Filtrar por género

Bem Estar

Bem Estar

G1

Um debate cheio de informação sobre assuntos ligados a saúde e qualidade de vida. Toda quarta-feira, no podcast do Bem Estar, da TV Globo, sob o comando de Michelle Loreto.

274 - Aumento da coqueluche e mudança na vacinação contra paralisia infantil
0:00 / 0:00
1x
  • 274 - Aumento da coqueluche e mudança na vacinação contra paralisia infantil

    Os casos de coqueluche aumentaram 1.000% este ano no Brasil. Onze pessoas já morreram e 2.644 pegaram a doença. Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal são os lugares com maior número de casos. A coqueluche se espalha com muita facilidade. Uma pessoa com a doença pode contaminar cerca de 16 outras pessoas. E pegar coqueluche é fácil: através das vias respiratórias, ou seja, basta um espirro ou falar muito perto. Os bebês são os que mais sofrem com a doença mas adultos e pessoas idosas também pegam coqueluche. A boa notícia é que estamos falando de uma bactéria que pode ser evitada através de vacinação. E por falar em vacinação, essa semana o Ministério da Saúde vai aposentar a famosa “gotinha” contra a poliomielite. A vacina oral foi substituída por uma injetável, que terá apenas uma dose e é ainda mais eficaz. Quem explica tudo isso pra gente é o Dr Renato Kfouri, infectologista, pediatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.

    Wed, 06 Nov 2024
  • 273 - Chip da beleza: entenda a proibição da Anvisa

    Os implantes hormonais manipulados estão proibidos. A Anvisa publicou uma resolução que proíbe a manipulação, comercialização, propaganda e uso desses implantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertou ainda que usar esse tipo de hormônio para fins estéticos ou desempenho pode ser prejudicial à saúde e lembrou que não existe comprovação de segurança e eficácia para essas finalidades. No podcast de hoje, vamos ouvir relatos de mulheres que usaram o chip da beleza e conversar com a Dra. Lia Cruz Damásio, que é ginecologista e diretora de defesa e valorização profissional da Febrasgo - a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

    Wed, 30 Oct 2024
  • 272 - HERPES ZÓSTER

    Hoje, a gente vai falar sobre herpes zoster, que popularmente é conhecido como cobreiro. Quem já teve a doença diz que é uma dor insuportável. Uma sensação de queimação, coceira, sensibilidade e mal-estar. O herpes zoster não tem nada a ver com o herpes comum que pode atingir principalmente a boca e a região genital. O vírus dele é o mesmo da varicela, a catapora, que muita gente teve na infância. Tanto que a estimativa é que 95% das pessoas carreguem o vírus do herpes zoster. A boa notícia é que existe vacina para a doença. Vamos saber mais sobre esse assunto com o dermatologista Dr. Alexandre Filippo.

    Wed, 23 Oct 2024
  • 271 - Navegação câncer

    O INCA, Instituto Nacional de Câncer, estima que, no brasil, a gente tenha 700 mil novos casos de câncer entre este ano e o ano que vem, 2025. E quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer, existe a preocupação em começar logo um tratamento. Afinal, não deixar o tumor crescer pode ser crucial. Fora a ansiedade de receber o diagnóstico e todo o aspecto emocional que isso envolve. No podcast de hoje, a gente vai falar sobre o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Câncer, que é o acompanhamento individual por um profissional especializado. A navegação faz parte da política nacional de prevenção e controle do câncer, sancionada no ano passado. Ela define uma série de diretrizes e princípios que os municípios devem cumprir quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer. Uma delas é que o tratamento no SUS comece em até 60 dias depois do diagnóstico. Vamos entender melhor tudo isso e como fazer para garantir o seu direito. A Dra Sandra Gioia, da Sociedade Brasileira De Mastologia, é quem fala com a gente agora.

    Wed, 16 Oct 2024
  • 270 - Crianças e pets: benefícios que eles trazem para a saúde dos pequenos

    Você já reparou no olhar de uma criança para um animal? Na grande maioria dos casos é de alegria, curiosidade e encantamento. Inúmeras pesquisas mostram que ter um bichinho em casa melhora muito a saúde dos pequenos. Eu vou citar duas delas. A primeira, feita na Suécia, mostrou que crianças que convivem com cães e gatos quando são bebês têm menos probabilidade de desenvolver alergia. A segunda, publicada na Austrália, concluiu que crianças criadas com animais se tornam cidadãos melhores. Seja em relação à saúde física ou à saúde mental a convivência tem inúmeros benefícios. E é sobre eles que a gente conversa hoje com o neuropediatra Eduardo Jorge Custódio da Silva, da Sociedade Brasileira de Pediatra. E com o médico veterinário Guilherme Soares.

    Wed, 09 Oct 2024
Mostrar más episodios