Filtrar por género

Escuta Essa

Escuta Essa

ADeD Studio

Denis Botana e Danilo Silvestre contam alguma coisa um para o outro. Histórias, causos, experiências pessoais, algo que um de nós descobriu, viveu ou leu sobre nos últimos tempos. Tem do submundo dos perfumes às origens dos reality shows, passando por vício em xadrez e arte contemporânea.

72 - Fanfic
0:00 / 0:00
1x
  • 72 - Fanfic

    Depois do sucesso do seu "Dom Quixote", Miguel Cervantes foi pego de surpresa ao encontrar a segunda parte da sua obra. Ele não havia escrito essa sequência e nem conhecia o autor. Cervantes era, afinal, dono dos seus personagens? Hoje falamos sobre autoria e a contação de histórias criadas por outras pessoas.

    Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis Botana e Danilo Silvestre trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.

    Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais , ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

    ...

    NESTE EPISÓDIO

    -Considerado o percursor do romance moderno, "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, foi lançado em 1605 na Espanha.

    -"Amadis da Gaula" foi o mais famoso romance de cavalaria espanhol. Quem compilou, reescreveu e publicou o livro foi Garci Rodríguez de Montalvo. Ele adicionou à obra a quarta parte, "Sergas de Esplandián”.

    -A suposta peça que Williams Shakespeare teria feito inspirado em "Dom Quixote" é "Cardenio", escrita ao lado de John Fletcher. O texto foi perdido.

    -Em 1727, o autor Lewis Theobald disse ter obtido manuscritos de uma peça sem título de Shakespeare, que ele editou, “melhorou” e lançou como "Double Falshood, or the Distrest Lovers". A obra tem enredo semelhante ao episódio de Cardenio em "Dom Quixote".

    -O podcast Radiolab conta a história da continuação de Dom Quixote no episódio "La Mancha Screwjob", onde relaciona o caso com a história do lutador Bret Hart, que também já foi tema do Escuta Essa no episódio "Wrestling".

    -Em 2021, o ex-deputado Eduardo Cunha perdeu o processo contra o escritor Ricardo Lísias em relação ao livro "Diário da Cadeia".

    -Em 2014, o New York Times escreveu sobre o WattPad, plataforma de maior sucesso na internet para a publicação de fanfics.

    -O trabalho sobre fanfics e psicanálise no tratamento de adolescentes é de Carlos Eduardo dos Santos Sudário, da Universidade de Brasília.

    -Na USP, Raquel Yukie Murakami escreveu uma dissertação de mestrado sobre a fanfic como forma de escrita.

    -A fanfic "After", de Anna Todd, inspirada no cantor Harry Styles, vendeu mais de 12 milhões de cópias ao redor do mundo e virou filme em 2019.

    -O conto citado de Jorge Luís Borges é "Pierre Menard, autor do Quixote". Nele, Menard se aprofunda tanto no trabalho de Cervantes que recria o livro de maneira idêntica ao original.

    ...

    AD&D STUDIO

    A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em ⁠aded.studio⁠ para não perder nenhuma novidade.

    Wed, 20 Nov 2024 - 43min
  • 71 - Ilhas

    Um navio australiano em 2012 foi visitar uma ilha no Pacífico e descobriu que ela não estava mais lá. Como uma ilha pode ter desaparecido? A partir desse caso, que inclui mitos, enganos, falcatruas e armadilhas, contamos histórias que colocam em dúvida todos os mapas, os dicionários e as enciclopédias do mundo. No que é possível confiar?

    Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis Botana e Danilo Silvestre trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.

    Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais , ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

    ...

    NESTE EPISÓDIO

    •⁠ ⁠Malachy Tallack é autor do livro "The Un-Discovered Islands: An Archipelago of Myths and Mysteries, Phantoms and Fakes" ("As Ilhas Des-Descobertas: Um arquipélago de mitos, mistérios, fantasmas e farsas").

    •⁠ ⁠Nessa incrível entrevista para a National Geographic, Malachy Tallack conta histórias sobre ilhas desaparecidas e a "princesa" de Caraboo.

    •⁠ ⁠Hy-Brasil era uma ilha da mitologia celtae foi indiretamente responsável por nosso país acabar sendo nomeado Brasil.

    •⁠ ⁠A histórias das Ilhas Aurora e demais ilhas des-descobertas podem ser conferidas aqui.

    •⁠ ⁠"Nihilartikel" é um suposto termo em alemão para verbetes propositalmente falsos, mas a própria origem do termo pode ser falsa.

    •⁠ ⁠A história do "Mountweazel" original e outros casos que se enquadram no termo podem ser lidas aqui.

    •⁠ ⁠O episódio da "Rádio Novelo Apresenta" em que o entrevistado inventa etimologias é o de número 29, chamado "Lendas Urbanas". A entrevista é com Eduardo Heck de Sá no segundo ato do episódio, de nome "For all".

    •⁠ ⁠Descobriu qual é o "Mountweazel" do episódio? Conta pra gente aí nos comentários!

    ...

    AD&D STUDIO

    A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.

    Wed, 13 Nov 2024 - 31min
  • 70 - Substância

    E se você pudesse revezar entre seu corpo atual e “a sua melhor versão”, muito mais jovem? Essa é a proposta do filme “A Substância”, ainda em cartaz nos cinemas, da diretora Coralie Fargeat. O filme traz questões sobre horror, nossa relação com o corpo, identidade, procedimentos estéticos, envelhecimento e conversa, de uma forma inesperada, com a história dos bilionários que, acreditem, estão neste momento buscando a imortalidade.

    Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.

    Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais, ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

    ...

    NESTE EPISÓDIO

    -O curta-metragem “Reality+” de Coralie Fargeat, diretora de “A Substância”, ⁠pode ser assistido com legendas em inglês no YouTube⁠.

    -Demi Moore foi uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1980 e 1990. Ela estrelou filmes como “Ghost”, “Proposta Indecente”, “Assédio Sexual”, “A Letra Escarlate”, “Questão de Honra” e “Striptease.

    -O termo “body horror” foi usado pela primeira vez no artigo ⁠"Horrality: The Textuality of the Contemporary Horror Film”⁠, do crítico Phillip Brophy.

    -“A Mosca”, do diretor canadense David Cronenberg, foi lançado em 1986 e é considerado uma das grandes obras do gênero body horror.

    -“O Retrato de Dorian Gray”, é um livro do escritor inglês Oscar Wilde e foi publicado pela primeira vez em 1890. Já “O Médico e o monstro” é um livro do escocês Robert Louis Stevenson de 1886. “A Metamorfose”, de Franz Kafka, foi lançado em 1915.

    -“O Imortal”, de Jorge Luís Borges, é o primeiro conto do ⁠livro “O Aleph”,⁠ de 1949.

    -A série brasileira “A Fórmula” ⁠pode ser assistida na Globoplay⁠. Em 2019, a série foi exibida em formato de filme na Sessão da Tarde.

    -Na ⁠matéria “O homem que quer viver para sempre”⁠, a repórter Charlotte Alter, da revista Time, passa alguns dias conhecendo a rotina do milionário Bryan Johnson.

    ...

    AD&D STUDIO

    A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em ⁠⁠aded.studio⁠⁠ para não perder nenhuma novidade.

    Wed, 06 Nov 2024 - 37min
  • 69 - Escuta Essa Eleições: Bolinha de papel

    Em 2010, às vésperas das eleições presidenciais, o candidato José Serra foi alvo de uma bolinha de papel na cabeça. O que se seguiu a isso foi uma enorme disputa de narrativas que envolveu grande trabalho investigativo e a imprensa tendo que admitir seus erros. Da bolinha de papel até a infame edição da Globo do debate presidencial de 1989, discutimos sobre as responsabilidades da imprensa e como nos dias atuais, mais polarizados, não é mais necessário pedir desculpas.

    Este é o quarto e último episódio do Escuta Essa: Eleições, nossa série com histórias eleitorais. A partir da próxima quarta-feira, voltamos à nossa programação normal!

    Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais , ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

    ...

    NESTE EPISÓDIO

    •⁠ ⁠No "Memória Globo"⁠ é possível encontrar detalhes do caso da bolinha de papel em José Serra⁠, com demonstrações de que nesse episódio não houve ma fé por parte da Rede Globo.

    •⁠ ⁠A reportagem do Jornal Nacional com o depoimento de um perito balístico ⁠pode ser assistida aqui⁠.

    •⁠ ⁠O mesmo "Memória Globo", por sua vez, a⁠dmite os erros na edição do debate presidencial de 1989⁠ e lista as mudanças que esse episódio causou na abordagem do canal para os anos seguintes.

    •⁠ ⁠Armando Nogueira, responsável pela cobertura política da Globo na época do debate de 1989, ⁠insiste que a edição do debate transmitida no Jornal Nacional foi um erro do canal⁠, mas coloca a culpa num funcionário mal intencionado que o teria traído.

    •⁠ ⁠Armando Nogueira era o diretor geral de jornalismo da Globo na época. Ele coloca a culpa em Alberico de Souza Cruz, que era diretor de telejornais. Com a repercussão do debate, Armando foi demitido e ⁠Alberico colocado em seu lugar⁠.

    •⁠ ⁠Denis tem razão: a⁠ maior audiência da Globo nos últimos anos foi de 55 pontos no Ibope, na Copa do Mundo de 2018⁠, bem abaixo dos 66 pontos que o debate de 1989 alcançou.

    •⁠ ⁠Joseph Lehman, que trabalhou com Joseph Overton, ⁠explica o conceito de "Janela de Overton"⁠ e como ele se relaciona com o cenário político atual.

    ...

    AD&D STUDIO

    A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em ⁠aded.studio⁠ para não perder nenhuma novidade.

    Wed, 30 Oct 2024 - 40min
  • 68 - Escuta Essa Eleições: Pesquisa

    Você já foi ouvido numa pesquisa de intenção de voto? Como uma pesquisa que entrevista 50 mil pessoas pode ser mais precisa que uma que entrevista 2 milhões? E como mesmo os institutos de opinião mais avançados ainda erram ao tentar medir os votos dos eleitores? A história das pesquisas eleitorais envolve ciência, algumas gafes e nosso desejo de saber o que vai acontecer amanhã.

    Este é o terceiro episódio do Escuta Essa: Eleições, nossa série em 4 partes com histórias eleitorais. Todas as quartas-feiras até o fim de outubro, no seu agregador de podcasts favorito, você tem um dever cívico com a gente!

    Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais , ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

    ...

    NESTE EPISÓDIO

    -O The New York Times, que chegou a hospedar o FiveThirtyEight por muitos anos, tem um texto sobre como foi a revolução criada por Nate Silver na cobertura política com números.

    -O artigo que explora se pesquisas de opinião pública podem funcionar como profecias autorrealizáveis é de David Rothschild e Neil Malhotra, publicado em Research and Politics em 2014.

    -Um dos que interpretou que o maior equívoco das pesquisas de 2016 foi o erro na proporção de eleitores sem diploma universitário foi John Anzalone, que trabalhou na campanha de Joe Biden em 2020.

    -A interpretação de que as primeiras pesquisas eleitorais em 1824 simbolizam a origem de três tendências americanas, a da democratização, da centralização e da quantificação, foi de Tom Smith no seu trabalho “The First Straw?”, de 1990.

    -O trabalho que questiona a interpretação dos erros da revista Literary Digest em 1936 é “Presidente”, de Dominic Lusinchi, de 2012.

    -A história dos erros nas pesquisas eleitorais americanas é contada no livro “Lost in a Gallup”, de W. Joseph Campbell, de 2020.

    -É possível conferir o histórico de participação popular nas eleições americanas no Elect Project.

    -Dois vídeos explicam bem como funcionam as pesquisas eleitorais no Brasil, um da Folha e um do Nexo.

    ...

    AD&D STUDIO

    A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em ⁠aded.studio⁠ para não perder nenhuma novidade.

    Wed, 23 Oct 2024 - 52min
Mostrar más episodios