Filtrar por género
Medo da porta de Emergência? Dificuldades no Plantão? Seu Plantão na EMERGÊNCIA com mais facilidade e na palma de sua mão O Portal Plantão na Emergência, tem como objetivo capacitar alunos e profissionais com conteúdo exclusivo da emergência do dia a dia, sinta-se pronto para resgatar, salvar, socorrer e dar a melhor assistência a pacientes críticos/graves em media e alta complexidade da sua EMERGÊMCIA.
- 17 - Suporte Avançado de Vida 2Fri, 03 May 2024 - 23min
- 16 - Suporte Avançado de VidaSat, 27 Apr 2024 - 29min
- 15 - Bradicardia Aula 2 RevalidaWed, 24 Apr 2024 - 27min
- 14 - Bradicardia (aula do Revalida)Tue, 23 Apr 2024 - 25min
- 13 - Jornal Club:ATLS Protocolo clinico sobre trauma para manejo da SARA e hipoxemiaThu, 04 Jan 2024 - 10min
- 12 - Jornal Club:ATLS Protocolo clinico sobre trauma para manejo da SARA e hipoxemiaThu, 04 Jan 2024 - 16min
- 11 - Extubação com segurança
Extubação 1 critérios para intubaçao 2 estatus de gravidade do paciente 3 dispositivo em uso ESTENOSE DE TRAQUEIA E TRAQUEOMALACE 4 tempo de VM 5 critérios para extubação - relaçao PF pa2 / fio2 Quanto maior a razao menor chance de extubação - fio2 precisa estar abaixo de 40 Apos a extubação é necessario manter uma boa fio2 Lembrar de deixar um perfil de mascara para abordar imediatamente Parametros clinicos Tec P taquicardia R taquipneia Pa Hipertensão Temp Spo2 acima de 92 No VM -Ideal que o paciente esteja em PSV -Presao de suporte minima -peep igual a 5 -fr 16 a 20 -aspiraçao da boca e tubo Teste de espontaneo TUBO T SIMLES DESMAME PROLONGADO 3 A 7 DIAS DESMAME DIFICIL paciente na posiçao SENTADA SECAR CUFF EXPIRAÇAO RETIRADA TRE
Thu, 27 Jul 2023 - 10min - 10 - # 10-AVC isquêmico tratar como?Thu, 29 Sep 2022 - 06min
- 9 - # 9 RN pos engasgoThu, 18 Nov 2021 - 03min
- 8 - #8 Caso clinico com uso da Cânula de GuedelFri, 16 Jul 2021 - 07min
- 7 - #7- BradicardiaFri, 11 Jun 2021 - 06min
- 6 - # 6- Transamin No APH
Fala Colega da Emergência, tudo bem?
A alguns dias tenho tido casos de Hemorragias maciças e vejo que muitos colegas não conseguem conduzir o paciente como deveria então surgiu esse tema que compartilho com você plantonista!
Transamin no APH Durante essa semana estaremos falando sobre Hemorragias maciças e certamente você não vai perder ne?
Dica de emergência já disponível na Plataforma Plantão na Emergência.
Conheça nossas redes sociais!
Facebook: alex.coimbra.142
Instagram: @enfalexcoimbra
Até a próxima Emergência.
Fri, 11 Jun 2021 - 07min - 5 - # 5-Adenosina na Emergência
Ultimamente tenho visto muitas arritmias uma delas é a Taquicardia, que necessita de reversão química, assim gostaria de saber dos colegas da emergência se conhecem e quais as experiências no uso desse medicamento
Quando e como transfundir no APH e no Pronto Socorro?
Ao colega do Plantão que ainda não faz parte da plataforma plantão na emergência venha conhecer uma sala de aula completa de conteúdos semanais.
Plataforma Plantão na Emergência
Fri, 11 Jun 2021 - 04min - 4 - # 4- Transfusão Maciça no Trauma
Quando e como transfundir no APH e no Pronto Socorro?
Ao colega do Plantão que ainda não faz parte da plataforma plantão na emergência venha conhecer uma sala de aula completa de conteúdos semanais.
Plataforma Plantão na Emergência
Fri, 11 Jun 2021 - 05min - 3 - #3-Síndrome da Embolia Gordurosa no Trauma de Femur
Na emergência é comum chegar pacientes vitima de trauma musculo esquelético, bem como existe muitos atendimentos no APH terrestre e aéreo de vítimas politraumatizadas com várias fraturas esqueléticas.
Essa semana tive um caso de fratura de fêmur, tive a oportunidade de atender o caso após 36 horas de evolução, segue a imagem para análise.
Bem! Nesse caso durante a remoção da vítima de 110kg e idosa, apresentou queda do nível de consciência discreta mas uma SPO2 88% e uma frequência cardíaca que oscilava constantemente varias extrassístole, apesar da lesão está estabilizada mas não alinhada e com encurtamento, fui ligando alguns detalhes importantes que seria comum com o caso de Síndrome da Embolia Gordurosa, logo após comentei o caso com um colega emergencista que também seguiu a mesma ideia.
A Síndrome da Embolia Gordurosa (SEG) foi descrita por Zenker, em 1862, que encontrou células adiposas na circulação pulmonar de um politraumatizado pós-biópsia. O diagnóstico clínico da (SEG) foi estabelecido somente após 11 anos, por Von Bergman (1873), por meio do acompanhamento clínico de um paciente com fratura femoral que evoluiu com insuficiência respiratória e morte.A síndrome da embolia gordurosa está comumente associada a fraturas de ossos longos, ocorrendo com frequência variável de 0,5 a 3,5% após tratamento cirúrgico. Incide em 90% das fraturas expostas de ossos longos, sendo 75% femorais e somente 19% de fraturas tibiais.
A embolização da gordura é comum pós-trauma, observando-se em até 90% dos pacientes politraumatizados. Pode ocorrer em 40 a 50% dos pacientes submetidos à massagem cardíaca externa, diabéticos, grandes queimados. Raramente ocorre em associação com osteomielite, pancreatite aguda, anemia falciforme, lipoaspiração, bypass cardiopulmonar e infusão parenteral de lipídios.
Numa fratura de osso longo ocorre: fragmentação do parênquima, lesão da parede vascular e aumento da pressão tecidual; elementos responsáveis pelo aparecimento de ácidos graxos ou gordura livre na circulação sanguínea ou em órgãos como pulmões, cérebro e rins. A presença dos êmbolos de gordura na circulação mobilizaria a lipase nos pulmões e a agregação plaquetária em torno das gotículas de gordura, estimulando a produção de ácidos graxos livres tóxicos e liberação de mediadores vasoativos, caracterizando a vasculite tóxica. Assim, existe forte crença de que a patogenia do complexo sintomático seja multifatorial.
A tríade clássica é composta de insuficiência respiratória aguda, trombocitopenia e disfunção neurológica; ocorrendo 24-72 horas após a lesão inicial
Alguns autores classificam as alterações encontradas em critérios maiores e menores, fazendo o diagnóstico de síndrome de embolia gordurosa quando presentes no mínimo um critério maior e quatro critérios menores. Os critérios maiores incluem insuficiência respiratória (PaO < 60mmHg), sinais neurológicos desproporcionais à hipóxia, petéquias axilares ou conjuntivas, edema pulmonar. Os critérios menores são febre (> 38ºC), taquicardia (> 110bpm), alterações retinianas, icterícia, alterações renais, anemia, trombocitopenia, hemossedimentação elevada, glóbulos de gordura na circulação.
Até a próxima Emergência!
Fri, 11 Jun 2021 - 07min - 2 - # 2-Dupla desfibrilação na PCRThu, 10 Jun 2021 - 02min
- 1 - #1-O que te comove ? Te MOVE
Essa semana estava em uma emergência traumática e ouvi essa frase " ah o paciente piorou do nada"
oferecer a assistência ao paciente traumatizado por menor que seja impede que certas complicações ocorra então fica a dica do Mnemónico MOVE
Monitorização
Oxigenação
Veia
Exames
até a próxima ...
link da plataforma plantão na emergência: https://sites.google.com/view/plantaonaemergencia/p%C3%A1gina-inicialThu, 10 Jun 2021 - 03min
Podcasts similares a Plantão na Emergência
- Prova Oral Antena3 - RTP
- Vamos Todos Morrer Antena3 - RTP
- isso não se diz Bruno Nogueira
- Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
- FALA COM ELA INÊS MENESES
- Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
- Guerra Fria José Milhazes e Nuno Rogeiro
- A Grande Provocadora Observador
- A História do Dia Observador
- E o campeão é... Observador
- E o Resto é História Observador
- Gabinete de Guerra Observador
- Ideias Feitas Observador
- Expresso da Manhã Paulo Baldaia
- Falando de História Paulo M. Dias & Roger Lee de Jesus
- Contas-Poupança Pedro Andersson
- O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
- Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
- RFM - Fridayboyz RFM
- Irritações SIC
- Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
- Eixo do Mal SIC Notícias
- Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
- Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias