Filtrer par genre

Um pouco mais de azul

Um pouco mais de azul

Um pouco mais de azul

Rita Taborda Duarte junta-se aos "Sinais" de Fernando Alves, ao "Tabu" de Francisco Louçã e os três falam sobre política, literatura e tudo o resto. Sai quinzenalmente às quintas feiras. Música de Filipe Melo, realização de Miguel Bordalo, grafismo de Tiago Tavares e produção de Joana Louçã.

21 - Prosápia
0:00 / 0:00
1x
  • 21 - Prosápia

    Rita Taborda Duarte vai abordar a crise de narração do coreano Byung-Chul Han; Francisco Louçã vai tratar da arte política da poderação, vai referir-se aos estratagemas do Chega e às vicissitudes orçamentais; e Fernando Alves trata de sátiros, galos e galarós com esporões de guerra, e prosápia, claro!

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 05 Dec 2024
  • 20 - Número

    Fernando Alves conta as inúmeras razões para termos escolhido a palavra “número”, e talvez conferir as contas do Orçamento. Francisco Louçã fala das escolhas de circo, do número do INEM e de outras numerologias. Rita Taborda Duarte multiplica imagens por poemas e palavras em torno de dois livros, Metamorfoses, de Jorge de Sena, e Onde Vais, por Esse Trilho, com o Canto da Toutinegra?, de Duarte Belo e Fernando Alves.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 21 Nov 2024
  • 18 - Daimoso

    O que é que junta um economista, um jornalista e uma poeta neste #podcast “Um pouco mais de azul”?

    Rita Taborda Duarte vai debruçar-se sobre o livro de não ficção literária "O que é meu", livro de estreia de José Henrique Bortoluci. Um modo daimoso, generoso, de contar a História do Brasil, e suas feridas, através da sua própria experiência. Fernando Alves mostra a enorme distância que existe entre Miguel Torga e Ricardo Leão, o polémico autarca de Loures. Francisco Louçã aborda o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos e também o conflito nas periferias de Lisboa.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 07 Nov 2024
  • 17 - Necear

    Neste episódio a palavra escolhida é necear. 

    Rita Taborda Duarte vai falar do livro Nada, da escritora catalã Carmen Laforet, editado em 1945 e que foi agora reeditado em Portugal. Francisco Louçã trata de duas formas de necear: trumpizar (enquanto comenta a cadeira de cidadania para a AD), e usar o Chat GPT para saber se o Orçamento do Estado é de esquerda ou de direita. Fernando Alves destaca o momento em que Luís Montenegro neceou, ao associar Cavaco Silva ao transformismo, uma disciplina na qual, seguramente, o professor não se reconhecerá.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 24 Oct 2024
  • 16 - Íncola

    O que fazem um jornalista, um economista e uma poeta, neste episódio do podcast Um pouco mais de azul? Sob o mote de íncola, palavra rara, Fernando Alves sustenta que gente emigrada é tão íncola como um menino da linha ou… o engenheiro Moedas; Francisco Louçã refere-se ao modo como se vive a novela do Orçamento do Estado, mas também da situação na Faixa de Gaza e da invasão do Líbano. Rita Taborda Duarte habita o livro de Djamilia Pereira de Almeida, Toda a ferida é uma beleza, para pensar como aí se vive a procura de um lugar que "seja o seu".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 10 Oct 2024
Afficher plus d'épisodes