Filtrer par genre
Balada Musical é o mais novo programa da RFI Brasil que apresenta os novos destaques e sucessos do universo musical. A cada edição, o programador musical da RFI, Hugo Casalinho, e a jornalista Daniella Franco apresentam faixas recém lançadas por artistas de renome internacional e outros que começam a despontar.
- 99 - O groove ensolarado de "Túnel Acústico", novo álbum de Marcos Valle
Monumento da música brasileira, Marcos Valle criou um estilo único e incomparável, que atravessa décadas e conquista a nova geração de fãs. A estrela que se libertou da bossa nova para se aventurar pelo funk americano e criar um ensolarado groove, está de volta com o álbum "Túnel Acústico".
Marcos Valle é um daqueles artistas que revoluciona os códigos da música se reinventando incansavelmente. Da bossa nova à festa funky, esse renomado artista venceu as imposições musicais, mas também ditatoriais do Brasil durante o Regime Militar, quando se exilou nos Estados Unidos. Foi lá que internacionalizou seu estilo e fez suas composições rodarem o mundo.
Nas décadas de 1980 e 1990 se tornou referência de DJs ingleses e hoje influencia a nova geração de artistas, como Emicida, Bem Gil e Tom Misch, com quem realizou parcerias recentemente. Seu novo álbum, "Túnel Acústico", cheio de calor e boas vibrações, tem tudo para embalar o verão brasileiro. A Programação Musical da RFI escolheu a faixa "Bora meu bem" para a sua playlist mensal e para essa edição do Balada Musical.
Ouça o Balada Musical todos os sábados nos programas da RFI e também no Spotify e no Deezer. E não deixe de conferir as playlists mensais da Programação Musical da RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 23 Nov 2024 - 98 - Nova sensação do pop rock francês, trio Juniore propõe "retorno ao futuro" em seu novo álbum
Trilha sonora da adorada série de TV "Emily in Paris", o trio de pop rock francês Juniore chegou para ficar. Em pouco mais de dez anos de carreira, a banda já lançou três aclamados álbuns: o último deles, “Trois, deux, un” é descrito pela crítica musical francesa como um "retorno ao futuro".
Na ativa desde 2013, Juniore teve diversas formações, e é integrada atualmente por três mulheres: Anna Jean, Samy Osta e Swanny Elzingre. Resgatando códigos da música francesa dos anos 1960 e 1970, o trio aposta no “yéyé”, um estilo musical imortalizado na França por ícones como Françoise Hardy. Ao mesmo tempo, a banda rejuvenesce os ritmos das décadas passadas, seja através da atualidade das letras ou misturando outras sonoridades.
Foi nesse espírito que Juniore criou seu novo álbum “Trois, deux, un”, um disco com 13 faixas psicodélicas, imerso no surf rock retrô e embalado por guitarras distorcidas. É deste trabalho que sai a faixa escolhida pela Programação Musical da RFI, a dançante "Monumental", que fala de apostas arriscadas, mas assertivas da vida.
Ouça o Balada Musical todos os sábados nos programas da RFI e também no Spotify e no Deezer. E não deixe de conferir as playlists mensais da Programação Musical da RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 26 Oct 2024 - 97 - Festival “África en Bogotá”, na Colômbia, faz ponte entre a música dos dois continentes
Neste número do Balada Musical, vamos até a Colômbia para a primeira edição do festival “África en Bogotá”. O evento, que pretende fazer uma ponte entre a música dos continentes africano e americano, homenageará a República Democrática do Congo.
Até 20 de outubro, Bogotá será o centro da música contemporânea africana e do intercâmbio cultural entre populações que compartilham histórias e desafios. Nesta primeira edição do “África en Bogotá”, três bandas e artistas congoleses representarão o país homenageado: Jupiter & Okwess, Kin'Gongolo Kiniata e a DJ Tysha Cee.
Além de shows, a programação do festival também oferece debates e a exibição de documentários. Em sintonia com o evento, a Programação Musical da RFI trouxe para a playlist do mês de outubro a faixa “Africa Diverso Continente”, da banda de rap colombiana Kombilesa Mí, que se apresenta neste fim de semana em Bogotá.
Aumente o som! Ouça o Balada Musical todos os sábados nos programas da RFI e também no Spotify e no Deezer. E não deixe de conferir as playlists mensais da Programação Musical da RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 19 Oct 2024 - 96 - Lenda da música francesa, Michel Jonasz lança novo álbum com maiores sucessos de sua carreira
Grande intérprete de música francesa das décadas de 70 e 80, Michel Jonasz fez parte da efervescência da disco-funk na França. Aos nostálgicos dessa época dourada, o artista acaba de lançar um novo álbum, com seus maiores sucessos.
Michel Jonasz dispensa apresentações na França: sua carreira solo deslanchou com o hit “Dites-moi”, em 1974, o que abriu as portas para trabalhar junto a outros grandes nomes da música francesa, como Françoise Hardy.
Cinquenta anos depois, o incansável artista teve a ideia de lançar uma compilação de seus maiores sucessos, “Soul”. Para fugir do formato “best of”, Michel Jonasz reuniu amigos, como o baterista Manu Katché e o pianista Jean Yves D’Angelo, e regravou os grandes hits de sua carreira, entre eles, “Joeur de Blues”, em destaque na playlist da Programação Musical da RFI. Aumente o som!
Aumente o som! Ouça o Balada Musical todos os sábados nos programas da RFI e também no Spotify e no Deezer. E não deixe de conferir as playlists mensais da Programação Musical da RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 12 Oct 2024 - 95 - Entre dream pop e nu jazz, Coca Puma renova a cena electro europeia
A italiana Coca Puma é considerada pela crítica musical europeia como uma das grandes revelações da cena electro em 2024. Seu primeiro álbum, “Panorama Olivia”, é um interessante terreno de experimentações, regado à muita delicadeza e poesia.
Lançado no primeiro semestre deste ano, o disco conta com dez faixas que transitam entre o dream pop e o nu jazz. Entre elas, “Cuomo Vuoi”, que destacamos nesta edição do Balada Musical.
A viagem cinematográfica que Coca Puma propõe por meio de suas canções, interpretadas em italiano, são prova também de seu interesse pela relação entre som e imagem. Não por acaso, ela assina a trilha sonora do longa italiano “Quasi a Casa”, da diretora Carolina Pavone, que estreou recentemente, no Festival de Veneza.
Fruto da sensibilidade desta jovem artista italiana, o primeiro trabalho é intimista e revelador desse novo talento. Ao mesmo tempo, traça uma conexão com a música contemporânea, com sonoridades e bandas da cena indie rock, tais como Tame Impala, King Krule e Men I Trust, referências importantes para a Coca Puma.
Aumente o som para ouvir o Balada Musical na íntegra todos os sábados nos programas da RFI, mas também no Spotify e no Deezer. E não deixe de conferir as playlists mensais da Programação Musical da RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 05 Oct 2024 - 94 - O neo soul regado à bossa nova do músico britânico Tom Misch
Talento do neo soul, Tom Misch já é conhecido das paradas musicais na Europa. No entanto, o músico britânico vem se dedicando a composições embaladas pela bossa nova e dando uma pitada especial à sua carreira.
Prodígio da música, Misch começou a tocar violino ainda na infância e migrou para a guitarra na adolescência. Na vida adulta, apaixonou-se pelo jazz e começou a experimentar novos estilos, ancorando-se no neo soul.
No entanto, parcerias musicais lhe abriram outros caminhos e o britânico passou a se aventurar também na bossa nova. Em 2020, Misch chegou a gravar com o compositor brasileiro Marcos Valle.
Na preparação de um novo álbum, o britânico lançou recentemente um EP com três belas faixas. A ensolarada “Cinnamon Curls” não passou despercebida e entrou para a playlist da programação musical da RFI.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical da RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Tue, 01 Oct 2024 - 93 - Yannis and the Yaw: quando o rock de Foals e o afrobeat de Tony Allen se encontram
Yannis and the Yaw nasceu da admiração do vocalista do Foals, Yannis Philippakis, pelo icônico baterista e compositor franco-nigeriano Tony Allen. O projeto foi interrompido pela morte precoce desse que é um dos criadores do afrobeat, mas as cinco faixas gravadas pela dupla nos ajudam a matar as saudades de um dos mais célebres integrantes da mítica Africa 70.
Iniciado em 2016, o projeto Yannis and the Yaw juntou a maestria de dois grandes músicos em dois estilos musicais diferentes, o rock de Philippakis e o afrobeat de Allen. Após ser pausado pela pandemia, a gravação do álbum “London Paris Lagos” teve de ser definitivamente finalizada devido ao falecimento do baterista franco-nigeriano.
Quatro anos depois, o vocalista do Foals resolveu honrar a memória de seu ídolo e lançar as cinco faixas produzidas pela dupla que valem por um álbum inteiro. “London Paris Lagos” é uma referência às três cidades que ligam os dois artistas cujos destinos se cruzaram para o nascimento de um efêmero, mas belo projeto. Deste trabalho, a programação musical da RFI escolheu a faixa “Walk Through Fire”, em destaque nesta edição do Balada Musical.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 31 Aug 2024 - 92 - O trio Naive New Beaters: do hype parisiense à aposta no afropop
Naive New Beaters é uma banda francesa de electropop, formada por três músicos parisienses: Martin Luther BB King, David Boring e Eurobélix, extremamente populares na cena musical francesa. Revelados no final dos anos 2000, graças à revista especializada em música Les Inrocks, o grupo agora expande suas parcerias e aposta em novos ritmos, como o afropop.
Tudo começou quando uma faixa do trio parisiense, "Live Good", foi parar em uma publicidade da Nokia, em 2007. Desde então, a Naive New Beaters só cresceu, com cinco álbuns muito enérgicos, misturando electro com pop, rock e rap também, e letras – em inglês – regadas a uma estética kitsch, muito divertida.
Em mais de 15 anos de carreira, os três rapazes também amadureceram e se renovaram. Não por acaso, o quinto disco "FVTVRVM" propõe uma viagem para além do presente. A faixa escolhida pela RFI, “Ye Kou Si Kuo” é uma parceria com a Star Feminine Band, um grupo de afropop, formado por sete meninas do Benin.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 17 Aug 2024 - 91 - “Dey”: a histórica e mágica parceria entre Seun Kuti e Damian Marley
O que acontece quando herdeiros dos maiores nomes da música se encontram? A histórica parceria entre Seun Kuti e Damian Marley não tinha como ter outro resultado senão um trabalho sensacional.
Eles nasceram em lados opostos do mundo, mas tanto têm em comum. Seun, filho do nigeriano Fela Kuti, e Damian, filho do jamaicano Bob Marley, compartilham sobretudo a missão de propagar o legado do afrobeat e do reggae.
Para seu novo álbum com o Egypt 80, o nepo baby à frente do mítico grupo criado por Fela resolveu fazer um convite inédito à família Marley. Foi com Damian, um dos mais jovens filhos do “King of Reggae” que Seun gravou o single “Dey”, um trabalho mágico, que homenageia a cultura de cada país e ultrapassa as fronteiras do afrobeat e do reggae.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sun, 04 Aug 2024 - 90 - Quem é Cerrone, o DJ que marcou a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Pilar da French Touch e da disco music, Marc Cerrone acumula décadas de sucesso na França. O DJ e baterista é autor de uma das músicas que emocionou o público nesta sexta-feira (26), na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
Daniella Franco, da RFI
Embora não seja conhecido como as outras grandes estrelas que se apresentaram na festa, Cerrone é um dos grandes nomes da música eletrônica francesa. Não é à toa que sua célebre faixa “Supernature” tocou em um dos grandes momentos finais da cerimônia, sob uma emocionante coreografia do dançarino americano Shaheem Sanchez diante da torre Eiffel.
Aos 72 anos, Cerrone mostrou porque sua carreira continua com força total. O DJ figura, inclusive, no line-up de vários festivais neste verão europeu. Recentemente ele lançou um novo EP, “Discoset 1” e a programação musical da RFI escolheu a faixa “Je Suis Music”, remixada por Armand Van Helden, para sua playlist olímpica.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 27 Jul 2024 - 89 - O afrofunk eletrônico dos londrinos da Ibibio Sound Machine
Verdadeiro caldeirão cultural, a banda londrina Ibibio Sound Machine lançou recentemente seu quinto álbum, “Pull the rope”. Liderado pela vocalista nigeriana Eno Williams, o coletivo de afrofunk eletrônico transmite uma mensagem de otimismo e alto astral no novo trabalho.
Daniella Franco, da RFI
A Ibibio Sound Machine se formou em 2013, após o encontro do produtor musical e saxofonista australiano Max Grunhard com a cantora Eno Williams. Na época, o projeto experimental tinha o objetivo de transformar em música histórias da infância da vocalista na Nigéria, cantadas na língua ibibio. Mas as duas primeiras faixas gravadas fizeram tanto sucesso que o grupo atraiu outros músicos – entre eles, o percussionista brasileiro Anselmo Netto – e deslanchou.
Mais de dez anos depois, e com cinco álbuns gravados – um deles produzido pelo Hot Chip – a Ibibio Sound Machine fez a volta do mundo ao integrar a trilha sonora de várias séries de TV, entre elas a célebre Sex Education. Em 2022, o grupo abriu dois shows do Coldplay no estádio Wembley, em Londres.
Neste ano, a banda lançou “Pull the rope”, um enérgico trabalho que, segundo palavras da própria Eno Williams, “emana esperança e amor”. A RFI escolheu a faixa que tem o mesmo nome do disco para a sua playlist de junho. Aumente o som!
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 20 Jul 2024 - 88 - A pitada brasileira no jazz, soul e funk de Lucas Arruda que os franceses adoram
O multiinstrumentista Lucas Arruda vem atraindo holofotes na Europa e nos Estados Unidos ao misturar elementos brasileiros ao jazz, soul e funk. Com um novo álbum lançado por um célebre selo francês, o músico caiu no gosto do público da França, onde a produção musical do Brasil é tradicionalmente admirada.
Natural do Espírito Santo, Lucas Arruda toca profissionalmente desde os 13 anos. De clássicos do rock, que apreciava na adolescência, o artista passou a explorar outros estilos na vida adulta, ao conhecer grandes nomes da música brasileira, como Ed Motta e William Magalhães, da Banda Black Rio.
Em seu novo álbum, "Ominira", lançado neste ano pelo selo Favorite Recordings, Lucas Arruda propõe nove faixas para "velejar" e "orquestrar a vida", como sugere a faixa "Novos Planos". A canção, escolhida para a playlist da Programação Musical da RFI, pode ser conferida nesta edição do Balada Musical.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 13 Jul 2024 - 87 - Selo Daptone lança duas novas faixas póstumas de Sharon Jones & the Dap-Kings
O Daptone Records lançou recentemente duas novas músicas do mítico grupo Sharon Jones & the Dap-Kings. As faixas inéditas aliviam as saudades dos fãs da rainha do soul, quase oito anos após sua morte.
Inspiração para tantos artistas, a cantora americana Sharon Jones brilhou na cena funk e soul em seus 60 anos de vida. Sua morte prematura, em 2016, devido a um câncer no pâncreas, deixou órfãos seus fãs em todo o planeta.
Mas, artista incansável que era, muitas faixas cantadas por Sharon Jones nunca foram lançadas - algumas das quais vêm à tona a conta-gotas nos últimos anos por meio do selo Daptone.
É o caso de “Don’t give a friend a number”, gravada em 2016 para o disco “Soul of a woman”, e que acabou não entrando no álbum. A música integra o EP "Don't Wanna Lose You", que saiu há poucas semanas, e foi escolhida para a playlist de junho da Programação Musical da RFI.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 08 Jun 2024 - 86 - A poesia de Biga Ranx, talento do reggae francês e adorado na Jamaica
Estrela francesa do reggae e do raggamuffin, o francês Biga Ranx desponta internacionalmente, inclusive na Jamaica. Multidisciplinar, o músico também se dedica às artes plásticas e à poesia.
Em 2012, Gabriel Piotrowski - conhecido sob o nome artístico de Biga Ranx - foi gravar um documentário na ilha do reggae e convenceu os jamaicanos que um francês também pode se destacar neste estilo musical. A experiência foi tão proveitosa que, desde então, o artista trava grandes parcerias, como a com os jamaicanos U-Roy, U-Brown, Big Youth e Joseph Cotton, para a gravação da faixa "Hate", que entrou para o álbum "Night Bird", de 2015.
Para além da música, Biga Ranx também investe nas artes plásticas e faz parte da "ride culture", produzindo telas e colagens, apelidadas por ele de "delírios gráficos". O francês ainda demonstra um forte talento pela poesia, que pode ser conferido nas letras de suas músicas. É o caso de "Le Rang des Etoiles", faixa escolhida pela programação musical da RFI.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 25 May 2024 - 85 - Bia Ferreira e sua poderosa MMP: Música de Mulher Preta
Cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista, Bia Ferreira sacode a nova geração de artistas do Brasil com o que chama de MMP, sigla para Música de Mulher Preta. Com letras denunciando o racismo, o machismo e a LGBTfobia que presencia e vive, a artista suscita desconforto e reflexão.
Bia Ferreira tem 31 anos, nasceu em Carangola (MG), em uma família de culto evangélico, o que marcou sua trajetória. Na primeira música que ela compôs, aos 12 anos, pedia a Deus para não ser lésbica, por conta a intolerância religiosa que já vivia.
Com três álbuns lançados, Bia é um furacão na cena musical brasileira. Além da poesia e do poder de denúncia de suas composições, ela tem a habilidade de transitar entre vários estilos musicais: do rap ao trap, do soul ao reggae, do RnB ao samba. Essa versatilidade e força podem ser conferidas na faixa “A conta vai chegar”, em destaque na programação musical da RFI.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 18 May 2024 - 84 - O novo álbum de Dabeull, o francês mais groovy do planeta
David Said, mais conhecido como Dabeull, é um dos maiores discípulos do funk e disco anos 1980 na França. O artista lançou recentemente seu terceiro álbum, "Analog Love", um prato cheio para os fãs de groove.
Grande fã de sintetizadores, Dabeull ficou famoso na França por divulgar vídeos onde, com muito humor, mostra como produz suas músicas. Em vários deles, o artista aparece usando um “talk box”, aparelho que se tornou célebre por meio de ícones da black music como Stevie Wonder e Herbie Hancock.
Depois de vários EPs e dois álbuns, Dabeull está de volta com “Analog Love”, do selo francês Roche Musique. No total, são nove faixas, que transitam entre o disco, o R&B e o funk das décadas passadas, regadas a parcerias de sucesso, como a cantora francesa Holybrune.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Tue, 14 May 2024 - 83 - “Hyperdrama”, o novo álbum de Justice, orgulho da French Touch
Depois de uma pausa de oito anos, Xavier de Rosnay e Gaspard Augé estão de volta à cena musical. “Hyperdrama”, o novo disco da dupla, promete chacoalhar os palcos dos festivais neste verão.
Queridinhos do techno na França, Justice conheceu um imenso sucesso planetário de forma precoce, com o hit “We are your friends”, no início dos anos 2000. No entanto, o aclamadíssimo primeiro álbum da dupla, “Cross”, em 2007, envolveu De Rosnay e um Augé em uma polêmica por conta da faixa “Stress”, cujo vídeo mostra jovens pretos e árabes da periferia vandalizando Paris. As justificativas dos músicos foram insuficientes para acalmar as críticas e acusações, comprometendo os anos seguintes da carreira da do grupo.
Com “Hyperdrama”, lançado no final de abril, Justice volta à ativa propondo um dançante álbum com 13 faixas que navegam entre muitos estilos musicais – do heavy metal ao house anos 1990. O novo trabalho também aposta em muitas parcerias: com o neo-zelandês Connan Mockasin, o americano Thundercat, a dupla The Flint, e os reis do indie psicodélico, os australianos do Tame Impala.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 04 May 2024 - 82 - O novo álbum da rainha da percussão Sheila E. e sua versão do hino antirracismo "Bemba Colorá"
O Balada Musical homenageia nesta edição a rainha da percussão, a americana Sheila E. A artista lançou neste mês o sensacional álbum "Bailar", em homenagem às estrelas da salsa.
Frequentemente lembrada como a "musa rítmica" de Prince, Sheila E. está na estrada há 50 anos, performando junto a ícones do jazz e R&B como George Duke e Marvin Gaye. Em 1985, a percussionista ficou conhecida em todo o planeta ao participar da célebre gravação da faixa "We are the World", composta por Michael Jackson e Lionel Richie para o projeto "USA for Africa", dentro da campanha e arrecadação de fundos para o combate à fome no continente africano.
Ao longo das décadas, Sheila E. se impôs como uma das maiores percussionistas da latin music. Após uma pausa de cinco anos, "Bailar", seu nono álbum, acaba de sair do forno e homenageia grandes estrelas, como o americano Tito Puente e a cubana Celia Cruz. Entre as dez faixas, está uma original releitura de "Bemba Colorá" - célebre hino antirracismo dos anos 1960 - interpretado no disco por Sheila E. em parceria com Gloria Estefan e Mimy Succar.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 27 Apr 2024 - 81 - O furacão do pop e R&B Aya Nakamura: a artista francesa mais ouvida no mundo
Deusa da música, “queen” do R&B e do pop francês, ídola da juventude europeia: são múltiplas as fórmulas escolhidas pela imprensa especializada para descrever a cantora Aya Nakamura. Artista francesa mais ouvida no mundo, ela contabiliza seis bilhões de escutas nas plataformas musicais.
Aos 27 anos e 10 de carreira, tudo o que Aya Nakamura toca vira ouro... ou diamante! Seu segundo álbum, lançado em 2018, vendeu mais de 1,2 milhão de cópias e rendeu a prestigiosa certificação Disco de Diamante. Neste ano, a estrela recebeu a estatueta de melhor artista feminina no "Victoires de la Musique", a principal premiação da indústria da música na França.
Recentemente Aya se viu no centro de uma polêmica. Cotada para cantar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em julho,ela foi alvo de ataques racistas por parte de grupos e políticos da extrema direita. Enquanto o mistério sobre a participação de Aya no evento persiste, o Balada presta homenagem à essa brilhante artista destacando sua mais nova faixa, “Hypé”.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 20 Apr 2024 - 80 - O icônico rapper francês MC Solaar e sua ousada aposta no baile funk
A carreira do icônico rapper francês MC Solaar atravessa décadas. Um dos maiores representantes do movimento hip-hop no país, o artista acaba de lançar o seu nono álbum.
Meados dos anos 1980, o rap chegava à França e se popularizava graças ao programa H.I.P H.O.P, apresentado por Sidney, um dos primeiros negros na televisão francesa. Desta geração surge MC Solaar ou Claude Honoré M’Barali, jovem de origem chadiana radicado na periferia de Paris.
Com a dançante faixa “Bouge de là”, lançada em 1990, MC Solaar conquista a França. Desde o fenomenal “Qui sème le vent recolte le tempo”, em 1991, foram nove álbuns. O último deles, “Triptyque: Lueurs celestes”, acaba de ser lançado. É dele que sai a faixa “Pierre-feuille”, entre rap e baile funk, uma aposta ousada que anima essa edição do Balada Musical.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Thu, 18 Apr 2024 - 79 - Arlo Parks, o furacão do indie soul que conquistou os corações da Gen Z
Com apenas 23 anos, a cantora e compositora britânica Arlo Parks é um furacão do indie soul. Na estrada há cinco anos, a jovem artista já lançou dois álbuns e acumula fãs entre a Gen Z.
Daniella Franco, da RFI
Tudo começou com a faixa "Cola", lançada por Arlo Parks em 2018, em que a cantora aborda as dores de uma traição de forma delicada e poética. A voz aveludada e a sensibilidade da cantora, regadas a uma moderna batida trip hop, conquistaram fãs entre as novas gerações.
O primeiro álbum da britânica, “Collapsed in Sunbeams", chegou a ser o terceiro mais tocado no Reino Unido e ganhou o Mercury Prize de melhor disco em 2021. O trabalho também rendeu três indicações da Arlo para o Brit Awards, a principal premiação de música no Reino Unido.
Em 2023, a artista lançou seu segundo álbum, "My Soft Machine", em que aposta em parcerias com outros jovens talentos da cena pop, como Phoebe Bridgers e Lous and the Yakuza. É neste disco que está a faixa “I’m sorry”, em destaque na playlist da Programação Musical da RFI.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 13 Apr 2024 - 78 - O jazz-funk de Cotonete e sua criativa releitura do clássico “Bebete Vãobora”
Um dos maiores combos musicais de jazz-funk da França, o coletivo Cotonete é uma história de amizade, com forte inspiração no samba-rock brasileiro. A banda lançou recentemente um novo álbum com uma versão de um clássico de Jorge Ben Jor e com grandes parcerias, entre elas, a da cantora Sabrina Malheiros.
Daniella Franco, da RFI
Liderados pelo saxofonista Frank Chatona e o tecladista Florian Pellissier, os oito integrantes da Cotonete não são apenas talentosos veteranos dos palcos, mas grandes amigos. Após participarem de diversos projetos musicais na França nas últimas décadas, a paixão pelo jazz-funk os uniu em um coletivo formado em 2004, mas que lançou seu primeiro álbum apenas em 2019.
A espera valeu a pena! Transitando entre o jazz de Herbie Hancock e o funk da Band Black Rio, Cotonete tem, dentro deste estilo, uma produção musical inigualável na França.
Em seu novo disco, “Victoire de la musique” o grupo traz nove faixas de puro groove tropical e uma nostálgica viagem aos anos 1970, com parada obrigatória no Brasil. A Programação Musical da RFIdá destaque à faixa “Bebete Vãobora”, uma criativa versão de um clássico de Jorge Ben Jor, com vocais da carioca Sabrina Malheiros.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sat, 30 Mar 2024 - 77 - O electropop dos parisienses Isaac Delusion, um french touch com uma pitada londrina
Fundado pelos parisienses Loic Fleury e Jules Pacotte, o duo Isaac Delusion é uma unanimidade na França. Propondo um french touch com uma pitada de electro londrino, o grupo se impôs rapidamente na cena musical e conquistou fãs em todo o mundo.
Isaac Delusion causou furor em 2012 com o EP Midnight Sun, que alavancou a dupla para uma carreira internacional. Em pouco mais de uma década, foram quatro discos produzidos, entre eles, “Lost and Found”, lançado no último mês de janeiro.
O álbum é o resultado de um minucioso trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19. Ao todo, são 10 faixas, muito mais relax, algumas um tanto melancólicas, que refletem uma nova fase do grupo. A música escolhida pela programação musical da RFI, “All Day", conta com a participação da cantora franco-filandesa Olivia Mehrilati, uma das metades da banda The Do.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Sun, 17 Mar 2024 - 76 - O multiartista e "feiticeiro" Baloji, do rap às trilhas musicais cinematrográficas
Músico, ator, cineasta e estilista, Baloji - que significa "feiticeiro", em suaíli - é um dos artistas mais originais da playlist da RFI. O rapper belgo-congolês lançou recentemente a faixa "Mujila-Gorgone", junto com a cantora americana Jamila Woods.
Baloji Tshiani nasceu em 1979 em Lubumbashi, na República Democrática do Congo, mas se mudou com a família e cresceu em Liège, na Bélgica. Fundador da mítica banda de rap Starflam, chegou a abrir os shows do Rage Against the Machine e os Beastie Boys nos anos 2000.
Em 2004, a Starflam se separa e Baloji dá início à uma carreira solo de sucesso. Seu primeiro álbum solo, Hotel Impala, recebe um disco de ouro e muitas recompensas. Atualmente, após quatro discos lançados, o artista investe nas telonas.
O primeiro longa de Baloji, “Augure”, quase foi para a shortlist dos filmes estrangeiros selecionados para o Oscar. Da trilha sonora do filme faz parte a música interpretada com Jamila Woods, em destaque na programação musical da RFI.
O Balada Musical pode ser ouvido no Spotify e no Deezer. Confira também as playlists mensais da Programação Musical RFI no YouTube, Deezer e Spotify!
Mon, 04 Mar 2024
Podcasts similaires à Balada musical
- Prova Oral Antena3 - RTP
- Vamos Todos Morrer Antena3 - RTP
- isso não se diz Bruno Nogueira
- Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
- FALA COM ELA INÊS MENESES
- Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
- Guerra Fria José Milhazes e Nuno Rogeiro
- A Grande Provocadora Observador
- A História do Dia Observador
- E o campeão é... Observador
- E o Resto é História Observador
- Gabinete de Guerra Observador
- Expresso da Manhã Paulo Baldaia
- Falando de História Paulo M. Dias & Roger Lee de Jesus
- Contas-Poupança Pedro Andersson
- Bloco Central Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
- O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
- Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
- RFM - Fridayboyz RFM
- Irritações SIC
- Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
- Eixo do Mal SIC Notícias
- Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
- Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Autres podcasts de Musique
- Camille Combal sur NRJ NRJ France
- Manu dans le 6/10 : Le best-of NRJ France
- Le jazz sur France Musique France Musique
- ᴰᴶ ★ Dj NOX ✰ MIX CLUB ★ ᴰᴶ ♥✰★ DJ NOX ★✰♥
- Musica Relajante A Cada Instante A Cada Instante
- FG | Minimixes FG Radio FG
- Smooth Jazz Ally Clarke
- FG | MIX DANCE FG Dance
- الشيخ محمد صديق المنشاوي Unknown
- Golden's Oldies Golden’s Oldies on Lifestyles 55 Radio
- Dj Shinski New Mixes Dj Shinski
- Very Good Trip France Inter
- Rastaman Vibrations Reggae Podcast Reggae Rob
- Le Bach du dimanche France Musique
- CHARLES AZNAVOUR sorita67
- FG | MIXES RADIO FG
- أناشيد Mix Islamist beautiful songs without music
- Le Wake-up mix Mouv
- Johnny Hallyday de A à Z - Les Podcasts Eric Gallot
- Defected Radio Defected