Filtrer par genre
- 43 - TC#41 Lolita - Vladimir Nabokov
Lolita, obra do escritor russo Vladimir Nabokov é daquelas que mesmo sem você ter lido, sabe do que se trata. Ela trouxe para a conversa cotidiana a palavra ninfeta, não é que ela não existisse, mas passa a representar as jovens adolescentes até 14 anos que enfeitiçam marmanjos com mais de 40. A palavra Lolita passa a ser também um adjetivo que qualifica essas meninas. Mas o que lemos em todo o romance são as atividades de um pedófilo, nos arranjos para chegar a sua presa.
Nas mãos de um escritor menor, Lolita seria apenas um livro de apelo sexual, não é à toa que foi lançado na França pela editora Olympia Press conhecida por publicar uma mistura de ficção erótica, e ficção literária de vanguarda, isso depois de ter sido recusado por todas as editoras nos Estados Unidos.
Mas é aí que entra a genialidade de Nabokov, que muitos o colocam no Olimpo da literatura russa, ao lado de Dostoiévski, Tolstói e Tchekhóv, que vai nos revelando sua trama, e nos convencendo se não a perdoar seu personagem: Humbert Humbert, pelo menos, a escutá-lo, porque o romance é um relato genialmente escrito em nome do personagem, que da prisão escreve para seus julgadores, que em último analise somos nós, os leitores.
Se você gosta de nosso podcast não esqueça de curtir o episódio e compartilhar com os amigos. Obg!
Tue, 31 Aug 2021 - 07min - 42 - TC#40 O Amor nos tempos do cólera
A história real dos pais de Gabriel García Márquez foi o ponto de partida de O amor nos tempos do cólera, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza. Na verdade, um triângulo amoroso formado por Florentino Ariza, Fermina Daza e Juvenal Urbino.
O livro começou a ser escrito em 1984, em Cartagena de las Índias, ao final do ano sabático que García Márquez se concedeu após receber o Prêmio Nobel. Ali, o autor recolheu alguns dos episódios contados no livro, como a epidemia de cólera que assolou a cidade no final do século XIX e o naufrágio do galeão espanhol San Jose, carregado de joias.
Divirta-se com essa inusitada história de amor.
Tue, 24 Aug 2021 - 05min - 41 - TC#39 Jorge Amado
Hoje falamos de Jorge Amado, um dos mais fecundos escritores que já tivemos no Brasil. Foi jornalista, romancista político e memorialista. Um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. O autor mais adaptado para o cinema, teatro e televisão. Sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra,demonstram isso .
Seguimos assim nossa proposta de divulgação dos autores e dos livros, falando do que deu certo em nossa poesia, em nossa literatura, para você que precisa e tem pressa, ou você que quer se informar, mas não tem muito tempo.
Se você gosta de nossa proposta, curta o episódio, e se inscreva no canal, estamos no Âncora, Google Podcast, no Spotify, Itunes e nos outros agregadores de podcast.
Você tem acesso a todos os nossos episódios e as atualizações semanais, em nosso site: www.podpag.com/taba-cultural
Thu, 19 Aug 2021 - 09min - 40 - TC$38 Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo, romance escrito por Aldous Huxley, publicado em 1932, volta com força chamando a atenção das novas gerações, nesse mundo cada vez mais disruptivo que estamos vivendo.
A história se passa em Londres no ano 2540 o romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva, hipnopedia, manipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade.
Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é indispensável para quem busca leituras sobre autoritarismo, manipulação genética, ficção especulativa e outros temas que, embora tenham surgido com força durante a primeira metade do século XX, se tornam cada dia mais atuais.
Tue, 17 Aug 2021 - 07min - 39 - TC#37 Raul Bopp e Gonçalves Dias
Hoje vamos falar dos poetas RAUL BOPP, autor de Cobra Norato, e de GONÇALVES DIAS, o maior dos nossos indianistas. Ampliando a proposta de divulgação dos autores e dos livros. Fazendo um panorama de nossa história literária desde os primórdios, falamos do que deu certo em nossa poesia, no conto e no romance, um verdadeiro curso de literatura brasileira, para você que precisa e tem pressa, ou você que quer se informar, mas não tem muito tempo.
Se você gosta de nossa proposta, não esqueça de curtir o episódio e compartilhe com os amigos.
Obrigado.
Thu, 12 Aug 2021 - 15min - 38 - TC#36 A Peste, de Albert Camus
Trazemos hoje o livro: A PESTE, de Albert Camus, um francês nascido na Argélia. Lançado em 1947, ou seja, logo após a Segunda Grande Guerra, o livro tornou-se um marco na literatura mundial, e possibilitou ao autor ganhar o Prêmio Novel de Literatura em 1957, poucos anos antes de sua morte em 1960.
A PESTE é uma dessas obras que não envelhecem, nem saem de cena, e tornou-se mais urgente neste momento de pandemia que estamos vivendo, e não é por acaso.
Tue, 10 Aug 2021 - 07min - 37 - TC#35 João do Rio e sua alma encantadora
Abrimos nossa 3ª temporada falando de Paulo Barreto, mais conhecido como João do Rio, de Alma encantadora das ruas. 5 de agosto é dia de seu aniversário. Ele foi jornalista, cronista, contista e teatrólogo.
De família pobre, Paulo Barreto ascendeu socialmente, alcançando fama, e o ódio que desperta nos menos talentosos. E por isso foi atacado brutalmente, física e moralmente, pelos desafetos, nas páginas dos principais jornais cariocas.
João do Rio viveu apenas 39 anos, mas sua produção foi fecunda e prolífica, com uma produção vertiginosa nos jornais em que trabalhou escrevendo e até dirigindo a redação, ao tempo em que vivia imerso na boemia reinante do Rio de Janeiro.
Entre fevereiro e abril de 1904, realizou uma série de reportagens intituladas “As religiões no Rio”, que além de seu caráter de "jornalismo investigativo", constituem-se em importantes análises de cunho antropológico e sociológico, especialmente as matérias sobre os cultos africanos na Pequena África. João do Rio foi guiado pelo negro Antônio, com ele percorreu a Cidade Nova, a Gamboa, o Santo Cristo e as cercanias da Praça Tiradentes, à procura dos africanos remanescentes e seus cultos. A série de reportagens despertou tanta curiosidade que João do Rio a publicou em livro, tendo vendido mais de oito mil exemplares em seis anos. A proeza é ainda mais impressionante levando-se em conta o restrito público leitor da época, num país com elevadas taxas de analfabetismo.
Depois disso, João do Rio, aos 23 anos, entra para o seleto grupo que inclui: Olavo Bilac, Artur Azevedo, Euclides da Cunha, Nina Rodrigues, José Veríssimo e Coelho Neto. Em 1908, sai seu terceiro livro: A alma encantadora das ruas, que é possivelmente sua obra mais conhecida.
Comemorando a data de seu nascimento, acabamos de publicar na Amazon, seu livro de contos, Dentro da Noite,que traz alguns dos melhores contos de nossa literatura. Para os interessados em conhecer essa excelente obra vai abaixo o link da publicação:
Dentro da Noite (contos)
João do Rio
https://www.amazon.com.br/dp/B09BK1G7YL
Thu, 05 Aug 2021 - 22min - 36 - TC#34 Como publicar seu livro
Este é um episódio extra, sobre como publicar seu livro na Taba Cultural, e encerra a segunda temporada de nosso podcast. Voltaremos em agosto com a terceira temporada, mas mantendo a mesma proposta na divulgação dos autores e dos livros.
Se você gosta de nossa proposta, se inscreva, nós estamos no Âncora, no Google Podcast, no Spotify, iTunes e em muitos outros agregadores, curta o que gostar, e indique a um amigo, a uma amiga.
Lembramos que você tem acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais em nosso site: www.podpag.com/taba-cultural.
Thu, 01 Jul 2021 - 11min - 35 - TC#33 O País do Carnaval
Hoje vamos falar do livroO País do Carnaval, primeiro romance de Jorge Amado, escrito em 1931, quando ele tinha apenas dezoito anos. Não foi uma escolha aleatória, me lembrei do livro porque diante da situação em que estamos atolados no momento, com essa ebulição na saúde e na política, e vendo o comportamento não só dos políticos, mas da própria sociedade nessa pandemia, onde depois de mais de 500 mil mortos, onde não há vacinas para todos, encontramos pessoas desde a mais alta autoridade do país, a desrespeitar as medidas de prevenção em festas e passeatas, que só num país de carnaval é que é possível entender essa realidade.
Jorge Amado conseguiu entender isso há 90 anos quando lançou seu romance. Onde seu personagem Paulo Rigger, filho de um rico produtor de cacau, volta ao Brasil depois de sete anos estudando direito em Paris.
Lembramos que você tem acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, em nosso site: www.podpage.com/taba-cultural.
Nossos episódios são publicados ás terças e quintas-feiras.
Se você gosta da proposta de nosso podcast, se inscreva, nós estamos no Âncora, Google Podcast, Spotify, Itunes e em muitos outros agregadores, curta o que gostar, e indique para um amigo, ou uma amiga. Obrigado!
Tue, 29 Jun 2021 - 06min - 34 - TC#32 Machado de Assis e o mistério de Dom Casmurro
Hoje falamos de Machado de Assis, nosso maior escritor, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, e que deixou um mistério em nossa literatura: afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Até o final do episódio, quem sabe, esclarecemos isso.
Joaquim Maria Machado de Assis, foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Foi precursor do realismo brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras.
Sua carreira compreende duas fases, a primeira, caracteristicamente romântica, abrange suas primeiras obras como seu primeiro romance, ‘Ressureição’; sua primeira peça, ‘Queda que as mulheres têm pelos tolos’; e o livro de poesias ‘Crisálidas’, fase que vai de 1864 a meados de 1878. A segunda fase teve início com a publicação do livro ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’, livro escrito logo após ser internado devido ao seu quadro de epilepsia, que o forçava a tomar fortes remédios, que lhe desgastavam a saúde.
Se você gosta da proposta de nosso podcast, indique a um amigo, a uma amiga, dê sua curtida no que gostar e use nosso e-mail: taba@tabacultural.com.br, para suas observações e sugestões.
Lembramos que você tem acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, em nosso site: www.podpage.com/taba-cultural.
Nossos episódios são publicados ás terças e quintas-feiras.
Obrigado!
Thu, 24 Jun 2021 - 18min - 33 - TC#31 Pornopopeia, é um clássico contemporânea de nossa literatura.
O romance Pornopopeia, criação do escritor paulistano Reinaldo Moraes, é um desses livros que nascem destinados ao sucesso e a figurar entre os melhores de nossa literatura.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista: José Carlos Ribeiro, o Zeca, paulistano, 40 anos, cineasta marginal e decadente, e um dependente químico, cineasta que tem um único longa-metragem em seu currículo. Intitulado Holisticofrenia, rodado sem recorrer à verba oficial ou à renúncia fiscal. O longa-metragem passou despercebido pela crítica e pelo público em geral, ganhando apenas um pequeno prêmio na Colômbia. Mesmo assim, Zeca continua sonhando em fazer novos filmes. Agora, para sobreviver, ele precisa se dedicar à produção de vídeos promocionais sem nenhum compromisso com o bom gosto ou a criatividade.
A ousadia narrativa, a criatividade estética, a linguagem desbocada, o humor negro e a coragem criativa de Reinaldo Moraes colocaram “Pornopopeia”, entre os principais livros brasileiros do século XXI.
Tue, 22 Jun 2021 - 05min - 32 - TC#30 Dante Milano e Luiz Gama - O antilírico e o abolicionista.
Seguimos ampliando nossa proposta de divulgação dos autores e dos livros, falando do que deu certo em nossa poesia, em nossa literatura, para você que precisa e tem pressa, ou você que quer se informar, mas não tem muito tempo.
Hoje vamos falar de Dante Milano, que para Paulo Mendes Campos é o poeta antilírico, e para Carlos Drummond de Andrade, é o maior dentre todos os poetas brasileiros do século passado.
Vamos falar ainda de Luiz Gama, poeta e abolicionista. Uma das personalidades negras mais importantes de nossa história.
Portanto, se você gosta de nossa proposta em defesa das letras e da cultura nacional, se inscreva, estamos no Ancor, Google Podcast, no Spotify, ITunes, e em muitos outros agregadores de podcast, curta o que gostar, e indique para um amigo, ou a uma amiga.
Lembramos que você tem acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, em nosso site:
www.podpage.com/taba-cultural
Thu, 17 Jun 2021 - 11min - 31 - TC#29 CASANOVA - A vida de um gênio sedutor
CASANOVA – A vida de um gênio sedutor, de Laurence Bergreen, editora Objetiva. A biografia de Giacomo Casanova, artista, escritor, aventureiro, libertino e sedutor. Poucos personagens foram tão controversos e tiveram uma vida tão conturbada em seu tempo quanto o célebre conquistador italiano. Nesta biografia, Laurence Bergreen apresenta o lado intelectual de Casanova, figura histórica eternamente associada à reputação de sedutor. Abandonado pela mãe, atriz e cortesã, Casanova foi criado pela avó analfabeta. Aventureiro e provido de uma curiosidade sem limites, Casanova faz jus ao espírito da cidade que o viu nascer, Veneza, considerada a cidade europeia mais libertina do século XVIII.
Tue, 15 Jun 2021 - 02min - 30 - TC#28 Ariano Suassuna, autor do texto mais popular da dramaturgia brasileira.
Hoje falaremos do escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna, autor de AUTO DA COMPADECIDA, possivelmente o texto mais popular da dramaturgia brasileira, e do Romance da Pedra do Reino, outro marco de nossa literatura. Lembramos que você tem acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, em nosso site: www.podpag.com/taba-cultural.
Thu, 10 Jun 2021 - 13min - 29 - TC#27 FIM, de Fernanda Torres
A atriz Fernanda Torres se revelou uma excelente escritora em sua estreia como romancista. Em FIM ela narra a história de 5 amigos: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, ou melhor a história de cada um deles prestes a morrer. Cinco amigos cariocas, que rememoram suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições e arrependimentos. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Já no primeiro capítulo Fernanda, apesar de falar sobre a morte, demonstra que fará isso com humor, numa escrita fluída e com compaixão sobre esses personagens.
Tue, 08 Jun 2021 - 04min - 28 - TC#26 Ana Cristina Cesar e Tobias Barreto
Seguimos ampliando nossa proposta de divulgação dos autores e dos livros, falando do que deu certo em nossa poesia e em nossa literatura, para você que precisa e tem pressa, ou você que quer se informar, mas não tem muito tempo.
Hoje falaremos da poetisa Ana Cristina Cesar, uma das principais representantes da Poesia Marginal, também conhecida como Geração Mimeógrafo, movimento literário brasileiro das décadas de 1970 e 1980, que floresceu em um conturbado momento político, enfrentando a censura imposta pela ditadura militar, e do escritor Tobias Barreto, patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.
Thu, 03 Jun 2021 - 11min - 27 - TC#25 Um velho que lia romances de amor
Um velho que lia romances de amor, de Luiz Sepúlveda Lírico, áspero, forte e sutil, o velho acha seu alter ego, seu inimigo íntimo, numa besta fera de dimensões mitológicas que está deixando em pânico a floresta. A luta promete. E o livro cumpre todas as promessas, de maneira poética, mágica, absolutamente encantadora.
Tue, 01 Jun 2021 - 03min - 26 - TC#24 Murilo Mendes e Ronald de Carvalho
Hoje falamos de Murilo Mendes, a expressão do surrealismo na poesia brasileira, e de Ronald de Carvalho, criador da revista literária Orpheu, importantes no panorama literário português, contribuindo decisivamente para a introdução do modernismo em Portugal.
Você pode ter acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, no site: www.podpage.com/taba-cultural.
Thu, 27 May 2021 - 16min - 25 - TC#23 1499 O Brasil antes de Cabral
1499 - O BRASIL ANTES DE CABRAL, de Reinaldo José Lopes, da editora Harper Collins, desvenda um mundo complexo e extraordinário dos povos que viviam no que chamamos de Brasil. E em extensão de toda a América. O livro relata como viviam os habitantes deste território, quando da chegada dos invasores europeus, e não resistiram ao poder das armas, da pólvora e, principalmente, devidos aos microrganismos que eles trouxeram para cá, durante o período da colonização. Mostra que tribos podem ter sido dizimadas sem nunca terem visto um branco, como consequência da contaminação levada por outros índios para o interior das matas, para os sertões.
Tue, 25 May 2021 - 05min - 24 - TC#22 Raimundo Correia e Lima Barreto
As trajetórias do poeta Raimundo Correia, sonetista de As Pombas e de Mal Secreto, e do escritor Lima Barreto, romancista de Triste Fim de Policarpo Quaresma e contista de O homem que sabia javanêseA Nova Califórnia, que por seu estilo despojado e coloquial, Manuel Bandeira o classificou como o autor da "fala brasileira".
Lembramos que você pode acessar a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, visitando nosso site: www.podpage.com/taba-cultural/
Se você gosta de nossa proposta em defesa das letras, dos autores e da cultura nacional, indique a um amigo, a uma amiga, dê sua curtida no que gostar e use os comentários para suas observações e sugestões, assim você estará nos ajudando a fazer um programa melhor, o que muito agradecemos.
Thu, 20 May 2021 - 20min - 23 - TC#21 Malba Tahan e Rubem Fonseca.
As trajetórias de Júlio César de Melo e Sousa, conhecido como Malba Tahan, e do escritor e roteirista Rubem Fonseca. A biografia do mais célebre escritor de contos árabes e professor de matemática do Brasil, assim como seu personagem, Malba Tahan, nos enche de curiosidade para saber quando começa um e quando começa o outro. Enquanto as obras de um dos maiores ficcionistas brasileiro, Rubem Fonseca, retratam a luxúria e a violência urbana, em um mundo onde marginais, assassinos, prostitutas, miseráveis e delegados de polícia se misturam. A história através da ficção é também uma marca de Rubem Fonseca, como nos romances "Agosto" (seu livro mais famoso) em que retratou as conspirações que resultaram no suicídio de Getúliop Vargas, e em "O Selvagem da Ópera" em que retrata a vida do compositor Carlos Gomes. Lembramos para que visite nosso site www.podpage.com/taba-cultural, que lá você encontrará todos os episódios lançados e as atualizações semanais. Se você gosta de nosso podcast, de nossa proposta em defesa das letras e da cultura nacional, indique a um amigo, a uma amiga, deixe seu like no que gostar, e use os comentários para suas observações e sugestões, assim você estará nos ajudando a fazer um programa melhor, o que muito agradecemos.
Thu, 13 May 2021 - 17min - 22 - TC#20 Alencar e Nélida, o fundador e a experimentalista.
As trajetórias do romancista José de Alencar, fundador de nossa literatura e do romance brasileiro, e de Nélida Pinon, uma de nossas mais criativas escritoras, uma mulher que pensa o cotidiano e a eternidade.
Thu, 06 May 2021 - 18min - 21 - TC#19 Jorge de Lima e Alberto de Oliveira, príncipes da poesia.
Hoje falamos do poeta e escritor Jorge de Lima, de Invenção de Orfeu, e do grande sonetista Alberto de Oliveira. A novidade é que nosso podcast agora tem casa própria, o site: www.podpage.com/taba-cultural, onde você irá encontrar todos os episódios lançados e outas novidades.
Thu, 29 Apr 2021 - 18min - 20 - TC#18 As Meninas e Eu
Hoje falamos das trajetórias de Lygia Fagundes Telles, romancista de "As Meninas", que tem como pano de fundo a ditadura militar, e de Augusto dos Anjos, poeta do Eu, que apesar de sua linguagem rebuscada, intransponível às vezes, é um dos poetas mais populares do país.
Thu, 22 Apr 2021 - 17min - 19 - Taba Cultural (Trailer)Fri, 16 Apr 2021 - 00min
- 18 - TC#17 Do Sítio do Pica-Pau Amarelo à Pasárgada.
As trajetórias do polemista Júlio Ribeiro, do romance "A Carne", do agitador intelectual Monteiro Lobato, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e do lirismo mal comportado de Manuel Bandeira, de Libertinagem.
Thu, 15 Apr 2021 - 22min - 17 - TC#16 Um degredo, um internato e um cortiço
As trajetórias de Basílio da Gama, de A Resignação, Raul Pompéia, de O Ateneu e Aluísio de Azevedo, de O Cortiço.
Thu, 08 Apr 2021 - 20min - 16 - TC # 15 Chico Xavier e Gregório de Matos, o guia e o Boca do Inferno.
Falamos hoje das trajetórias de CHICO XAVIER, escritor e espírita, que mais escreveu e publicou livros no Brasil, perseguido por suas posições espirituais e suas atividades sociais, e de GREGÓRIO DE MATOS, primeiro poeta importante do país, também um perseguido pelo clero, pelos poderosos e homens de negócios, por suas obervações políticas e sociais feitas em seus poemas, o que lhe renderam o apelido de O boca do inferno.
Thu, 01 Apr 2021 - 18min - 15 - TC#14 Afonso e Thiago, poetas brasileiros!
Affonso Romano de Sant'Anna, de Assombro, e Thiago de Melo, de Os Estatutos do Homem, não se contentaram em ser dois expoentes de nossa poesia, uma poesia engajada que se fez voz do povo, foram além como pessoas públicas. Cada um a seu modo defenderam e trabalharam pelo desenvolvimento humano e intelectual do país, e nos engrandecem como nação.
Thu, 25 Mar 2021 - 19min - 14 - TC#13 Do Brasil profundo aos Príncipes da PoesiaThu, 18 Mar 2021 - 16min
- 13 - TC#12 A voz dos excluídos
As trajetórias de Castro Alves, príncipe dos poetas, cantor dos escravos, Carlos Heitor Cony, de Quase Memória, e Carolina de Jesus, nossa primeira escritora negra. Os dois primeiros estiveram ao lado dos excluídos, e a terceira, ela própria a excluída, ousou levantar sua voz e fez com sucesso, tornando-se uma das escritoras brasileiras mais conhecidas no exterior.
Thu, 11 Mar 2021 - 24min - 12 - TC#11 É certo que a República vai tortaThu, 04 Mar 2021 - 17min
- 11 - TC#10 O garoto de programa que chegou a ser um bestseller.Thu, 25 Feb 2021 - 16min
- 10 - TC#9 Da Autocrítica de Deus ao Príncipe dos ProsadoresThu, 18 Feb 2021 - 19min
- 9 - TC#8 Um dia para eles.
O que o jornalista e escritor Fernando Gabeira tem a ver com o autor de "Memórias de um gigolô" e o de "Visita a casa paterna", além do ofício de escrever?
Thu, 11 Feb 2021 - 20min - 8 - TC#7 Bárbara Heliodora - primeira poeta do Brasil.Thu, 04 Feb 2021 - 19min
- 7 - TC#6 História do livro
Das paredes das cavernas ao e-book, o esforço humano para se comunicar, compreender e explicar o mundo. Mais um soneto de Machado de Assis. Episódio final da primeira temporada.
Wed, 30 Dec 2020 - 10min - 6 - TC#5 A História da Escrita
Dos desenhos nas cavernas ao nosso alfabeto, o ser humano vem se comunicando com imagens, signos e letras. Machado de Assis e seu soneto Círculo Vicioso.
Tue, 29 Dec 2020 - 11min - 5 - TC#4 A importância da leitura
A importância da leitura no desenvolvimento pessoal, e para o empoderamento nacional. Lima Barreto e seu conto "Milagre do Natal".
Mon, 21 Dec 2020 - 20min - 4 - TC#3 Caminhos para publicar.
Dicas para quem quer publicar um livro, os caminhos tradicionais e a autopublicacão. Arthur Azevedo e seu conto: A Conselho do Marido.
Thu, 03 Dec 2020 - 09min - 3 - TC #2 A Escrita e o Escritor
Uma coisa é escrever, outra é ser escritor. O que é preciso para ser um escritor? O Espelho, a questão da identidade.
Thu, 19 Nov 2020 - 12min - 2 - TC#1 Palavras do Caos
Homenagem a José Régio, de Cântico Negro. O que é podcast? Palavras do Caos: antologia de poesia e prosa na pandemia.
Sat, 14 Nov 2020 - 14min - 1 - TC#0 Introdução.
Você escreve? Nós publicamos! Convite para que publique seu livro. Resumo do que fizemos este ano. Esopo, Fernando Pessoa, pensamentos, poesia, boas histórias.
Fri, 06 Nov 2020 - 08min
Podcasts similaires à Taba Cultural
- Prova Oral Antena3 - RTP
- Vamos Todos Morrer Antena3 - RTP
- isso não se diz Bruno Nogueira
- Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
- A História repete-se Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho
- FALA COM ELA INÊS MENESES
- Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
- Guerra Fria José Milhazes e Nuno Rogeiro
- A Grande Provocadora Observador
- A História do Dia Observador
- E o campeão é... Observador
- E o Resto é História Observador
- Gabinete de Guerra Observador
- Expresso da Manhã Paulo Baldaia
- Contas-Poupança Pedro Andersson
- Bloco Central Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
- O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
- Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
- RFM - Fridayboyz RFM
- Irritações SIC
- Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
- Eixo do Mal SIC Notícias
- Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
- Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias