confirmar a existência das moléculas que são indicativas de vida. Então, foram usadas 45 antenas do Alma, instalação astronômica no Chile, com um telescópio bem mais sensível, e do qual o ESO é parceiro.
E os pesquisadores concluíram que esta partícula existe sim em pequenas concentrações na atmosfera de Vênus, cerca de 20 moléculas em cada bilhão. Com base em cálculos, descartaram que a quantidade observada seria decorrente de processos não biológicos naturais no planeta – como a luz solar, vulcões e relâmpagos, por exemplo.
Eliminada esta possível fonte, os cientistas consideram, então, a possibilidade de um tipo de vida aérea extraterrestre.
Fri, 25 Sep 2020 - 04min - 3 - Guarani e Tupi são os nomes escolhidos por brasileiros para batizar planeta e estrela
Guarani e Tupi.
Estes são os nomes escolhidos pelos brasileiros para batizar um planeta – Guarani – e uma estrela – Tupi – fora do nosso sistema solar.
Antes da seleção, eles eram conhecidos como HD 23079B e HD 23079, ambos na constelação de Retículo.
A campanha NomeiExomundos marcou as celebrações pelos 100 anos da União Astronômica Internacional.
O anúncio oficial dos resultados ocorre em entrevista coletiva nesta terça-feira (17), em Paris.
Mon, 03 Feb 2020 - 02min - 2 - Projeto Astronomia sobre Rodas leva ciência e inclusão a alunos da rede pública do DF
Uma van com galáxias, planetas e estrelas roda pelas ruas do Distrito Federal levando ciência e conhecimento para alunos de todas as idades.
É o projeto Astronomia sobre Rodas, idealizado pelo professor de Física, Demetrius Leão, e colocado em prática, há quase dois anos, pelo Sesc de Taguatinga Norte.
A van é o carro utilizado para transportar uma cúpula inflável e o planetário digital até escolas da região central da capital do país e cidades do Entorno.
Desde que o projeto entrou em ação, já foram mais de mil sessões e 40 mil pessoas contempladas – sendo a maioria, estudantes da rede pública.
Mon, 03 Feb 2020 - 07min - 1 - No Dia Nacional da Astronomia, um recado especial de cientistas brasileiros
O que Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e dom Pedro II têm em comum?
Bom, os dois primeiros frequentam os livros de geografia há tempos, e todo estudante que já passou do ensino fundamental deveria responder: eles foram astrônomos e matemáticos.
Copérnico, um polonês, que nasceu em 1473, criou a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar.
Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.
Nascido em 1564, Galileu Galilei não só abraçou a teoria do Heliocentrismo, como suas descobertas comprovaram as postulações de Copérnico. É considerado o pai da astronomia moderna.
Ué, mas e dom Pedro II? O que tem a ver com tudo isso?
Considerado um prodígio por ter passado a infância treinando para governar, afinal assumiu o trono com apenas 5 anos de idade, dom Pedro II era um erudito.
Patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências em geral, e era um apaixonado pela astronomia.
E 2 de dezembro, dia de seu aniversário, foi escolhido para a gente comemorar o Dia Nacional da Astronomia. Ele, aliás, é o patrono brasileiro dessa ciência que cuida da imensidão do universo.
E neste dia todo da astronomia, vários astrônomos e pesquisadores brasileiros mandaram recados especiais para os ouvintes do programa Universo.
* Sonoplastia de José Maria Pardal
Mon, 03 Feb 2020 - 08min
Podcasts similaires à Universo | Rádio Nacional
- Prova Oral Antena3 - RTP
- Vamos Todos Morrer Antena3 - RTP
- isso não se diz Bruno Nogueira
- Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
- FALA COM ELA INÊS MENESES
- Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
- Guerra Fria José Milhazes e Nuno Rogeiro
- A Grande Provocadora Observador
- A História do Dia Observador
- E o campeão é... Observador
- E o Resto é História Observador
- Gabinete de Guerra Observador
- Expresso da Manhã Paulo Baldaia
- Falando de História Paulo M. Dias & Roger Lee de Jesus
- Contas-Poupança Pedro Andersson
- Bloco Central Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
- O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
- Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
- RFM - Fridayboyz RFM
- Irritações SIC
- Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
- Eixo do Mal SIC Notícias
- Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
- Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Autres podcasts de Science et Médecine
- Ciência Sem Fim Estúdios Flow
- Hipsters Ponto Tech Alura
- TED Radio Hour NPR
- BBC Inside Science BBC Radio 4
- Chuva pra dormir Camilo Alves de Lima
- Os três elementos Os três elementos / TocaCast
- Som de Chuva Para Dormir Rápido - Barulho de Chuva carneiro
- Geopop - Le Scienze nella vita di tutti i giorni Geopop
- Palabra Plena, con Gabriel Rolón Infobae
- The Best of Coast to Coast AM iHeartPodcasts and Coast to Coast AM