Filtrar por género
Freud explica ou Freud implica? Já passou da hora da psicanálise descer de sua “torre de marfim” e se tornar mais acessível (no sentido mais amplo do termo). Neste podcast, o professor e psicanalista Alexandre Patricio abordará temas do cotidiano sob a ótica da teoria psicanalítica. Porém, quem disse que não dá para entender a psicanálise de uma forma mais leve e prática, fugindo dos jargões acadêmicos? Como em uma mesa de bar, estaremos sempre cercados de amigos e convidados que irão participar frequentemente das conversas. Também estou lá no Instagram: @alexandrepatricio
- 191 - A tirania da autocobrança
Nesse episódio, exploramos a relação entre a psicanálise e a autocobrança, um fenômeno que atravessa a vida contemporânea. Discutimos como o Supereu, essa instância interna que Freud descreveu como a voz da crítica, pode se transformar em um tirano que exige perfeição constante - sobretudo quando tomamos como referência as exigências impostas pelo neoliberalismo.
Wed, 20 Nov 2024 - 41min - 190 - Sobre o fim de uma análise
Como se termina uma análise? Qual é o momento certo de interromper um processo analítico? Por que a gente precisa realizar esse trabalho de luto que, por vezes, é tão doloroso?
Usando as teorias de Freud, Klein e Winnicott, discutimos essas questões e outros assuntos neste episódio. Ah, também compartilhamos alguns trechos do último capítulo do livro “Poemas de amor no divã”.
Sat, 16 Nov 2024 - 39min - 189 - Paixão: cura ou doença?Sun, 10 Nov 2024 - 1h 05min
- 188 - Desejo e casamento: incompatíveis?Sat, 02 Nov 2024 - 1h 01min
- 187 - A questão dos diagnósticos
Nesse episódio, discutimos os desafios envolvidos na prática de rotular e diagnosticar os pacientes na clínica psicanalítica. Abordamos a importância de entender o diagnóstico não como um fim, mas como uma ferramenta que deve ser utilizada com cautela e sensibilidade.
Para tanto, contamos com a presença da nossa querida amiga profa. Dra. Samantha Dubugras Sá (@samanthasadsa), que abordou as implicações de um diagnóstico precoce ou equivocado e como ele pode influenciar a maneira com que o paciente se vê e interage com o tratamento.
Está imperdível!
Sat, 21 Sep 2024 - 1h 04min - 186 - O excesso de informações e a ansiedade
Nesse episódio, discutimos a ansiedade causada pelo excesso de informações na era digital, explorando as contribuições da psicanálise para entender esse fenômeno. A partir das teorias de Freud, Klein e Winnicott, refletimos sobre como a sobrecarga de estímulos afeta o aparelho psíquico, gerando novas formas de angústia e mecanismos de defesa. Também abordamos como o sujeito contemporâneo lida com a hiperconectividade e a constante demanda por respostas imediatas.
Sun, 15 Sep 2024 - 42min - 185 - Sobre amenizar a solidão
Nesse episódio, falamos sobre como amenizar esse sentimento de solidão, tão sufocante, que já se tornou uma epidemia mundial. De que forma a psicanálise pode nos ajudar a pensar nisso?
Usamos, dentre várias referências, o texto “Retraimento e regressão” (1954) de D. W. Winnicott. Também fizemos algumas costuras com a filosofia e a psicologia.
Sun, 08 Sep 2024 - 51min - 184 - Paternidade e psicanálise
Nesse episódio, exploramos a importância da figura paterna à luz da psicanálise winnicottiana.
Nosso diálogo foi enriquecido pelo artigo "O papel do pai no processo de amadurecimento em Winnicott", da psicanalista Claudia Dias Rosa, publicado na Revista Natureza Humana, em 2009.
Além disso, contamos com a participação do incrível Thiago Queiroz, que é psicanalista e dono do canal "Paizinho, vírgula".
O episódio está cheio de provocações e reflexões.
Sun, 18 Aug 2024 - 51min - 183 - Vinho com Lacan: Real, Simbólico e Imaginário
Nesse episódio, falamos sobre as três instâncias que Lacan definiu, e que atravessam toda a obra dele: o Real, o Simbólico e o Imaginário.
Tive o prazer de receber a minha querida amiga, Jaquelyne Rosato (@conversadepsicanalista), que é psicanalista, mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela USP (com sanduíche em Oxford).
Indicamos, também, uma série de leituras e materiais complementares, que podem ajudar a quem se interessa pelo tema. Finalizamos com uma bela poesia do livro “Poemas de amor no divã”.
Está imperdível!
Wed, 31 Jul 2024 - 31min - 182 - Análise do filme "Divertidamente 2"
Neste episódio, comentamos o mais novo filme da Pixar. Falamos sobre Ansiedade, Felicidade, Inveja, Medo, Vergonha, Raiva, Nojinho, Tédio e Tristeza.
O episódio está cheio de referências psicanalíticas, então, podem esperar muito Freud, Klein e Winnicott, além de referências mais contemporâneas, como Byung-Chul Han.
Este episódio contém spoilers!
Sat, 27 Jul 2024 - 57min - 181 - Sobre encerrar ciclos
Nesse episódio, falamos dessa temática tão difícil, mas inerente à nossa existência: o processo doloroso de “encerrar ciclos”. Para tanto, usamos como referência o livro “Dá para ir embora” (Pelosi, 2003). Também mencionamos alguns trechos de Freud, Klein, Winnicott e a fantástica Clarice Lispector.
Sat, 13 Jul 2024 - 44min - 180 - O feminino em Winnicott
Nesse episódio, trabalhei com o ensaio “Algumas faces do feminismo e o tornar-se mulher à luz de D. W. Winnicott”. Trata-se de um texto de autoria de: Laurentiis, V. R. F. (2023). Presente no livro “Winnicott no Brasil: 2022” (publicado pela DWWEditorial).
Mon, 01 Jul 2024 - 45min - 179 - Inveja e narcisismo
Nesse episódio, falamos da relação da inveja com o narcisismo primário, apontando as suas ressonâncias em nosso desenvolvimento psíquico. Para tanto, usamos os ensaios “Introdução ao narcisismo” (Freud, 1914) e “Inveja e gratidão” (Klein, 1957).
Sat, 29 Jun 2024 - 1h 00min - 178 - Vinho com Lacan: O Nome-do-Pai e a foraclusão
Nesse episódio, discutimos como a exclusão do significante do Nome-do-Pai impacta a estrutura psíquica, levando a manifestações diretas do real, como alucinações e delírios. Exploramos o conceito de foraclusão em Lacan, destacando sua importância na teoria das psicoses. Utilizamos o caso do Presidente Schreber para exemplificar a intrusão do real e a tentativa de restabelecer uma ordem simbólica. Tivemos também a participação da minha querida amiga Ana Suy (@ana_suy), falando do seu encontro com Lacan.
Wed, 26 Jun 2024 - 43min - 177 - Não mereço ser feliz
Nesse episódio, falamos sobre essa famosa expressão neurótica: “não mereço ser feliz”. Quais são as possíveis questões inconscientes que nos impedem de sermos felizes? Qual a responsabilidade do superego nessa situação? O que Freud e outros autores podem nos dizer a respeito desse funcionamento?
Sat, 22 Jun 2024 - 45min - 176 - Vinho com Lacan: O inconsciente estruturado como linguagem
Nesse episódio, falamos de uma das maiores contribuições de Lacan para a psicanálise: a sua ideia de que o inconsciente é estruturado como Linguagem. Para tanto, trabalhamos com os textos “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud” (Escritos, 1998) e “Os escritos técnicos de Freud” (Seminário, Livro 1).
Wed, 19 Jun 2024 - 43min - 175 - Notas sobre a esperança
Nesse episódio, falamos sobre esse sentimento tão importante para a condução da nossa vida: a esperança. Para tanto, usamos o livro “Esperança e fases da vida” (Motta & Silva, 2021). Além disso, discutimos também alguns conceitos de Winnicott e Melanie Klein.
Sun, 19 May 2024 - 36min - 174 - A procrastinação e a psicanálise
Nesse episódio, falamos daquela pedra no sapata para todo mundo: a procrastinação! Para tanto usamos o texto “A agenda oculta da procrastinação: por que a procrastinação raramente é sobre preguiça”, publicado no site da IPA (International Psychoanalytical Association).
Sat, 27 Apr 2024 - 44min - 173 - Vinho com Lacan: Estádio do espelho
Nesse episódio, falamos sobre o famoso texto lacaniano “Estádio do espelho como formador da função do Eu” (1949). Para explicá-lo, fizemos uma série de analogias com questões da nossa cultura: como a problemática das redes sociais, por exemplo. Além disso, falamos dos bastidores das trocas de cartas entre Lacan e Winnicott. Este encontro está imperdível!
Wed, 17 Apr 2024 - 43min - 172 - O valor das coisas
Nesse episódio, falamos sobre “o valor das coisas”. Por que perdemos a nossa ligação afetiva com as coisas? O que podemos pensar sobre isso a partir da lógica neoliberal de consumo? Para refletir sobre essas questões, usamos como referência o livro “A po-ética na clínica contemporânea” (Safra, 2004), publicado pela editora Ideias & Letras. Discutimos também sobre o conceito (e o valor cultural) de “objeto transicional”, desenvolvido por D. W. Winnicott. Para encorpar este debate, contamos com uma participação para lá de especial, a nossa querida amiga psicanalista e doutora em Psicologia pela PUC-RS, Samantha Dubugras Sá (@samanthasadsa).
Sat, 30 Mar 2024 - 53min - 171 - Vinho com Lacan: um retorno à Freud
Nesse segundo episódio da série “Vinho com Lacan”, falamos do retorno à Freud, promovido pelo psicanalista francês. Passamos, brevemente, pelo Real, Simbólico e Imaginário, destacando a ideia de “sujeito do inconsciente”. Além disso, também mencionamos a tradução lacaniana para Trieb, a saber, “pulsão”.
Wed, 27 Mar 2024 - 47min - 170 - Sobre a paixão
Nesse episódio, falamos sobre esse sentimento tão bom, mas ao mesmo tempo tão incômodo que é a paixão. O que a psicanálise tem a dizer sobre isso? Por que nos sentimos tão alienados de nós mesmos quando vivenciamos uma paixão? Atualmente, as pessoas estão evitando se apaixonar? Para trabalhar todas essas questões, contamos com a presença da nossa querida amiga psicanalisa e escritora Ana Suy (@ana_suy). Ah, também traçamos um diálogo belíssimo com o livro "Paixão simples" de Annie Ernaux.
Sat, 23 Mar 2024 - 1h 17min - 169 - Vinho com Lacan: a vida de Jacques Lacan
Este é o primeiro episódio da nossa nova série aqui do podcast: “Vinho com Lacan”. Neste encontro falamos da vida do autor, dos seus perrengues, das suas influências e do seu legado incrível para a psicanálise contemporânea. Para tanto, usamos como referência o livro “Por que Lacan?”, de Christian Dunker. Ah, no finalzinho tem um recorte de uma sessão lacaniana. *Os episódios inéditos saem às quartas e são quinzenais.
Wed, 13 Mar 2024 - 53min - 168 - Enfoque pessoal da contribuição kleiniana
Nesse episódio, fizemos algumas reflexões sobre o texto winnicottiano “Enfoque pessoal da contribuição kleiniana”, de 1962. Desse modo, propusemos algumas comparações das duas linhagens (kleiniana e winnicottiana), no âmbito clínico e teórico - a fim de tornar a discussão ainda mais interessante. Quais foram as contribuições de Klein para o pensamento winnicottiano? Winnicott se inspirou na Grande Dama da psicanálise ou só teve divergências com ela? Isso e muito mais vocês irão ouvir nesse episódio.
Tue, 06 Feb 2024 - 57min - 167 - Geração digital
Neste episódio, discutimos os impactos do uso excessivo das redes sociais em nossa subjetividade e desenvolvimento emocional. É possível traçar um diálogo entre a psicanálise e as neurociências? Como pensar nas crises de abstinências causadas pela ausência dos dispositivos eletrônicos? Quais os efeitos dessas ferramentas para a nossa saúde psíquica? Todos esses assuntos e muito mais foram tratados nesse encontro.
Tue, 30 Jan 2024 - 56min - 166 - Morte e finitude
Neste episódio, falamos sobre a angústia da morte e a finitude. Para tanto, usamos como referência o artigo do psicanalista Plínio Montagna: “Corpo vivo: finitude e transitoriedade” (2016). Além disso, utilizamos como base, para a construção das nossas ideias, o livro “A morte é um dia que vale a pena viver” (2019), da autora Ana Claudia Quintana Arantes. Passamos também pelas ideias de Freud, Klein e Winnicott.
Tue, 23 Jan 2024 - 52min - 165 - Angústias de início de ano
Neste episódio, falamos sobre as angústias de início de ano. Para tanto, foi quase inevitável não citar a teoria kleiniana, sobretudo a sua concepção de aparelho psíquico, isto é: a “posição esquizoparanoide” e a conquista da “posição depressiva”. Para dar corpo às nossas ideias, usamos como referência os textos e os livros: “Notas sobre alguns mecanismos esquizoides” (Klein, 1946); “Ataques contra os vínculos (Bion, 1959); “O paraíso são os outros” (Mãe, 2018); “Vamos comprar um poeta” (Cruz, 2020).
Mon, 08 Jan 2024 - 45min - 164 - Freud e o casamento
Nesse episódio, falamos de um tema um tanto quanto polêmico: como podemos pensar o “casamento” a partir da teoria psicanalítica freudiana? Para tanto, tomamos como referência o novo livro da psicanalista e pesquisadora Maíra Marcondes Moreira (@marc.maira), intitulado “Freud e o casamento: o sexual no trabalho de cuidado” (Autêntica, 2023). O nosso encontro está forte, potente e inquietante.
Wed, 27 Dec 2023 - 1h 01min - 163 - Saúde mental e o ódio nas redes
Nesse episódio, falamos dos impactos em nossa saúde mental, produzidos pelo ódio que se espalha nas redes sociais. Para tanto, usamos a teoria de Melanie Klein e seu conceito de inveja inata (Klein, 1957); e, também, as ideias de Wilfred Bion sobre os ataques contra os vínculos (Bion, 1959). Além de muita poesia e recortes da filosofia.
Sat, 09 Dec 2023 - 52min - 162 - A dificuldade de respeitar o silêncio
Neste episódio, tratamos da questão do “silêncio”. Ou seja, a arte de calar-se e, igualmente, de honrar o silêncio do próximo. Para tal, tomamos por base o escrito: “Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos” (Winnicott, 1963/2022), e discorremos sobre noções como "ideal de Eu", "posição esquizoparanoide", "resistência", "transferência", entre outros.
Sat, 02 Dec 2023 - 32min - 161 - O tratamento psicanalítico da depressão
Nesse episódio, fruto de uma live com a Casa do Saber, falei da depressão na atualidade a partir do olhar psicanalítico. Para tanto, utilizei o meu livro “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022) como referência.
Thu, 23 Nov 2023 - 59min - 160 - Pausas, respiros, criatividade e gratidão
Nessa live, que virou um episódio do podcast, eu falei da importância de termos pausas necessários em nossa rotina, salientando o seu devido lugar para o processo criativo. Também agradeci pelo fato de estar entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2023, na categoria de Ciências, traçando um breve histórico da minha ligação com a literatura. Por fim, compartilhei alguns comentários extremamente carinhosos de seguidores que escreveram lindas devolutivas nesse momento tão mágico e especial.
Wed, 22 Nov 2023 - 23min - 159 - Chá com Winnicott: O ódio em análise
Nesse episódio, o último da série “Chá com Winnicott”, o @filipepv e eu falamos de um dos textos fundamentais do pediatra britânico: “O ódio na contratransferência” (1947), publicado no livro “Da pediatria à psicanálise”. Como lidar com o ódio em análise? O analista pode odiar o paciente? E a mãe? A mãe tem direito de odiar o seu bebê? Ou a maternidade precisa ser excessivamente romantizada???
Tue, 17 Oct 2023 - 50min - 158 - Suicídio: reflexões psicanalíticas
Nesse episódio, falamos de um tema bastante espinhoso e que ainda é considerado um tabu em nossa sociedade: “o suicídio”. Para tanto, contamos com a presença da nossa querida amiga, a prof. dr.a Samantha Dubugras Sá (@samanthasadsa) que é uma grande estudiosa deste assunto. Além disso, usamos diversas referências psicanalíticas como Freud, Ferenczi, Klein etc. Recomendamos, como leitura complementar, os livros do autor Roosevelt Cassorla: a) Estudos sobre o suicídio: psicanálise e saúde mental (Blucher, 2021); b) Suicídio: fatores inconscientes e aspectos socioculturais (Blucher, 2017).
Sun, 01 Oct 2023 - 47min - 157 - Diálogos entre psicanálise e saúde mental
Nesse episódio, falamos de um tema super importante que convoca a psicanálise a se implicar (ainda que indiretamente); de que forma podemos pensar nas possíveis articulações entre a teoria psicanálise e a saúde mental?
Sat, 23 Sep 2023 - 34min - 156 - O transtorno de ansiedade
Nesse episódio, o @filipepv e eu conversamos com a nossa querida amiga Raquel Rios (@psi.raquelrios), que é psicóloga, psicanalista, membro efetivo da SBPMG e mestra em Letras pela PUC-MG. Quais são as possíveis contribuições da psicanálise para pensarmos esse sofrimento psíquico que vem afetando tantas pessoas? Para tanto, utilizamos uma série de referências, dentre elas: o livro “Toda ansiedade merece um abraço”, de Alexandre Coimbra Amaral (@alexandrecoimbraamaral). Também mencionamos as teorias de Freud, Klein, Winnicott e Bion.
Sat, 16 Sep 2023 - 1h 10min - 155 - O Burnout e a psicanálise
Nesse episódio, falamos sobre a “Síndrome de Burnout” e suas possíveis articulações com a psicanálise. Para tanto, usamos informações da própria OMS e do site do Ministério da Saúde. No âmbito psicanalítico, recorremos às contribuições de Freud e Winnicott. Além disso, traçamos um diálogo com a cultura e a sociedade neoliberal. O conteúdo está denso e leve ao mesmo tempo!
Sun, 10 Sep 2023 - 52min - 154 - O humor e a psicanálise
Nesse episódio, falamos sobre o “humor”. Sim, sobre se abrir e dar risada das nossas próprias questões. Discorremos acerca do poder curativo da simbolização a partir da narrativa, do discurso espontâneo e, não menos importante, sobre necessidade de não se levar tão a sério. Para tanto, usamos como referência principal o livro “Seria trágico se não fosse cômico: humor e psicanálise” (Slavutsky, A. & Kuppermann, D., Orgs., 2020). Além disso, tivemos a honra de ter conosco um convidado para lá de especial! O querido Leonardo Rodrigues (@psi.leonardorodrigues) nos presenteou com uma excepcional contribuição. Esperamos que gostem! Tá lindo demais! *Lembrando que essa temporada é patrocinado pela Casa do Saber (@casadosaber).
Sun, 10 Sep 2023 - 1h 00min - 153 - Chá com Winnicott: O espaço potencial na teoria do amadurecimento
Neste episódio, eu lanço reflexões sobre o conceito de “espaço potencial” na obra D. W. Winnicott. Para tanto, uso o meu livro “Por uma ética do cuidado: Winnicott para educadores e psicanalistas (vol 2)”.
Tue, 22 Aug 2023 - 1h 09min - 152 - A depressão na contemporaneidade: o que pode a psicanálise?
Nesse episódio, eu trabalho com o meu livro “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), discutindo aspectos da depressão na contemporaneidade e as possibilidades de intervenção do tratamento psicanalítico.
Sat, 05 Aug 2023 - 43min - 151 - Chá com Winnicott: Integração psique-soma e o processo de personalização
Nesse episódio, o @filipepv e eu falamos de um dos conceitos mais complexos de Winnicott: “elaboração imaginativa das funções corporais”. De que forma essa ideia nos ajuda a entender os processos de integração psique-soma? O encontro está leve, espontâneo e, sobretudo, cheio de referências sobre leituras complementares.
Sat, 29 Jul 2023 - 40min - 150 - Não pise no meu vazio
Nesse episódio, falamos do novo livro da querida Ana Suy (@ana_suy): “Não pise no meu vazio: ou livro do vazio”, publicado pela editora Planeta (@planetadelivrosbrasil). Contamos com a participação da própria Ana que abordou temas como: amor, silêncio, escrita, solidão e, é claro, vazios. O episódio tá lindo. Vivo. Pulsante. Uma conversa para inquietar e se apaixonar. Usamos diversas referências de Freud, Winnicott e Lacan. Além dos livros: 1. “Por uma ética do cuidado (vol. 1 e 2), Blucher, 2023. 2. “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana”, Paidós, 2022. 3. “A gente mira no amor e acerta na solidão”, Paidós, 2022. *Esse episódio é patrocinado pela Casa do Saber (@casadosaber).
Sat, 22 Jul 2023 - 55min - 149 - Tudo em todo lugar ao mesmo tempo
Nesse episódio, falamos do grande filme do ano: “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”. Na intenção de ampliar a nossa discussão, o Filipe (@filipepv) e eu recebemos o psicanalista, formado em Audiovisual pela USP, ator e pesquisador Thiago Pereira Vieira (@thiagopevi). O encontro está lindo, profundo, potente e delicado. Utilizamos diversas referências teóricas, tais como Winnicott, Klein e Bion. *Lembramos que essa temporada do “Psicanálise de boteco” é patrocinada pela Casa do Saber (@casadosaber).
Sat, 15 Jul 2023 - 58min - 148 - Chá com Winnicott: A personalidade esquizoide e as consultas terapêuticas
Nesse episódio, falamos da personalidade esquizoide na perspectiva de D. W. Winnicott. Para tanto, usamos como referência o relato do caso Ashton, publicado no livro “Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil” (Ubu, 2023). Aliás, a editora Ubu tem feito um trabalho brilhante de reedição e tradução das obras winnicottianas. Os nossos ouvintes têm uma condição especial, comprando direto no site da editora. *Basta digitar o cupom “chacomwinni” e aproveitar os 20% de desconto em qualquer livro da coleção do Winnicott. Lembrando que essa temporada do “Psicanálise de boteco” é patrocinada pela Casa do Saber, que, nesse mês de julho, completa 19 anos de existência. E para comemorar esse aniversário, a equipe Casa vai liberar 4 cursos 100% gratuitos nas áreas de psicologia, psicanálise e filosofia, incluindo o meu curso "Melanie Klein: o poder da infância e a formação do humano", que ficará disponível a partir do dia 24 de julho. Ah, e no dia 30 de julho, às 18h, acontece uma aula ao-vivo comigo, no canal da Casa, lá no YouTube. Espero vocês!
Wed, 05 Jul 2023 - 56min - 147 - Uma análise winnicottiana do filme Luca
Nesse episódio, eu faço uma análise psicanalítica do filme “Luca” (Disney Pixar, 2021). Para tanto, tomo como referência a teoria de D. W. Winnicott, valendo-se das suas contribuições sobre o falso self e o gesto espontâneo ou criatividade primária - presentes nos livros “O brincar e a realidade” e “Tudo começa em casa”. O filme é belíssimo e o episódio está emocionante!
Sat, 01 Jul 2023 - 1h 13min - 146 - Literatura, escrita e psicanálise
Nesse episódio, recebemos a querida Liana Ferraz (@lianaferraz), que é atriz, escritora e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, para falarmos de literatura, escrita criativa e psicanálise. Além disso, ela também compartilhou com a gente, em primeira mão, os detalhes do seu novo romance, chamado “Um prefácio para Olívia Guerra” (publicado pela editora Harper Collins), que já está em pré-venda na Amazon. A história é belíssima (e super psicanalítica, diga-se de passagem). Esse bate-papo está delicioso e cheio de insights para a vida! [Temporada patrocinada pela Casa do Saber @casadosaber]
Wed, 21 Jun 2023 - 58min - 145 - Dia dos namorados ou amor narcísico?
Nesse novo episódio do podcast “Psicanálise de Boteco”, o @filipepv e eu discutimos algumas questões sobre o “Dia dos namorados” e o amor na era neoliberal. Para tanto, usamos diversas referências - como os livros “A rosa mais vermelha desabrocha” e “Na sala dos espelhos”, da quadrinista sueca Liv Strömquist (Cia. das Letras). Além disso, fizemos uma série de costuras com a teoria psicanalítica, recorrendo às ideias de Freud, Lacan, Winnicott e Klein. Por fim, nos perguntamos: “por que apaixonar-se está ficando cada vez mais raro hoje em dia?” Essa temporada tem o patrocínio da “Casa do Saber” (@casadosaber).
Mon, 12 Jun 2023 - 51min - 144 - Psicanálise e a homossexualidade
Nesse episódio, o @filipepv e eu falamos de um tema super importante que precisa ser urgentemente repensado no campo psicanalítico: a homossexualidade! Para tanto, usamos diversas referências, como os textos de Freud, a teoria de Melanie Klein, conceitos de Winnicott e trechos do livro “Édipo gay”, do autor Jorge Reitter (Zagodoni, 2021). Esperamos que esse encontro possa servir de abraço para muita gente.
Sat, 27 May 2023 - 51min - 143 - A tendência antissocial
Nesse episódio, o @filipepv e eu falamos sobre o conceito winnicottiano de “tendência antissocial”. Para tanto, tomamos como base o texto de D. W. Winnicott: “A tendência antissocial” (1956), que está no livro “Da pediatria à psicanálise” (Ubu, 2022). Colocamos, também, alguns trechos de poesia. De filosofia. De questões relacionadas à sociedade e à cultura. Por fim, inserimos alguns trechos do meu livro novo: “Por uma ética do cuidado: Winnicott para educadores e psicanalistas (vol. 2)”. Disponível para compra na Amazon e no site da editora Blucher. *Esse episódio foi patrocinado pela Casa do Saber (@casadosaber).
Tue, 16 May 2023 - 43min - 142 - A importância do cuidado
O que é cuidado? Por que ele parece estar tão em falta nos dias atuais? Nesse episódio, eu falo um pouquinho sobre a importância do cuidado para o nosso desenvolvimento psíquico e, também, para as relações humanas, de forma geral. Para tanto, tomo como referência alguns textos de Ferenczi, de Winnicott e de outros autores que estão citados nos meus livros recém-publicados: a) Por uma ética do cuidado: Ferenczi para educadores e psicanalistas, vol. 1 (Blucher, 2023); b) Por uma ética do cuidado: Winnicott para educadores e psicanalistas, vol. 2 (Blucher, 2023). Espero que gostem! Compartilhem com os amigos!
Mon, 08 May 2023 - 1h 02min - 141 - O poder da infância e a formação do humano: uma visão de Melanie Klein
Nesse episódio, o @guiperes e eu tivemos um super bate-papo, apresentando as ideias de Melanie Klein e suas articulações com diversos aspectos da contemporaneidade. Esses e outros temas foram desenvolvidos, especialmente, para o meu curso novo na Casa do Saber (@casadosaber): “Melanie Klein: o poder da infância e a formação do humano”. O encontro tá lindo! Potente! Cheio de inquietações! *O curso já está disponível para assistir, na íntegra, na plataforma da casa. Espero que gostem!
Sun, 30 Apr 2023 - 1h 05min - 140 - Chá com Winnicott: A psicanálise e o sentimento de culpa
Atendendo a pedidos que recebemos pelo Instagram, nesse episódio, o @filipepv e eu falamos do tão pesado sentimento de “culpa”. Para tanto, tomamos como base o texto de D. W. Winnicott: “Psicanálise e o sentimento de culpa” (1958), que está no livro “Processos de amadurecimento e ambiente facilitador” (Ubu, 2022). Colocamos, também, alguns trechos de poesia. De filosofia. De crítica ao neoliberalismo etc.
Sun, 16 Apr 2023 - 37min - 139 - O ciúmes para a psicanálise
Nesse episódio, o @filipepv e eu falamos desse tema tão espinhoso e natural à constituição humana: o tal do ciúmes. Para tanto, contamos com a participação da nossa querida amiga prof.ª dr.ª Ana Suy, que é psicanalista, doutora em Psicanálise pela UERJ e autora do livro “A gente mira no amor e acerta na solidão” (Paidós, 2022). Também usamos o texto do Freud “Alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranoia e na homossexualidade” (1922); e trechos do meu livro “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” (Paidós, 2022).
Wed, 12 Apr 2023 - 47min - 138 - A nossa educação pede socorro
Nesse episódio, o @filipepv e eu falamos de um tema tão essencial aos nossos dias atuais - principalmente se levarmos em consideração os últimos atos de barbárie e violência. De que forma a psicanálise pode contribuir para pensarmos os conflitos que atravessam o nosso campo educacional? Para tanto, tomamos como referência, os meus últimos livros que serão lançados na segunda quinzena de abril/2023, pela editora Blucher: “Por uma ética do cuidado (volumes 1 e 2)”.
Sat, 08 Apr 2023 - 54min - 137 - Chá com Winnicott: A dependência nos cuidados com a criança
Nesse episódio, o @filipepv e eu trabalhamos com o texto “A dependência nos cuidados com a criança” (Winnicott, 1970). Discutimos questões como: o que seria a dependência? Será que um dia alcançamos a (almejada) independência? Por que os cuidados básico são tão essenciais no começo da vida? Está lindo! Corre para ouvir.
Sat, 25 Mar 2023 - 39min - 136 - Além do corpo: uma análise do filme “A Baleia”
Nesse episódio, fizemos uma análise psicanalítica do filme “The Whale” (A Baleia). Para embasar a nossa discussão, usamos alguns recortes do meu livro “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022); “Meu corpo, minha casa” (Planeta, 2020); e artigo científico de Farah & Castanho, entitulado: “Dimensões psíquicas do emagrecimento: por uma compreensão psicanalítica da compulsão alimentar” (Rev. Latinoam. Psicopat. Fund, mar/2018). Para engrossar o debate, convidamos a médica endocrinologista e metabologista dr.ª Bruna Réus, que contribuiu intensamente para profundas reflexões sobre o corpo e a psique. Além disso, fizemos alusão às ideias de diversos teóricos psicanalíticos: como Freud, Klein, Ferenczi e Winnicott.
Sat, 18 Mar 2023 - 1h 17min - 135 - Chá com Winnicott: O ambiente saudável na infância
Nesse episódio, o @filipepv e eu trabalhamos com o texto “O ambiente saudável na infância” (Winnicott, 1967). Falamos de uma série de conceitos da teria winnicottiana e, também, sobre questões relacionadas à maternidade e à infância. Tudo isso atrelado com temas do cotidiano e com a prática clínica.
Sat, 04 Mar 2023 - 48min - 134 - Carnaval: amor e ódio
Carnaval é sinônimo de liberdade? É a realização plena das nossas fantasias? É curtir a vida como se não houvesse amanhã? Nesse episódio, o @filipepv e eu falamos da relação de amor e ódio que a maioria das pessoas estabelece com o Carnaval. Para tanto, usamos algumas ideias de Freud, de Klein e de Winnicott. Ah, colocamos Clarice Lispector no meio disso tudo também!
Sat, 18 Feb 2023 - 42min - 133 - Psicanálise dos contos de fadas: Dumbo
Nesse episódio, fiz uma análise psicanalítica da história do “Dumbo” que, na minha opinião, é um dos contos clássicos mais lindos da vida!!!
Mon, 06 Feb 2023 - 25min - 132 - Chá com Winnicott: Crises existenciais e as origens do indivíduo
Nesse episódio, falamos das crises existenciais da vida contemporânea: como se sentir verdadeiro? Como ser criativo diante de tantas intrusões? Por que somos tão ansiosos? Por que temos a impressão de viver uma vida tão vazia? Essas e outras questões foram discutidas a partir do texto “As origens do indivíduo” (1966), de Winnicott, publicado no livro “Bebês e suas mães” (Ubu, 2020). Lembrando que todos esses assuntos serão explorados, com bastante profundidade, nos nossos Seminários Teóricos e Grupos de Estudos de 2023. Para mais informações, basta acessar o nosso Instagram @alexandrepatricio e @filipepv.
Sat, 28 Jan 2023 - 1h 08min - 131 - A importância do descanso
Neste episódio, eu lanço algumas considerações sobre o "descansar", e a sua importância na era neoliberal. Para tanto, utilizo como referência as ideias do pediatra e psicanalista inglês D. W. Winnicott - sobre a teoria do desenvolvimento maturacional. Também falei um pouquinho de Freud. Você consegue relaxar após um dia de trabalho? Ou se mantém ligado o tempo todo, sempre achando que tem algo a fazer?
Sat, 21 Jan 2023 - 29min - 130 - Analista ambiente e analista objeto
Nesse encontro, o @filipepv e eu falamos sobre o conceito de D. W. Winnicott sobre a função da mãe, ora como ambiente, ora como objeto. Para tanto, usamos como base o texto “Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos” (Winnicott, 1963). Além disso, passamos uma série de sugestões de leituras e, ao final, compartilhamos um belíssimo poema da nossa querida @lianaferraz (livro “Sede de me beber inteira”).
Tue, 03 Jan 2023 - 50min - 129 - Angústias de fim de ano
Neste episódio, falamos das famosas e temidas “Angústias de fim de ano”. Por que sentimos essa tristeza inominável no mês de dezembro? Quais os impactos do imperativo da felicidade para o nosso psiquismo? Como lidar com essas ansiedades tão profundas? Usando as ideias de Freud, Klein e Winnicott, discutimos essas e outras questões nesse encontro que está a coisa mais linda! Compartilhem com você e amigxs!
Sun, 18 Dec 2022 - 46min - 128 - Chá com Winnicott: o recém-nascido e suas mães
Neste episódio, discutimos o texto “O recém-nascido e sua mãe”, de D. W. Winnicott (1964). Trata-se de uma conferência que ele fez para uma plateia de pediatras, em Roma. Falamos de assuntos como regressão à dependência, confiabilidade no setting analítico, integração espaço-temporal e a problemática que atravessa o conceito de holding. Além disso, ao final do encontro, fizemos um anúncio muito importante para o ano de 2023. Compartilhem com amigos e deixem seus comentários lá no Instagram @alexandrepatricio e @filipepv. Espero que gostem, porque está lindo demais!
Sat, 10 Dec 2022 - 1h 23min - 127 - Sobre o sentimento de gratidão
Será que sentir gratidão é tão simples como a gente vê por aí na internet? É a mesma coisa que “gratiluz”, “gratitudo” etc.? Neste episódio, falamos sobre esse sentimento que parece tão comum, mas é tão complexo. Para tanto, usamos o clássico texto de Melanie Klein “Inveja e gratidão” (1957). *Ah, no final tem uma série de novidades programadas para o ano que vem!!!
Sun, 04 Dec 2022 - 51min - 126 - Chá com Winnicott: amamentação como forma de comunicação
Nesse episódio, o @filipepv e eu trabalhamos com o texto de Winnicott “Amamentação como forma de comunicação” (1968), que está no livro “Bebês e suas mães” (Ubu, 2020). Discutimos o sentido da amamentação e a culpa que, muitas vezes, recai somente sobre as mães, como se elas fossem as únicas responsáveis pelos cuidados iniciais de seus filhos - o que não é verdade. Falamos também de uma série de conceitos essenciais do pensamento winnicottiano.
Sun, 20 Nov 2022 - 37min - 125 - Diálogos possíveis entre a psicanálise e a logoterapia
Nesse episódio, eu conversei com o querido prof. dr. Alberto Nery, dono da página @logoterapiabr, trazendo alguns diálogos entre a psicanálise e essa abordagem belíssima criada por Viktor Frankl. Em quais pontos essas vertentes se afastam e se aproximam?
Sun, 13 Nov 2022 - 1h 00min - 124 - Poemas de amor: uma conversa sobre amar em versos e no divã
Neste episódio, realizado em parceria com a Planeta Editora, eu bato um papo com a querida @lianaferraz, autora do livro “Sede de me beber inteira”, para falarmos sobre poesia e psicanálise. A conversa está imperdível. Repleta de amor, literatura e questões psicanalíticas! Corram lá para ouvir!
Wed, 09 Nov 2022 - 1h 01min - 123 - A depressão tem cura? Reflexões psicanalíticas
Neste episódio, fruto de uma live com a prof.ª dr.ª Anna Silvia Rosal de Rosal e com o prof. dr. Alfredo Naffah Neto. Discutimos sobre as possibilidades de cura e intervenção para a depressão, à partir das contribuições da psicanálise. Para tanto, tomamos como base as ideias apresentadas no livro “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), que está disponível para compra na Amazon e nas principais livrarias do país. O bate-papo foi bastante frutífero e inspirador. Espero que gostem!
Sun, 06 Nov 2022 - 1h 29min - 122 - Sociedade do medo
Neste episódio, explicamos o sentido do medo para a psicanálise freudiana. Para tanto, discutimos brevemente o texto “Inibição, sintoma e angústia” (Freud, 1926), explicando os seus conceitos centrais de maneira didática. Em seguida, falamos sobre como o pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, compreende esse sentimento, valendo-se do artigo: “Medo do colapso (breakdown)” (Winnicott, 1963). Por fim, partindo do cenário atual contemporâneo - guerras, catástrofes climáticas, incertezas políticas e econômicas - tratamos o tema do medo e os impactos desse sentimento na nossa saúde mental. *Lembrando que segunda-feira (dia 31/10/2022), à meia-noite, estreia o documentário “Sociedade do medo” no canal GNT!
Mon, 31 Oct 2022 - 1h 03min - 121 - Psicanálise e democracia
Neste episódio, tão urgente nesses tempos, eu falo da relação entre psicanálise e democracia. Para tanto, tomo como referência o texto de D. W. Winnicott: “Algumas reflexões sobre o significado da palavra democracia” (1950). A pergunta que fica é: o que queremos para o nosso futuro? Ódio ou esperança?
Sat, 29 Oct 2022 - 40min - 120 - Estamos todos depressivos?
Neste episódio, discutimos a pergunta que não quer calar: “Estamos todos depressivos?”, levando em consideração, sobretudo, as queixas de nossos pacientes e o cenário atual de saúde mental da humanidade, de forma geral. Para tanto, usamos como referência os livros: “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022) e “Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo” (Vozes, 2021).
Sat, 22 Oct 2022 - 47min - 119 - Chá com Winnicott: saber e aprender
Nesse episódio, o @filipepv e eu trabalhamos com o texto “Saber e aprender” de Winnicott, que está no livro “Bebês e suas mães” (Ubu, 2020). De que forma a opinião de “especialistas”, às vezes, muito mais atrapalha do que ajuda a construção da função materna, representando uma intrusão à espontaneidade do ser? Essa e outras perguntas foram discutidas nesse encontro que, por sinal, está IMPERDÍVEL! Compartilhem com os amigos!!!
Sat, 01 Oct 2022 - 43min - 118 - Psicanálise e normatividade
Neste episódio, converso com Milson Santos (@ruadoinconsciente) sobre o tema “psicanálise e normatividade”. Para tanto, usamos um artigo científico de mesmo título (Coelho Junior & Gondar, 2021).
Tue, 27 Sep 2022 - 1h 08min - 117 - A dor da separação
Por que um processo de separação geralmente é tão doloroso? Nesse episódio, eu e o @filipepv conversamos com a psicanalista @ana_suy, doutora em psicanálise pela UERJ, e autora do livro “A gente mira no amor e acerta na solidão” (Paidós, 2022), sobre esse assunto tão espinhoso. Para tanto, usamos diversos poemas e trechos do meu novo livro “Psicanálise de boteco: o inconsciente na vida cotidiana” (Paidós, 2022) - que está em pré-venda na Amazon, com brinde exclusivo. Além disso, mencionamos recortes da teoria de Freud, Lacan, Melanie Klein e Winnicott. O episódio tá lindo de doer!!!
Sat, 17 Sep 2022 - 59min - 116 - Chá com Winnicott: a mãe devotada comum
Neste episódio, eu e o @filipepv falamos sobre a ideia winnicottiana de “mãe devotada comum” (1966), tecendo algumas considerações acerca desse conceito com a contemporaneidade, na tentativa de desmistificar a noção de “mãe perfeita/ideal”. Ah, durante toda essa temporada iremos trabalhar com o livro “Bebês e suas mães” de D. W. Winnicott, publicado pela @ubueditora.
Sat, 10 Sep 2022 - 44min - 115 - O luto e a psicanálise
Neste episódio, falamos sobre esse sentimento tão complexo, doloroso e constantemente presente em nossa existência: O LUTO. Tivemos o prazer de discutir as nossas ideias com uma amiga muito especial: a psicanalista Helena Cunha Di Ciero @lecunha, que é membro efetivo da SBPSP @sbp_sp. Para tanto, usamos diversas referências como: O livro “De mãos dadas” (Amaral & Thebas, 2022); O texto “Luto e melancolia” (Freud, 1917); O artigo “O luto e suas relações com os estados maníaco-depressivos (Klein, 1940); O artigo “Teoria do luto em psicanálise” (Dunker, 2019).
Sat, 03 Sep 2022 - 51min - 114 - Chá com Winnicott: vida e obra do autor
FINALMENTE SAIU O NOSSO NOVO QUADRO: “CHÁ COM WINNICOTT”! Neste primeiro episódio, o @filipepv e eu comentamos a vida e a obra de Donald Woods Winnicott. Também discutimos a importância do pensamento deste psicanalista para a clínica contemporânea, desfazendo alguns mal-entendidos. Para tanto, usamos como referência o livro: “Por que Winnicott?” (Fulgencio, 2018), da editora Zagodoni (@zagodonieditora). Fiquei ligados, pois, os novos episódios saem todos os sábados.
Sat, 20 Aug 2022 - 46min - 113 - A psicanálise é pop?
A psicanálise é pop? Quais as vantagens e desvantagens dessa “conquista”? Como se manter pop sem perder o rigor? Discutimos (o @filipepv e eu) essas e outras questões na companhia do maravilhoso psicanalista e pesquisador Lucas Liedke (@lucasliedke), da Float Vibes (@floatvibes). Precisamos confessar que essa conversa rendeu muito e ficou repleta de inquietações! Para tanto, usamos algumas referências como: Nem todos os caminhos levam a Roma (Zygouris, 2006); Caminhos da terapia psicanalítica (Freud, 1918); Trechos da minha tese de doutorado e do meu novo livro que saíra em breve pelo selo “Paidós” da Editora Planeta (@planetadelivrosbrasil).
Fri, 19 Aug 2022 - 51min - 112 - O medo de amar e o filme “Thor: Amor e Trovão”
Neste episódio, o @filipepv e eu fizemos uma análise, a convite da @disneyplusbr, do filme “Thor: Amor e Trovão”. Tomando como base o enredo do filme, discutimos as seguintes questões: “por que as pessoas tem medo de amar?” e “por que nos blindamos contra os sentimentos que podem nos causar dor?”. Também trabalhamos com a ideia de “ressentimento”, apresentada por Maria Rita Kehl no seu livro que leva esse mesmo título, publicado pela editora Boitempo. Tá lindo! Tá emocionante! Tá cheio de vida (e amor)!!!
Thu, 18 Aug 2022 - 53min - 111 - A felicidade para a psicanálise
O que é felicidade? Existe uma única felicidade plena e estável? Por que os psicanalistas não falam de felicidade? Nesse episódio, conversamos com a querida @mariellekellermann, que é psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP, sócia fundadora da Dynami (consultoria em saúde mental) e criadora do podcast “Lá Fora”. Como orientação teórica, usamos algumas ideias de D. W. Winnicott que estão presentes no livro “O brincar e a realidade” (1971).
Sat, 13 Aug 2022 - 52min - 110 - O sentimento de ambivalência para Freud e Melanie Klein
Nesse episódio, fruto de uma live, falei um pouco do sentimento de ambivalência, tomando como referência o artigo “A ambivalência de base e seus destinos em Freud e Melanie Klein” (2021), de autoria do prof. dr. Luis Claudio Figueiredo. Ah, ele foi uma “aula inaugural” dos nossos grupos de estudos que iniciam agora nesse segundo semestre de 2022. Ainda dá tempo de fazer sua inscrição!
Mon, 08 Aug 2022 - 59min - 109 - Café com Freud: respondendo às perguntas dos ouvintes
Neste último episódio do “Café com Freud”, respondemos às perguntas dos nossos ouvintes maravilhosos! Freud era machista? O complexo de Édipo tem resolução? Qual o fim de uma análise? O que a teoria freudiana pode dizer sobre o autoritarismo? Compartilhem com o pessoal tudo que tá babado!
Sat, 06 Aug 2022 - 43min - 108 - Crise de pânico e a psicanálise
O que a psicanálise tem a dizer sobre as crises de pânico e ansiedade? Neste episódio, eu e o @filipepv discutimos bastante sobre esse tema e contamos com a ilustre participação da nossa querida amiga deusa, musa, escritora, colunista, podcaster Tati Bernardi @tatibernardi, para falarmos desse assunto tão importante e atual. Usamos como referência o texto: “O medo do colapso”, de 1963, de Winnicott; “A conferência 32”, de Freud; e o livro “As diversas faces do cuidar”, do prof. dr. Luis Claudio Figueiredo.
Fri, 05 Aug 2022 - 1h 12min - 107 - Sociedade do cansaço e o superego arcaico
Voltamos com tudo!!! Neste episódio inédito do “Pílulas Psicanalíticas”, trouxemos uma visão psicanalítica da “Sociedade do cansaço”, livro do filósofo coreano Byung-Chul Han. De que forma podemos entrelaçar as ideias desse autor com a noção de ‘superego arcaico’ de Melanie Klein, o burnout e o uso excessivo das redes sociais??? Falamos de tudo isso e, para tanto, usamos como base o artigo publicado por mim, Alê, no Jornal de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (@sbp_sp). O ensaio tem como título: “O superego arcaico, as redes sociais e sua relação com o burnout na era do cansaço”.
Fri, 15 Jul 2022 - 52min - 106 - A psicanálise é uma abordagem da psicologia?
A psicanálise é uma abordagem da psicologia? Sim? Não? Por que? Nesse episódio, tratamos de um assunto que sempre gera mal-entendidos: as possíveis aproximações e afastamentos entre a psicologia e a psicanálise. Para enriquecer esse debate tão complexo, recebemos a nossa querida amiga Fernanda Samico (@fernandasamico), que é psicanalista, pesquisadora e doutora em Psicanálise pela UERJ. Falamos de formação, de clínica, de ética, de atuação profissional e muito mais.
Sat, 02 Jul 2022 - 58min - 105 - Psicanálise e educação
A educação é um espaço puramente voltado ao âmbito cognitivo? De que forma podemos pensar as contribuições da psicanálise à educação escolar? Neste episódio, eu discuto um pouco sobre isso, tomando como base o meu livro “Intervenção psicanalítica na ESCOLA” (Editora Zagodoni, 2020), da “Série Prática Clínica”, coordenada pela prof. Dra. Isabel Cristina Gomes da USP. Esse, também, é o tema de pesquisa do meu Doutorado que, muito em breve, será publicado como livro.
Mon, 27 Jun 2022 - 41min - 104 - Toy Story 4 e os objetos transicionais
Fala, pessoal, tudo bem? Neste episódio, derivado de uma live (e por isso a minha voz de pato), eu falo do famoso ensaio de D. W. Winnicott: “Objetos transicionais e fenômenos transicionais” (1951), que está no livro “Da pediatria à psicanálise” (Ubu, 2021). Para tanto, eu me inspiro no enredo do filme “Toy Story 4” (Disney, 2019).
Tue, 14 Jun 2022 - 51min - 103 - A psicanálise é uma ciência?
Nesse episódio, recebemos o nosso querido amigo prof. dr. Érico Andrade (@ericoandrade27), que é psicanalista, doutor em filosofia pela Sorbonne (Paris IV) e professor da Universidade Federal de Pernambuco, para falarmos dessa grande polêmica que gira em torno da psicanálise: “nossa disciplina pode ser considerada uma ciência”? Quais os perigos de conceber uma psicanálise dogmática? O que podemos fazer diante das críticas que enquadram a nossa prática numa espécie de charlatanismo? Para engrossar o caldo da discussão, trabalhamos com alguns recortes do livro “O tronco e os ramos” (2014), do nosso professor Renato Mezan, e com o texto de Freud “O interesse da psicanálise” (1913). Ah, também falamos sobre alguns dos principais desafios que atravessam a formação psicanalítica e os impasses da pesquisa acadêmica.
Fri, 10 Jun 2022 - 1h 01min - 102 - A dificuldade de estar só
Neste episódio, falamos da nossa dificuldade de estarmos a sós (com nós mesmos), que aparece como uma queixa frequente nos dias atuais. Por que dói? Por que algumas pessoas precisam estar o tempo todo acompanhadas? Por que sufocamos alguém, numa relação amorosa, quando não somos capazes de vivenciarmos a nossa própria solidão? Usamos como referência um artigo científico escrito por mim (Alexandre, rs), em parceira com o meu orientador, Alfredo Naffah Neto. *Vocês encontram facilmente para ler jogando o título no Google: “O sentimento de solidão na contemporaneidade: revisitando Melanie Klein”.
Fri, 10 Jun 2022 - 38min - 101 - Café com Freud: construções na análise
Neste episódio (último ou penúltimo???), da série “Café com Freud”, falamos de um dos textos mais lindos de Freud: “Construções na análise” (1937), escrito e publicado nos seus últimos anos de vida, em que ele tece uma espécie de revisão da técnica psicanalítica. Ampliamos as ideias deste ensaio com algumas pitadas de Lacan, tomando como base um artigo científico que vocês encontram facilmente na internet: “Construção e interpretação em construções em análise (1937), de Sigmund Freud”; autoria de Rosanne Grippi, disponível na revista Stylus, n. 25, de 2012. Não esqueçam de compartilhar o episódio e escrever uma devolutiva para nós. Bons estudos!
Sat, 04 Jun 2022 - 43min - 100 - Adolescência, psicanálise e Euphoria
Nesse episódio, nós falamos de um assunto muito importante e, infelizmente, ainda pouco abordado: a adolescência. Para tanto, usamos como referência alguns recortes da série EUPHORIA (HBO) - que desnuda esse período da vida, mostrando sua verdadeira face sem qualquer romantização. Para enriquecer a discussão, tivemos a honra de receber o nosso querido amigo André Alves (@reflektory_) que é psicanalista, pesquisador e escritor. Também é um dos fundadores do @floatvibes e do podcast “Vibes em análise”.
Fri, 03 Jun 2022 - 53min - 99 - Café com Freud: análise finita e infinita
Nesse episódio, discutimos um dos textos mais importantes da obra final de Freud “Análise finita e infinita” (1937) - usamos a edição publicada pela Editora Autêntica (Obras incompletas de S. Freud). Existe um término exato do processo analítico? A análise deve durar para sempre? Por que é tão importante que um analista de mantenha, regularmente, em análise? Ah, também questionamos essa história de “inveja do pênis” e da “passividade do homem” - questões que colocam a gente para pensar em nossa contemporaneidade.
Sat, 28 May 2022 - 49min - 98 - A era da pressa e a ansiedade
Neste episódio, falamos sobre essa tão angustiante “Era da pressa” e os gatilhos de ansiedade que ela nos provoca. Para expandir o tema, recebemos a nossa querida amiga Fernanda Fazzio (@fernandafazzio), que é psicanalista e doutoranda em Psicologia Clínica pela USP, criadora do podcast “A era da pressa”. O assunto é mais atual do que a gente imagina, sendo a causa de intensos sofrimentos psíquicos e estados de adoecimento. Que possamos, então, apreciar as delicadezas da vida, criando uma narrativa para as experiências que ocorrem no “entre” - espaço tão precioso para a nossa subjetividade (e saúde).
Fri, 27 May 2022 - 46min - 97 - A depressão e as “psicanálises”
Neste episódio, que marca o início da 5ª temporada do “Psicanálise de Boteco” (raiz), decidimos falar de um tema tão atual: a depressão. Segundo a OMS, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram dessa patologia. A depressão, hoje, é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e, talvez, represente o maior desafio ao trabalho de psicanalistas, psicólogos e psiquiatras. Para embasar a nossa discussão, tomamos como referência o livro “Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas” (Blucher, 2022), organizado por Alexandre Patricio de Almeida e Alfredo Naffah Neto. O livro está disponível para compra na Amazon e no site da editora Blucher.
Fri, 27 May 2022 - 39min - 96 - Conheça o podcast Psicanálise de BotecoFri, 29 Jan 2021 - 00min
- 95 - Café com Freud: O Infamiliar
Neste episódio, voltamos um pouquinho no tempo e discutimos a complexa ideia de Freud sobre o “Das Unheimliche” (1919), que foi traduzido pela editora Autêntica pelo termo “O Infamiliar”. O que o autor quer dizer com isso? Quais são as preciosidades que estão implícitas nesse ensaio pequeno e potente? De que forma isso se atrela ao campo da arte, da literatura e outros nichos da cultura? Falamos de Kafka, Clarice Lispector e muito mais! Bora se estranhar (mesmo que de modo familiar)!
Sun, 15 May 2022 - 41min - 94 - Configurações do ódio
Nesse episódio, falamos sobre o ódio e suas configurações na cultura e na sociedade. Tivemos a partição da querida Maria Homem @maria.homem (psicanalista e doutora em Literatura Comparada pela USP). Usamos como referência um artigo intitulado “O ódio em análise” de Douglas Rodrigo Pereira e Nelson Ernesto Coelho Junior. Além disso, citamos diversos artigos de Freud e finalizamos com a teoria winnicottiana. Ah, mencionamos o conto “O búfalo” de Clarice Lispector.
Fri, 13 May 2022 - 48min - 93 - Não-monogamia
Relacionamento aberto, amor livre, poliamor… Não-monogamia é considerado um termo guarda-chuva que define formas de relacionamento íntimo que se opõem à monogamia e questionam os impactos negativos que ela gera na sociedade. O que a psicanálise tem a dizer sobre isso? Por que esse tema ainda é considerado um tabu? Nesse episódio, recebemos o nosso amigo Lucas Bulamah (@lchabu) que é doutor em Psicologia Clínica pela USP, para conversar sobre esse tema tão necessário.
Fri, 06 May 2022 - 40min - 92 - Café com Freud: o mal-estar na cultura
Nesse episódio, falamos desse texto profundo e tocante de Freud “O mal-estar na cultura” (1930); usamos a versão da Editora Autêntica (Obras Incompletas de S. Freud). Também atrelamos algumas ideias do psicanalista Joel Birman, que vocês podem encontrar no livro “Guerra, catástrofe e risco: uma leitura interdisciplinar do trauma” (Zagodoni, 2018). Tecemos algumas considerações do pensamento freudiano com o livro “Sociedade do Cansaço” de Byung-Chul Han (Editora Vozes, 2017). Por fim, falamos no mal-estar na cultura neoliberal e o sofrimento que atravessa o corpo do sujeito contemporâneo. O episódio tá longo, intenso e consistente. Espero que curtam!
Sat, 30 Apr 2022 - 1h 08min
Podcasts similares a Psicanálise de Boteco
- Prova Oral Antena3 - RTP
- Vamos Todos Morrer Antena3 - RTP
- isso não se diz Bruno Nogueira
- Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
- FALA COM ELA INÊS MENESES
- Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
- Guerra Fria José Milhazes e Nuno Rogeiro
- A Grande Provocadora Observador
- A História do Dia Observador
- E o campeão é... Observador
- E o Resto é História Observador
- Gabinete de Guerra Observador
- Expresso da Manhã Paulo Baldaia
- Falando de História Paulo M. Dias & Roger Lee de Jesus
- Contas-Poupança Pedro Andersson
- Bloco Central Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
- O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
- Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
- RFM - Fridayboyz RFM
- Irritações SIC
- Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
- Eixo do Mal SIC Notícias
- Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
- Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias