Filtrar por género
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Publicado no fim da tarde
- 1335 - PGR: a pressão pela denúncia contra Bolsonaro
*) Como nós já falamos aqui no 15 Minutos, o impacto político do caso das explosões no STF pode ser sentido, por exemplo, em um possível enfraquecimento das propostas de anistia a presos do 8 de janeiro.
Neste episódio, o assunto é mais especificamente sobre o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Como o caso do homem que explodiu as bombas no Supremo aumenta a pressão para a Procuradoria-Geral da República denunciar o ex-presidente.
O convidado para falar do assunto é Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo.Tue, 19 Nov 2024 - 1334 - Janja xinga Musk e prejudica Lula
*) O encontro de representantes das maiores potências mundiais acontece aqui no Brasil. Nos dias que antecederam a cúpula dos presidentes do G20, quem chamou a atenção, inclusive internacionalmente, foi a primeira-dama brasileira, Rosângela Lula da Silva, a Janja.
Durante um encontro do chamado G20 Social, voltado para influenciadores digitais, Janja defendia a regulamentação das redes sociais quando o sinal sonoro de um navio interrompeu sua fala. Lembrando: o evento aconteceu na região portuária do Rio de Janeiro. Na tentativa de fazer uma piada, afirmou: "Deve ser o Elon Musk". Em seguida, usou uma expressão bastante vulgar, em inglês, para ofender o bilionário norte-americano.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre como, além do simples “pegar mal”, a fala de Janja poderia representar mais problemas para Lula e o governo. O convidado é o Diogo Schelp, jornalista e colunista aqui da Gazeta do Povo.Mon, 18 Nov 2024 - 1333 - Bombas no STF: impactos políticos
*) É claro que, para além da investigação policial, o caso das explosões em Brasília deixa uma série de impactos políticos. O homem responsável pelo ataque, e que morreu em uma das explosões, é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Ele foi candidato a vereador pelo PL em 2020, na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina. Ao longo dos anos, havia deixado várias mensagens com teor político, e até de ameaças a autoridades, nas redes sociais.
Entre os impactos políticos que podem vir está, por exemplo, a tentativa de afastar qualquer debate em torno da proposta de anistia a presos do 8 de janeiro. Sinais já foram dados, inclusive pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável, no Supremo, pelos inquéritos que investigam os atos.
As repercussões políticas e as investigações do caso do homem que explodiu bombas em frente ao STF são o tema deste episódio do podcast 15 Minutos.
O convidado é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Thu, 14 Nov 2024 - 1332 - A novela do corte de gastos
*) Já virou uma verdadeira novela a história do pacote de corte de gastos a ser apresentado pelo Governo Federal. Até agora, muitas reuniões, encontros entre ministros e o presidente da República, e poucos anúncios.
O que se sabe é que está longe de haver consenso em relação à extensão do corte de gastos. Cada Ministério tem tentado segurar o máximo possível de recursos para as suas pastas. Isso está criando uma série de rusgas, inclusive com posicionamentos divergentes dentro do Partido dos Trabalhadores.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como o aguardado pacote de corte de gastos está causando ruídos políticos no Governo Lula. O convidado é o Wesley Oliveira, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.Wed, 13 Nov 2024 - 1331 - A polêmica da redução de jornada
*) Não se fala de outro assunto nas redes sociais. Eu tenho certeza que você já viu alguém comentando sobre a ideia da PEC para redução da jornada de trabalho 6x1. É importante dizer que, no aspecto oficial, a discussão ainda é muito incipiente. O texto ainda nem foi protocolado na Câmara.
O que se sabe até agora: de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), a proposta prevê a redução da jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em 4 dias por semana. Assim, no lugar do sistema chamado 6x1, que estabelece um dia de folga para cada seis trabalhados, passaria a vigorar a jornada de 4x3, com quatro dias trabalhados e três de descanso.São diferentes visões sobre o tema.
Uma reportagem da Gazeta do Povo mostra que pode estar havendo uma certa armadilha para empresas e trabalhadores. Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a ideia da redução da jornada de trabalho 6x1 e o intenso debate sobre o tema.
A convidada é a Rose Amantéa, da equipe de Economia da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre esse assunto.Tue, 12 Nov 2024 - 1330 - O pragmatismo de Bolsonaro
*) Como nós falamos aqui no podcast 15 Minutos, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos vários partidos que já anunciaram os posicionamentos nas eleições para presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Na Câmara, o nome é o de Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL). No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), grande favorito para ser o sucessor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
As escolhas do PL de apoiar os dois candidatos contaram com as bênçãos da principal figura do partido. O ex-presidente Bolsonaro, claro. Isso apesar de algumas vozes dissonantes dentro do partido, que não gostam da ideia de apoiar candidatos do centrão nas Casas.
Esse episódio do podcast 15 Minutos analisa os motivos que levam Bolsonaro a apoiar Hugo Motta na Câmara e Davi Alcolumbre no Senado. A convidada para analisar o assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Mon, 11 Nov 2024 - 1329 - EUA: derrota total dos democratas e alerta no PT
*) A derrota acachapante sofrida pelo Partido Democrata na eleição dos Estados Unidos que servem de alerta também por aqui, mais ao sul da América, para a esquerda.
Vários analistas, ouvidos em reportagem da Gazeta do Povo, apontam a lição de que, se não se reconectar com os anseios do cidadão comum, o Partido Democrata será arruinado. E, de certa maneira, esse alerta serve para o PT e a esquerda brasileira.
Se seguir pelo mesmo caminho, também cairá em desgraça nas eleições gerais de 2026, após o tombo que levou nas urnas nas eleições municipais deste ano.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a derrota dos democratas nos EUA e o temor da esquerda no Brasil. O convidado para analisar o assunto é Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre esse assunto.Fri, 08 Nov 2024 - 1328 - Os juros e a esquerda
*) O Banco Central decidiu, mais uma vez, subir a taxa básica de juros. E, dessa vez, com ainda mais força. O Comitê de Política Monetária anunciou a elevação da Selic de 10,75% para 11,25% ao ano, um aumento de 0,5%.
O aumento teve a concordância de todos os membros do Comitê.É claro que a decisão já desencadeou reclamações, especialmente da esquerda. Até porque o anúncio do Copom acontece em meio ao debate sobre o pacote de corte de gastos do governo, que também enfurece boa parte da base de apoio do PT e, portanto, do governo Lula.
Mas, afinal: será que são os juros mesmo os culpados pelo desequilíbrio das contas públicas? É tudo culpa do fato de se querer agradar os “rentistas”, como boa parte da esquerda defende?
Esse episódio do podcast 15 Minutos analisa os temas. O convidado é jornalista Fernando Jasper, editor de Economia e colunista aqui da Gazeta do Povo.Thu, 07 Nov 2024 - 1327 - Trump está de volta
*) Uma vitória que surpreendeu o mundo pelo tamanho. As pesquisas apontavam que seria uma disputa bem mais acirrada do que acabou sendo no final. O republicano Donald Trump volta à Casa Branca, depois de ter perdido a reeleição em 2020.
Há grande expectativa sobre como será esse novo mandato. Especialmente em temas como o protecionismo, a imigração e as guerras pelo mundo.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o que esperar do novo mandato de Donald Trump nos EUA. O convidado para falar do assunto é Jones Rossi, editor de Ideias, da Gazeta do Povo.Wed, 06 Nov 2024 - 1326 - Lula de olho nos EUA
*) Como já falamos no último episódio do podcast 15 Minutos, o governo brasileiro acompanha com atenção a eleição para a presidência dos Estados Unidos.
No caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma eventual vitória do republicano Donald Trump poderia representar o enfraquecimento de algumas pautas globais que o brasileiro vem tentando emplacar. Até por isso, Lula já deixou bem claro a torcida por uma vitória da candidata democrata, Kamala Harris.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós continuamos a analisar os impactos da eleição dos EUA para o Brasil e para o governo Lula. O convidado é o Wesley Oliveira, da equipe de República, que assina reportagem sobre o assunto.Tue, 05 Nov 2024 - 1325 - Trump ou Kamala? Os impactos no Brasil
*) Os olhos do mundo estão voltados para os Estados Unidos nesta terça-feira. É o dia da tão aguardada eleição, que coloca frente a frente a atual vice-presidente, a democrata Kamala Harris, e o ex-presidente norte-americano, o republicano Donald Trump. As pesquisas indicam uma disputa acirradíssima. E nas horas finais, os dois candidatos concentraram esforços nos chamados estados pêndulos, que podem ser decisivos para a eleição.
Mais do que decidir os rumos do país, a escolha do futuro ou da futura ocupante da Casa Branca repercute em todo mundo, incluindo, claro, o Brasil.
Neste episódio do podcast 15 minutos nós falamos sobre a expectativa da eleição dos Estados Unidos e os impactos para o Brasil e o mundo.
O convidado para analisar esse assunto é o Diogo Schelp, jornalista e colunista aqui da Gazeta do Povo.Mon, 04 Nov 2024 - 1324 - Lula x Maduro: escalada na crise
*) Depois de anos de apoios, afagos, “passadas de pano”, etc, parece que, agora, as relações entre Lula e o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, azedaram. A escalada chegou a um nível em que o perfil oficial da Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela, controlada pelo chavismo, publicou uma montagem em suas redes sociais em um claro tom de ameaça ao Brasil.Com direito até a imagem borrada do presidente da República brasileiro.
Os primeiros desentendimentos entre os países tiveram início logo após a fraude eleitoral que deu “vitória” a Maduro, em julho, quando o Brasil não reconheceu os resultados.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a escalada da crise entre Lula e o ditador Nicolás Maduro. O convidado para falar do assunto é Luis Kawaguti, editor de República da Gazeta do Povo.Fri, 01 Nov 2024 - 1323 - Hugo Motta, o favorito na Câmara
*) Ao que tudo indica, a eleição da Câmara dos Deputados está próxima de ter uma fatura liquidada. Com apoios de grandes (e antagônicas) bancadas, como as de PT e PL, o deputado Hugo Motta, do Republicanos, deve ser o sucessor de Arthur Lira na presidência da Casa.
Este episódio do podcast 15 Minutos detalha mais sobre quem é Hugo Motta e como ele conseguir agregar tantos apoios para a eleição da Câmara dos Deputados. A convidada é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília, que acompanha de perto esse tema.Thu, 31 Oct 2024 - 1322 - José Dirceu: caminho livre na política
*) Um petista histórico ensaia a volta à vida pública. Com um belo empurrãozinho do STF, mais especificamente, do ministro Gilmar Mendes, José Dirceu tem o caminho livre para voltar à política. Nesta semana, Mendes anulou todos os atos processuais conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro contra Dirceu no âmbito da operação Lava Jato.
Na decisão monocrática, Gilmar Mendes alegou a existência de "elementos concretos" de que Moro utilizou o processo contra Dirceu como parte de uma estratégia maior para chegar ao então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Recentemente, em entrevista à Gazeta do Povo, concedida antes da decisão de Gilmar Mendes, José Dirceu já ensaiava que gostaria de voltar à Câmara dos Deputados.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o caminho livre de José Dirceu para voltar à política, após a decisão do STF. O convidado é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.Wed, 30 Oct 2024 - 1321 - O PT em crise
*) O Partido dos Trabalhadores está em crise. Pelo menos é o que deram a entender as declarações dos últimos dias do ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, e a reação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
É claro que o pano de fundo da discussão é o desempenho decepcionante do Partido nas eleições municipais. Não faltam leituras sobre como o PT, e a esquerda, como um todo, fracassou no pleito municipal. E o sinal de alerta já está ligado.
Esse episódio do podcast 15 Minutos analisa a crise interna no PT de Lula. O convidado é o jornalista e colunista da Gazeta do Povo, Guilherme Macalossi.Tue, 29 Oct 2024 - 1320 - Força do antipetismo e vitória da centro-direita*) O segundo turno das eleições municipais deixou evidentes alguns aspectos. Vários deles já vinham do primeiro turno e foram, de certa maneira, confirmados. Entre eles, estão a predominância das vitórias de partidos de centro e de direita. Também o grande número de prefeitos que foram reeleitos.
Houve, ainda, as derrotas da esquerda em algumas das principais cidades em que estava no segundo turno. O antipetismo parece que segue como uma força política aqui no país. Lula e Bolsonaro tiveram derrotas. Mas, também, algumas vitórias. Ao mesmo tempo em que alguns governadores saíram fortalecidos de todo o processo.
O impacto político do segundo turno da eleição municipal é o tema deste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República, da Gazeta do Povo.Mon, 28 Oct 2024 - 1319 - Quem vai comandar o Senado?
*) Nós falamos recentemente aqui no 15 Minutos sobre como está esquentando a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, na sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
Hoje, nós vamos olhar para a outra Casa do Congresso Nacional. Lá, há um franco favorito para ocupar a presidência. Aliás, o termo certo seria reocupar, já que ele já foi o presidente do Senado. É Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Um nome que agrada ao governo Lula. Agrada, também, a ministros do STF. Mas pode desagradas parte da oposição.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na presidência do Senado Federal. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, que acompanha de perto as notícias do Legislativo.Fri, 25 Oct 2024 - 1318 - Eleição: disputas acirradas no 2º turno
*) É a reta final da campanha eleitoral de 2024. Ao todo, haverá segundo turno das eleições municipais em 51 municípios, no próximo domingo (27).
Em relação às capitais do país, são 15 onde os eleitores voltarão às urnas para decidir o comando do Executivo municipal pelos próximos 4 anos.Em algumas, o quadro mostra certa vantagem para uma ou outra candidatura. Em outras, disputa acirrada.
Este episódio do podcast 15 Minutos traz um panorama do segundo turno da eleição municipal em algumas das principais capitais do país. O convidado para falar do assunto é o Gustavo Ribeiro, da equipe de Eleições aqui da Gazeta do Povo.Thu, 24 Oct 2024 - 1317 - Sucessão de Lira: candidato da oposição?
*) O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, vem se estabelecendo como o maior partido de direita no país. Já tem números que reforçam essa posição, como as bancadas na Câmara e no Senado. Acontece que, ao mesmo tempo, o partido, de certa forma, convive com uma parcela de parlamentares que ainda são bastante vinculados ao chamado Centrão.
Esse cenário está aparecendo no processo de sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados. O que acontece: O deputado federal Marcel Van Hatten (Novo-RS), e outros parlamentares da direita, estão defendendo uma candidatura da oposição para a eleição à presidência da Casa, que ocorrerá em fevereiro.
A iniciativa, porém, sofre resistências no Partido Liberal, que também avalia apoiar um nome ligado ao Centrão.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a pretensão de alguns parlamentares da oposição de lançar candidato à sucessão de Arthur Lira na Câmara dos Deputados. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assinou reportagem sobre o tema.Wed, 23 Oct 2024 - 1316 - Governo Lula: cofres cheios com arrecadação de impostos
*) Os cofres do governo Lula estão cheios. Relatório publicado pela Receita Federal mostra que a arrecadação de impostos e outras receitas federais subiu quase 10% em termos reais de janeiro a setembro e renovou recordes.
Esse aumento é reflexo das medidas de aumento de tributação, implantadas a partir de 2023, e que fazem parte do esforço do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para ajustar as contas públicas pelo lado das receitas.
Mas é isso. Pelo lado das receitas. Pouco se fala de corte de gastos. Aliás, até foi falado recentemente, tanto pelo ministro Haddad, quanto pela ministra do Planejamento, Simone Tebet. Mas será que as futuras medidas (ainda não detalhadas) irão conseguir atacar a raiz do problema?
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a situação dos cofres do governo Lula. O convidado é o Fernando Jasper, editor de Economia e colunista aqui da Gazeta do Povo.Tue, 22 Oct 2024 - 1315 - Lula ausente do encontro do Brics
*) O acidente doméstico sofrido pelo presidente Lula fez com que ele tivesse que cancelar a viagem à Rússia, onde iria participar presencialmente da cúpula dos BRICS. Agora, o petista até vai estar nas discussões, mas de forma remota.
A ausência de Lula evita, por exemplo, que fosse feita uma foto do brasileiro ao lado do ditador russo, Vladimir Putin. Foto essa que poderia prejudicar ainda mais a imagem do petista junto aos parceiros ocidentais.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a cúpula do Brics e os possíveis impactos da ausência de Lula. O convidado é o jornalista Diogo Schelp, colunista da Gazeta do Povo.Mon, 21 Oct 2024 - 1314 - A novela das emendas parlamentares
*) Tem mais capítulos na briga envolvendo as emendas parlamentares. Líderes do Congresso se movimentam para aumentar a pressão sobre o Palácio do Planalto na disputa sobre o tema.
A questão é que essa articulação deve impactar, por exemplo, a votação de projetos de interesse do governo, especialmente do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O debate sobre o tema voltou a ganhar força nos últimos dias, já que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter suspensos os pagamentos.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as novas etapas da novela das emendas parlamentares, com a briga envolvendo Congresso, Supremo e Governo Lula. O convidado para analisar o assunto aqui é o Wesley Oliveira, da equipe de República da Gazeta do Povo.Fri, 18 Oct 2024 - 1313 - Van Hattem e a imunidade parlamentar
*) Mais uma vez, vem do Congresso Nacional uma insatisfação com medidas e ações vindas do Supremo Tribunal Federal. Dessa vez, o alvo principal é o deputado federal Marcel Van Hattem, do Novo-RS.
Van Hattem usou a tribuna da Câmara para falar que foi intimado a comparecer na Polícia Federal, para explicar um pronunciamento feito em agosto, quando criticou a atuação do delegado Fábio Shor, da corporação, e o chamou de "covarde e bandido". Shor é responsável por investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.
O caso levanta uma discussão sobre a imunidade parlamentar. O jurista André Marsiglia, por exemplo, disse à Gazeta do Povo que considera que a denúncia contra Van Hattem, num inquérito que corre sob sigilo de justiça, é "inconstitucional e abusiva", por ferir as liberdades constitucionais de expressão e funcional.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o caso da investigação contra o deputado Marcel van Hattem no STF. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Thu, 17 Oct 2024 - 1312 - Caixa: as mudanças no financiamento
*) A Caixa Econômica Federal é o principal banco do país para financiamento de imóveis. Portanto, quando há anúncios de mudanças em algumas regras, é normal que apareçam dúvidas e questionamentos. É o caso agora. E uma reportagem da Gazeta do Povo mostrou que, com falta de recursos da caderneta de poupança, a Caixa se viu obrigada a frear o fechamento de contratos de financiamento de imóveis.
Inclusive, algumas pessoas ligadas ao setor imobiliário informaram à Gazeta do Povo que o banco estatal estaria sem lastro de funding, que são as fontes de financiamento destinadas a contratos de aquisição de imóveis.
Esse cenário é o tema deste episódio do podcast 15 Minutos. A convidada é a Roberta Ribeiro, que assina a reportagem da editoria de Economia da Gazeta do Povo.Wed, 16 Oct 2024 - 1311 - Eleições: os sinais de 2024 para a direita em 2026
*) Não é segredo que na política funciona mais ou menos assim: mal acabou uma eleição, já começa a disputa da próxima.
Pra trazer pro cenário atual: o resultado dessa eleição municipal que estamos vivendo já é levado em conta para traçar a disputa de 2026.
Daqui a dois anos, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve tentar a reeleição para mais um mandato. Por outro lado, na direita, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um virtual desafiante, está inelegível no momento. Esse fato abre a possibilidade de emergir uma nova liderança.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como as eleições de 2024 reabrem, de certa maneira, uma disputa pelo nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como possível liderança para a eleição de 2026. O convidado para analisar o assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.Tue, 15 Oct 2024 - 1310 - Esquerda contra as escolas cívico-militares
*) Um tema ligado à educação está unindo governo Lula, ONGs e partidos de esquerda: as escolas cívico-militares. No momento, há no STF alguns processos que unem esses personagens para atacar o modelo de escola, impulsionado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que conquistou popularidade e apoio entre pais de estudantes.
Nos últimos anos, o modelo de escola cívico-militar atingiu a maioria dos estados.Isso porque, famílias, governadores e prefeitos conservadores aderiram em massa. Os defensores tratam o modelo como caso de sucesso na educação brasileira.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as ações no STF que contestam e querem até acabar com as escolas cívico-militares. O convidado para falar do assunto é o Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.Mon, 14 Oct 2024 - 1309 - Bastidores do avanço da pauta anti-STF
*) A semana que passou ficou marcada por um avanço, na Câmara dos Deputados, de alguns projetos do chamado pacote anti-STF.
Nesse episódio do podcast 15 Minutos, nós vamos falar sobre algumas coisas que estão por trás dessa aprovação. Por exemplo: apesar do apoio de parlamentares de partidos do Centrão na aprovação das PECs, esses temas não serão prioridade do grupo nos próximos meses. Por quê? E mais: qual a relação entre essas propostas, que limitam os poderes do Supremo, e a sucessão de Arthur Lira na Câmara. Sem contar a questão das emendas parlamentares, que também estão em jogo.
Para analisar todos esses bastidores do avanço do pacote anti-STF na Câmara, o convidado deste episódio é o Wesley Oliveira, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Fri, 11 Oct 2024 - 1308 - Direita mira o Senado em 2026
*) Nós já falamos aqui no 15 Minutos sobre como o primeiro turno da eleição municipal de 2024 acabou tendo uma certa demonstração de força tanto do centrão, quanto da direita, em várias cidades do pais. Por exemplo: em relação ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais do que a conquista de 523 prefeituras no primeiro turno, o destaque mais significativo para a legenda foi o volume de votos recebidos. Foram 15,7 milhões. Além de um bom desempenho nas capitais.
Não é segredo pra ninguém que muitos dos balanços feitos sobre resultados em 2024 já miram lá na frente, em 2026. No caso da direita, há um objetivo traçado: aumentar a participação no Senado Federal.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como o desempenho da eleição municipal de 2024 anima a direita, pensando na eleição para o Senado daqui a dois anos. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República. Ele assinou reportagem sobre o tema.Thu, 10 Oct 2024 - 1307 - O (tardio) retorno do X no Brasil
*) Foi em 30 de agosto que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a suspensão da rede social X em todo o Brasil. Quarenta dias depois, uma nova decisão de Moraes voltou a liberar o funcionamento da plataforma para os brasileiros.
Mas o detalhe é que, desde a última sexta-feira (4), antevéspera do primeiro turno das eleições municipais, a rede social já havia cumprido todas as determinações para voltar ao ar no Brasil.
Ainda assim, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) postergou a autorização para a plataforma voltar a ficar disponível dentro do país, basicamente por trâmites burocráticos ou razões meramente formais.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a volta do funcionamento da rede social X no Brasil. O convidado para falar do assunto é o Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo, que acompanha de perto o assunto.Wed, 09 Oct 2024 - 1306 - Parentes de vítimas de crimes são eleitos em 2024
*) Não é novidade que alguns famosos, personalidades, tentem uma entrada na política. Em 2024, não foi diferente. Neste grupo estão também algumas pessoas que não eram famosas, mas que acabaram ganhando enorme projeção depois de tragédias pessoais. Isso acaba, muitas vezes, sendo uma espécie de combustível para tentar entrar na vida pública.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós vamos falar sobre alguns parentes de vítimas de tragédias que foram eleitas no último domingo.
Também falamos sobre alguns famosos, celebridades, que até tentaram, mas não tiveram sucesso.
A repórter Tatiana Azevedo, da editoria de República da Gazeta do Povo, é a convidada para falar do assunto.Tue, 08 Oct 2024 - 1305 - Eleição: a força do centrão e da direita
*) Encerrado o primeiro turno das eleições municipais, é hora de análises de partidos e políticos sobre os vencedores e os perdedores das urnas. De um lado, parece que o “centrão” sai, sim, vitorioso. Basta ver que partidos como PSD, MDB e PP ficaram na liderança no número total de prefeitura conquistadas.
Por outro lado, a direita, ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu mostrar força, com algumas conquistas e idas ao segundo turno. A esquerda parece ter patinado bastante, por mais que tenha conseguido, por exemplo, colocar Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno em São Paulo na disputa da maior cidade do país contra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o resultado do primeiro turno e os recados da eleição municipal. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.Mon, 07 Oct 2024 - 1304 - Economia: o otimismo da Moody’s
*) Foi com surpresa que economistas e o mercado financeiro aqui no Brasil viram a decisão da agência de classificação de risco Moody’s de elevar a nota de crédito aqui do país.
Alguns analistas ouvidos em reportagem da Gazeta do Povo classificaram como “precipitada” e “inconsistente” a decisão da agência.
Mas será que a economia do Brasil merece mesmo esse “voto de confiança”? Ou é uma questão de perspectiva?
Esse episódio do podcast 15 Minutos analisa o assunto e recebe como convidado o Fernando Jasper, editor de Economia e colunista aqui da Gazeta do Povo.Fri, 04 Oct 2024 - 1303 - O avião de Lula
*) A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um pequeno susto nos últimos dias, quando voltava do México, onde o petista acompanhou a posse da nova presidente do país, Cláudia Sheinbaum.
Logo após decolar, o avião presidencial teve uma pane, cuja natureza ainda não foi revelada pelo governo, e teve que voar por quase cinco horas na região do aeroporto para perder combustível e poder fazer um pouso não programado.
E estes problemas durante o voo teriam o feito o presidente Lula voltar a falar sobre a possibilidade da compra do novo avião presidencial, segundo apuração do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. A ideia não é nova e já esteve na mente do presidente.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o que já se sabe em relação ao incidente com o avião presidencial no México e a possibilidade de compra de uma nova aeronave para Lula. O convidado para falar do assunto é o Wesley Oliveira, da equipe de República da Gazeta do Povo.Thu, 03 Oct 2024 - 1302 - Guerra no Oriente Médio: a postura de Lula
*) O mundo acompanha com apreensão o acirramento da crise no Oriente Médio. Até onde vai essa nova fase da guerra, um conflito direto envolvendo Israel e Irã?
Com essa escalada de tensão no Oriente Médio nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem intensificado as críticas contra Israel. As declarações de Lula, assim como os comunicados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, são as evidências mais recentes de que o governo estaria abandonando a tradição de neutralidade da diplomacia brasileira, segundo analistas ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo.
Quem assina essa reportagem é a Carinne Souza, da equipe de República. Ela é a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos.Wed, 02 Oct 2024 - 1301 - Hezbollah e a tríplice fronteira
*) A guerra de Israel contra o Hezbollah deixa o mundo inteiro preocupado. Especialmente com a entrada do Irã nos ataques. Há risco de escalada ainda maior dos conflitos.
Na América do Sul, um dos reflexos desse momento é a preocupação com a segurança em uma área que é conhecida por ter a presença de integrantes ligados ao grupo libanês. Estamos falando da tríplice fronteira, envolvendo Brasil, Paraguai e Argentina.
Reportagem da Gazeta do Povo mostrou que autoridades em segurança pública dos três países fizeram reuniões a portas fechadas na segunda-feira (30), para tratar de possíveis impactos da guerra no Líbano sobre a tríplice fronteira.
A região é conhecida por servir de esconderijo e ponto de lavagem de dinheiro usado por terroristas e simpatizantes do Hezbollah. Paraguai e Argentina elevaram o nível de alerta de suas forças de segurança.
Quem assina essa reportagem é a Juliet Manfrin. Ela é a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos.Tue, 01 Oct 2024 - 1300 - A polarização e a eleição municipal
*) Já faz algum tempo que a política brasileira convive com a chamada polarização, representada especialmente por apoiadores do presidente Lula (PT), de um lado, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de outro. Aliás, a eleição presidencial mais concorrida da história da democracia brasileira, em 2022, consolidou esse processo de polarização. Naquele ano, diferente das eleições com votações diretas desde 1989, o resultado das urnas transbordou para a sociedade, com repercussões em relacionamentos e nas escolhas diárias da população.
Este fenômeno da polarização nacional pode ser decisivo nas eleições municipais pela primeira vez, com peso equivalente às propostas locais apresentadas nas campanhas a prefeito.
Recentemente, a Gazeta do Povo publicou uma matéria sobre esse tema. O convidado para falar do assunto é o Rafael Fantin, que assina essa reportagem.Mon, 30 Sep 2024 - 1299 - Esquenta a corrida pela sucessão de Lira
*) A disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados começa a ficar mais quente.
A eleição acontece somente em fevereiro do ano que vem, mas já há algum tempo já é o grande tema dos corredores da Casa. Afinal, Lira trabalha para eleger o sucessor. Isso tem envolvido uma série de negociações. A disputa pode até pode forçar o chamado Centrão a se dividir entre PL e governo na Câmara dos Deputados.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como está, nesse momento, a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O convidado para falar do assunto é o repórter Wesley Oliveira, que escreveu sobre o tema em reportagem recente aqui da Gazeta do Povo.Fri, 27 Sep 2024 - 1298 - Bets no Brasil: as novas polêmicas
*) Não é segredo pra ninguém que, já há algum tempo, o governo Lula (PT) está atrás de fontes de arrecadação. Nesse contexto, surgiu, no ano passado, a proposta de regulamentação dos sites de apostas esportivas, as chamadas bets. O projeto foi aprovado no Congresso com amplo apoio, inclusive de parlamentares governistas. Alguns deles, no entanto, agora parecem mudar de posição.
O tema das bets voltou à tona nos últimos dias no noticiário, principalmente depois da divulgação de uma nota técnica pelo Banco Central. O BC apontou que beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões com apostas online via Pix no mês de agosto.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o assunto e recebe como convidado Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Thu, 26 Sep 2024 - 1297 - Quando o X deve voltar no Brasil
*) O que falta para a rede social X voltar a funcionar para usuários aqui no Brasil?
Na prática, o que falta é uma nova decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitindo que a rede Elon Musk seja reativada. Para que essa decisão de Moraes possa eventualmente acontecer, a empresa tem mostrado disposição para cumprir as determinações do magistrado.
Até por isso, executivos do X trabalham para que a plataforma volte a ficar disponível para os usuários brasileiros “nos próximos dias”. Foi isso o que disse à Gazeta do Povo uma fonte ligada à empresa, que está em processo de reabertura no Brasil.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a expectativa de reativação do X aqui no Brasil.O convidado para falar do assunto é o Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Wed, 25 Sep 2024 - 1296 - Lula discursa na ONU
*) Como tradicionalmente acontece, o presidente brasileiro abriu os discursos dos chefes de estado na Assembleia Geral da ONU em Nova York. O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou bastante dentro do que era esperado. Houve alguns rápidos aplausos em apenas dois momentos: quando o brasileiro mencionou que nunca houve uma mulher no cargo de secretário-geral das Nações Unidas e quando falou que países da América Latina e da África são excluídos das cadeiras permanentes do Conselho de Segurança.
No mais, mesmo sem mencionar Elon Musk e a rede social X, Lula alfinetou o empresário. E retomou alguns temas, ligados ao meio ambiente e às guerras, além de voltar a defender a taxação dos super-ricos, pauta que o Brasil tenta emplacar mundialmente.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala exatamente sobre o discurso de Lula na ONU. O convidado para falar do assunto é Luis Kawaguti, editor de República da Gazeta do Povo.Tue, 24 Sep 2024 - 1295 - Israel, Hezbollah e a escalada na guerra
*) Mais uma vez a escalada de conflitos no Oriente Médio leva a um temor global de que uma guerra em escala ainda maior possa começar. Nessa nova etapa, Israel concentra as ações no Líbano, atacando alvos dos terroristas do Hezbollah.
O grupo libanês, aliás, é aliado do Hamas, responsável pelos ataques de 7 de outubro de 2023 em território israelense, que iniciaram a guerra.
Quais são os riscos de escalada do conflito nesse momento? E qual será o papel do Irã?
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa esses assuntos e recebe como convidado o Diogo Schelp, jornalista, coautor do livro "Correspondente de Guerra" e colunista aqui da Gazeta do Povo.Mon, 23 Sep 2024 - 1294 - A (possível) volta do horário de verão: remédio antigo para uma seca histórica
*) Um velho conhecido voltou para o arsenal de ferramentas do governo federal para enfrentar dificuldades no sistema elétrico. O horário de verão pode ser retomado depois de um hiato de 5 anos.
A recomendação foi feita pelo Operador Nacional do Sistema, como forma de colaborar com a redução no consumo de energia. Um remédio para contornar a pior seca em 94 anos, que desidrata a capacidade de geração no país, fortemente dependente das hidrelétricas.
O Ministro de Minas e Energia parece reticente, mas a decisão final caberá a Lula.
Segundo o Operador Nacional, o horário de verão poderia poupar R$ 400 milhões, graças à redução no acionamento das termoelétricas. Mais caras, elas estão de prontidão, por causa das chuvas abaixo da média, e começarão a pesar no bolso do consumidor já a partir de setembro, com cobrança extra na conta de luz determinada pelo acionamento da bandeira vermelha.
Este é o podcast 15 Minutos que, neste episódio, fala sobre a possível volta do horário de verão. Aposentado em 2019, ele ainda faz sentido para a economia de energia? A convidada é a jornalista Raphaela Ribas, setorista de Energia da Gazeta do Povo.Fri, 20 Sep 2024 - 1293 - O papel do governo na alta da taxa Selic
*) Mais de dois anos depois, a taxa básica de juros volta a subir no país. Uma alta que já era esperada pelo mercado e que deve abrir uma esteira de novos aumentos nos próximos meses.
A decisão, tomada por unanimidade pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, levou a Selic de 10,5% para 10,75% ao ano como forma de esfriar a economia, que anda mais aquecida do que o esperado e, como consequência, vem empurrando para cima a inflação.
O panorama atual da economia brasileira, caracterizado por um Produto Interno Bruto (PIB) movido a consumo, é fruto de iniciativas do governo federal, que fizeram a economia crescer além do que poderia. O resultado? Mais demanda do que oferta e preços avançando de acordo, conforme rege o velho princípio econômico.
Este é o podcast 15 Minutos que, neste episódio, fala sobre o papel do governo Lula na alta da taxa Selic, a primeira promovida pelo Banco Central desde agosto de 2022. O convidado para esta análise é o jornalista Fernando Jasper, editor de Economia da Gazeta do Povo.Thu, 19 Sep 2024 - 1292 - Dino: mais uma face do ativismo judicial no STF
*) Começou com a determinação de prazo para o aumento no efetivo de combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. E, a partir dela, as ordens dadas ao governo pelo ministro Flávio Dino, do STF, se multiplicaram (tal qual as queimadas que atingem recorde de focos em 2024).
Da ampliação de efetivo para o enfrentamento emergencial até a determinação de mutirões formados por forças de segurança, Dino tem usado a caneta para coordenar ações que caberiam ao Executivo, sob alegação que destaca a gravidade da crise.
O protagonismo assumido pelo aliado de Lula deixa margem para dúvida: ele age para acelerar a atuação federal, atrasada diante da tragédia? Ou espelhado na atuação do colega de Corte, Alexandre de Moraes, cujos excessos anteriores não enfrentaram resistência?
Este é o podcast 15 Minutos, que neste episódio analisa as decisões de Flávio Dino sobre os incêndios que assolam o país - e que escalam o ativismo judicial no STF. O convidado é o jornalista Silvio Ribas, do time de República da Gazeta do Povo.Wed, 18 Sep 2024 - 1291 - As prioridades do Congresso no pós eleições
*) Desde agosto, quando foi iniciada a campanha para as eleições municipais de 2024 (marcadas para o 6 de outubro), o Congresso Nacional trabalha com freio de mão puxado para acomodar o interesse e a participação dos parlamentares nos pleitos locais.
O ritmo mais lento, tanto na Câmara quanto no Senado, fez com que uma série de projetos ficasse parada, com expectativa de retomada ao final do primeiro turno. Outros temas tiveram discussão adiada para esperar por ambiente mais favorável à discussão, a partir do mês que vem.
Com calendário apertado, o que será prioridade no Congresso no pós eleição? E o que esperar do clima no Congresso, em meio à sucessão na presidência das Casas e à esperada pressão da bancada de oposição, que já promete obstruir os trabalhos em plenário?
Este é o podcast 15 Minutos que neste episódio fala sobre os temas que devem concentrar as atenções na Câmara e no Senado a partir de outubro, com previsão de embates entre governistas e oposição. O convidado é Wesley Oliveira, jornalista da equipe de República da Gazeta do Povo.Tue, 17 Sep 2024 - 1290 - Queimadas expõe teto de vidro da gestão Lula 3
*) Os incêndios florestais já atingem 60% do país. São mais de 11 milhões de hectares que queimaram de acordo com os levantamentos oficiais. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam recordes. O Brasil se aproxima dos 180 mil focos de queimadas registrados desde o começo do ano, com alarmantes 4 mil casos por dia no mês de setembro.
O avanço do fogo põe em risco alguns dos principais biomas brasileiros, ameaça a população de centenas de municípios e expõe um teto de vidro da gestão Lula 3. Eleito com discurso alinhado à pauta ambiental, o governo Lula cortou orçamento para ações de combate a queimadas em 2024 e está sujeito, hoje, às mesmas críticas feitas aos opositores anos atrás.
Este é o podcast 15 Minutos que, neste episódio, fala sobre um país em chamas: quais fatores contribuíram para o cenário de crise atual, com recorde de queimadas e a pressão sobre o governo Lula. A convidada é Aline Rechmann, jornalista da equipe de República da Gazeta do Povo.Mon, 16 Sep 2024 - 1289 - Confisco? Os R$ 8 bi “esquecidos” que estão na mira do governo
*) Você, leitor, conhece o “Sistema de Valores a Receber”. Ele é uma plataforma do Banco Central que permite ao brasileiro consultar se ele tem - como o nome bem diz - dinheiro a receber, que tenha ficado parado em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
De acordo com o BC, quase 6,5 milhões de pessoas físicas e pouco mais de 1,5 milhão de pessoas jurídicas têm algum dinheiro esperando por elas e podem fazer esse saque através da plataforma. Isso se o governo federal não chegar primeiro.
Acontece que o projeto de lei que trata da reoneração gradual da folha de pagamento, a partir de 2025, prevê que o dinheiro esquecido (ou melhor, não resgatado do Sistema de Valores a Receber) pode ser utilizado para compensar a desoneração, sendo contabilizado pelo governo no resultado primário. Ou seja, ele será incorporado à arrecadação para ajudar a equilibrar o rombo nas contas públicas.
Este é o podcast 15 Minutos, que no episódio de hoje fala sobre os mais de 8 bilhões de reais esquecidos por brasileiros e que entraram na mira do governo para tapar o rombo fiscal. A convidada é a jornalista Roberta Ribeiro, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.Fri, 13 Sep 2024 - 1288 - A nova ferramenta da oposição para pressionar Rodrigo Pacheco
*) Em meio ao silêncio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre o que fará com o mais recente pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, a oposição traça estratégias para pressionar por avanços.
O cenário e o histórico não parecem favoráveis, afinal Pacheco é aliado do governo e do Supremo, além de colecionar outros 23 pedidos do tipo na gaveta. Para vencer essa inércia, a bancada de oposição ameaça se articular para botar em risco a tramitação de outra pauta.
Quem está na mira é a regulamentação da Reforma Tributária, tema caro ao governo Lula, considerado prioritário por Pacheco e Arthur Lira, da Câmara, e que pode se arrastar no plenário caso os críticos de Moraes levem a cabo o plano de dificultar a vida dos governistas.
Neste episódio, o podcast 15 Minutos fala sobre a nova ferramenta da oposição para pressionar Rodrigo Pacheco e fazer andar o impeachment de Alexandre de Moraes. O convidado é o Silvio Ribas, jornalista da equipe de República da Gazeta do Povo.Thu, 12 Sep 2024 - 1287 - A obstrução governista ao PL da Anistia
*) Ficou para depois das eleições municipais. O PL da Anistia até chegou a entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas o debate não andou. Mais que isso: foi obstruído por parlamentares da base governista.
A proposta que trata da concessão de perdão aos condenados pelos atos do 8 de janeiro de 2023 causou impasse na CCJ. Primeiro com tentativa de esvaziamento da sessão do colegiado, para evitar quórum mínimo, e depois com inúmeros pedidos de retirada, questões de ordem e inserção de debates extra pauta - tudo para evitar que o projeto de lei entrasse em discussão.
Depois de uma sessão acalorada na terça-feira (10), um acordo definiu pelo adiamento, segundo a presidência da CCJ, para garantir que o projeto tenha a merecida discussão, sem interferências.
Este é o podcast 15 Minutos que, neste episódio, fala sobre a obstrução governista ao PL da Anistia e o que esperar da retomada dos debates, previsto para outubro. A convidada é a jornalista Ana Carolina Curvello, da editoria de República da Gazeta do Povo.Wed, 11 Sep 2024 - 1286 - Governo foca no bolso do brasileiro para tapar rombo nas contas
*) O Governo Lula 3 anda remando na tentativa de cumprir a meta fiscal em 2024. Chegou até a congelar R$ 15 bilhões em despesas, mas as soluções para fechar o rombo nas contas têm sido mais prolíficas quando a busca é por criar receita.
Em outras palavras, a aposta constante da pasta de Fernando Haddad tem sido no aumento da arrecadação. São medidas como alta de impostos e novas taxações que renderam ao ministro da Fazenda o apelido de Taxad, mas sobre isso nós já falamos aqui no 15 Minutos.
Agora, o governo começa a encontrar resistência no Congresso e a Fazenda não descarta apelar para alternativas que não precisam do aval dos parlamentares na tentativa de zerar o déficit primário.
Neste episódio, o podcast 15 Minutos fala sobre mais medidas arrecadatórias que podem alcançar o bolso do brasileiro ainda este ano. O convidado é o Fernando Jasper, editor de Economia da Gazeta do Povo.Tue, 10 Sep 2024 - 1285 - O que há de novo no pedido de impeachment da oposição contra Moraes
*) Mais de um ano depois, é protocolado no Senado Federal um novo pedido de impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal. O alvo é Alexandre de Moraes. O documento, entregue ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, aponta uma série de abusos da autoridade, desde atuação no chamado inquérito das fake news até as recentes e controversas decisões contra empresas do bilionário Elon Musk.
De iniciativa popular, o documento conta com mais de 1,4 milhão de assinaturas de cidadãos e é apoiado por um grupo de mais de 150 parlamentares. Formulado pela oposição, ele aponta que, como ministro do STF, Alexandre de Moraes teria cerceado a liberdade de expressão, cometido abuso de poder e crimes de responsabilidade.
Nas mãos de Pacheco, resta saber se este novo pedido de impeachment terá destino diferente das dezenas de outros apresentados nos últimos anos - que repousam na gaveta do presidente.
Este é o podcast 15 Minutos e o convidado deste episódio é o jornalista Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.Mon, 09 Sep 2024 - 1284 - Ministro denunciado: as acusações contra Silvio Almeida
*) Uma denúncia grave vem à tona. Acusações de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, se abateram sobre o Planalto. Para piorar a situação, uma das vítimas seria Anielle Franco, também ministra do governo Lula.
Trazidas a público pela organização não governamental Me Too Brasil, que presta assistência a vítimas de assédio e violência, as denúncias se tornaram alvo de investigação por parte da Polícia Federal e também de apuração da Comissão de Ética da Presidência.
O acusado rebateu. Além de negar as acusações, Silvio Almeida diz que é alvo de ataques que visam prejudicá-lo e cobrou que os fatos sejam apurados. Com crise instalada, parece ser apenas questão de tempo até a queda do ministro.
O convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o jornalista Guilherme Grandi, do time de factual da Gazeta do Povo.Fri, 06 Sep 2024 - 1283 - X fora do ar: o que esperar até o julgamento pelo STF
*) A decisão final sobre o desbloqueio da rede social X, que o ministro Alexandre de Moraes “tirou da tomada” no final de agosto, será do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque outro ministro da Corte, Kassio Nunes Marques mandou para lá uma ação do partido Novo que pede a derrubada das medidas contra as empresas de Elon Musk.
O relator da ação optou pelo caminho mais diplomático, de dividir a responsabilidade com o colegiado, mas até o julgamento ainda existe espaço para a concessão de liminares que poderiam reverter os atos de Moraes no mesmo tom em que eles foram estabelecidos: com decisões monocráticas, na “canetada”.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o envio dos pedidos de desbloqueio do X ao plenário do STF e o que esperar até o julgamento pelos onze ministros. O convidado é o jornalista Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo.Thu, 05 Sep 2024 - 1282 - A escalada autoritária na Venezuela
*) Mais de um mês depois das eleições presidenciais realizadas na Venezuela, aumenta a pressão internacional sobre o regime de Nicolás Maduro. Se o resultado do pleito já estava em xeque, com a oficialização da fraude eleitoral pelo aparelhado Tribunal Supremo de Justiça do país, uma nova investida contra a oposição fez multiplicar as críticas do exterior.
O estopim para as manifestações da comunidade internacional foi um mandado de prisão contra o principal opositor, o candidato Edmundo González, que se tornou alvo de um inquérito simplesmente por afirmar que a eleição presidencial do 28 de julho foi fraudulenta.
Enquanto isso, observadores internacionais falam em 24 assassinatos e em mais de 2.400 pessoas detidas arbitrariamente nos protestos contra a “reeleição” do ditador Maduro.
A escalada autoritária na Venezuela é o tema principal desse episódio do podcast 15 Minutos.
A convidada é a editora responsável pela editoria de Mundo da Gazeta do Povo,Bruna Komarchesqui.Wed, 04 Sep 2024 - 1281 - “Não invista aqui”: bloqueios de X e Starlink são mau recado ao capital externo
*) Ao bloquear o acesso à rede social X e congelar ativos da provedora de internet Starlink, as decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes foram além e aumentaram a desconfiança sobre o Brasil.
Investidores e especialistas já acionaram o alerta. Diante das ações tomadas pelo judiciário para o bloqueio de acesso ao X e às contas bancárias da Starlink, consideradas imprevisíveis, o cenário percebido é de instabilidade jurídica e consequentemente de avanço no risco de se fazer negócios no país. Como resultado, não será de estranhar movimentos de fuga de capitais e redução nos investimentos estrangeiros.
A reboque, a perspectiva é de impactos negativos para a economia nacional, inclusive para a geração de emprego e renda.
Neste episódio, o 15 Minutos fala do aumento da insegurança jurídica no país e sobre como ele é chave para entender possíveis desdobramentos na economia. A convidada para essa conversa é a Roberta Ribeiro, jornalista da equipe de Economia da Gazeta do Povo.Tue, 03 Sep 2024 - 1280 - As críticas de juristas à decisão contra o X
*) A soberania nacional e o respeito à autoridade do Poder Judiciário têm sido bastante invocados para fazer a defesa das recentes decisões de Alexandre de Moraes contra o X. Foi assim, inclusive, no julgamento sobre o tema pela Primeira Turma do STF, que manteve nesta segunda-feira (2), por unanimidade, a ordem pelo bloqueio da rede social.
Apesar disso, a percepção entre especialistas é de que o ministro incorreu em falhas e excessos que não apenas deslegitimam as decisões, mas também expõe o país internacionalmente, ao desrespeitar normas jurídicas de cooperação e o devido processo legal.
Hoje, o podcast 15 Minutos discute as críticas feitas por juristas à decisão do ministro Alexandre de Moraes contra o X - desde inovações que desrespeitam o rito legal até excessos na derrubada integral da plataforma. A convidada neste episódio é Aline Rechmann, jornalista do time de República da Gazeta do Povo.Mon, 02 Sep 2024 - 1279 - Suspensão do X e o impeachment de Moraes
*) Com ou sem a efetiva suspensão da rede social X aqui no Brasil, a mais recente investida do ministro do STF Alexandre de Moraes contra Elon Musk colocou fôlego novo na campanha que pede o impeachment do magistrado.
Ao dar prazo de 24h para que a plataforma indicasse novo representante legal no país sob pena de ser retirada do ar, Moraes se colocou novamente em rota de colisão com críticos que apontam sua conduta na Corte como abusiva.
A situação é de escalada. Chegou até aqui após decisões anteriores de Moraes, que determinavam o bloqueio de perfis investigados pelo Supremo, mas que foram descumpridas pelo antigo Twitter.
Na visão de políticos e parlamentares que cobram o afastamento de Moraes do STF, o ministro comete censura e age ilegalmente por meio de inquéritos de natureza persecutória. Agora, um novo pedido de impeachment começa a ganhar força e deve chegar ao Senado ainda em Setembro.
É sobre isso este episódio do podcast 15 Minutos. O convidado para essa conversa, direto de Brasília, é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.Fri, 30 Aug 2024 - 1278 - Galípolo no Banco Central
*) Não chegou a ser exatamente uma surpresa. Afinal, o nome de Gabriel Galípolo já era há tempos o favorito para ser indicado por Lula para a presidência do Banco Central. A confirmação oficial veio nesta semana, com o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Atual diretor de Política Econômica do BC, Galípolo vai substituir o atual presidente, Roberto Campos Neto, a partir do ano que vem, sob olhares atentos dos agentes econômicos e políticos.
Há uma grande dúvida em relação à futura presidência da autoridade monetária. Ele seguirá com a postura técnica adotada nos últimos meses como membro do Comitê de Política Monetária, o Copom? Ou irá ceder aos apelos de Lula e do PT, que reiteradamente criticam a política restritiva de juros?
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a indicação de Gabriel Galípolo e o que esperar dele como presidente do Banco Central. A convidada para falar do assunto é a Rose Amantéa, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.Thu, 29 Aug 2024 - 1277 - Esquerda luta ao lado do STF na Câmara
*) Era algo até já esperado. E acabou sendo confirmado nesta terça-feira (27). O pacote de propostas que visa frear o STF acabou tendo a análise adiada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Pedidos de vista de deputados da esquerda acabaram sendo os responsáveis por esse adiamento. Deputados do chamado núcleo progressista, formado pelo PT e por outros partido como o PCdoB e PSOL, fecharam questão para obstruir a pauta. Integrantes dessas bancadas de esquerda já manifestaram que são contra as propostas.
E quais são os caminhos a partir de agora? Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre o tema. A convidada é a Aline Rechmann, da equipe de República, que assina reportagem sobre o assunto na Gazeta do Povo.Wed, 28 Aug 2024 - 1276 - Queimadas: o que se sabe até agora
*) Ainda há muito o que se investigar sobre os incêndios que aconteceram no último final de semana, especialmente no interior de São Paulo.Nesta terça-feira (27), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse que o agravamento dos incêndios foi provocado por ações humanas. Ele, no entanto, adotou um tom de cautela na eventual ligação dos atos com o crime organizado, embora um dos presos no interior paulista tenha apontado ligação com o PCC.
O presidente Lula (PT), ainda no domingo (25), apressou-se em atribuir os milhares de focos de queimadas a atos criminosos, ordenando que a Polícia Federal (PF) investigue responsáveis, além de culpar as mudanças climáticas pela tragédia.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o que se sabe até o momento sobre as queimadas em São Paulo, mas também no Pantanal e na Amazônia, e o andamento das investigações. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República aqui da Gazeta, que assina reportagem sobre o tema.Tue, 27 Aug 2024 - 1275 - Brasil: a maior alíquota de imposto do mundo
*) Desde o começo das discussões, a reforma tributária recém aprovada (e que ainda está nas fases de regulamentação) tinha como objetivo reorganizar os impostos sobre consumo no Brasil.
O país passará a adotar o IVA, Imposto Sobre Valor Agregado, modelo usado em vários países do mundo. Quando tudo o que está previsto na reforma entrar efetivamente em vigor, nós teremos no Brasil, ao invés de vários, basicamente três impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o chamado imposto seletivo, ou o imposto do pecado.
A grande questão, sobre a qual nós falamos algumas vezes aqui no 15 Minutos, era saber qual seria a alíquota padrão desse novo imposto. E, no final da última semana, aquilo que já se temia, de certa maneira, se confirmou. O IVA no Brasil deve ter uma alíquota de 27,97%, segundo o Ministério da Fazenda. É a maior do mundo.
Nesse episódio do podcast 15 Minutos nós voltamos a falar sobre reforma tributária e explicamos como o Brasil deve chegar à maior alíquota de Imposto sobre Valor Agregado do mundo. O convidado é o jornalista, colunista e editor de Economia aqui da Gazeta do Povo, Fernando Jasper.Mon, 26 Aug 2024 - 1274 - Venezuela: fraude eleitoral oficializada*) O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela ratificou na semana que passou a vitória de Nicolás Maduro na “eleição” de julho. Esse Tribunal, como outras instituições venezuelanas, está aparelhado pelo chavismo. Ou seja, é preciso olhar com muita, mas muita desconfiança mesmo, para a divulgação.
Nas últimas semanas, a corte vinha fazendo uma perícia nas atas de votação entregues pelo também chavista Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que havia apontado vitória de Maduro no pleito. Entretanto, segundo relatos, o Tribunal Supremo não vinha permitindo que fiscais e especialistas dos partidos da oposição acompanhassem essa análise.
Este episódio do podcast 15 Minutos volta a falar sobre a “eleição” de Maduro na Venezuela. O convidado é o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira. Ele é ex-coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e já atuou como observador internacional da Transparencia Electoral America Latina.Fri, 23 Aug 2024 - 1273 - O silêncio de alguns ministros do STF
*) A julgar pelo histórico recente, já era até esperada uma reação de solidariedade de vários ministros do STF ao colega Alexandre de Moraes, depois do episódio do vazamento de conversas dele, reveladas em reportagens da Folha de São Paulo.
O que, talvez, alguns esperavam, era uma espécie de contraponto, que poderia partir de alguns ministros da Suprema Corte. Especialmente dois, aqueles que foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, a resposta de Kássio Nunes Marques e André Mendonça têm sido, pelo menos até o momento, o silêncio.
Eles não ajudaram a adular o colega Moraes, mas também não fizeram nenhum pronunciamento, ou também não tomaram nenhuma ação, que pudesse demonstrar qualquer tipo de contrariedade. Mas será que haveria algo mesmo que os dois poderiam fazer?
Esse episódio do podcast 15 Minutos volta a discutir a reação do STF às denúncias envolvendo o ministro Alexandre de Moraes. O convidado para falar do assunto é o Leonardo Desideri, da equipe da editoria de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo.Thu, 22 Aug 2024 - 1272 - Emendas: o “acordão” entre os poderes
*) Houve um entendimento, pelo menos aparente, entre os representantes dos três Poderes no encontro que aconteceu nos últimos dias no Supremo Tribunal Federal. O debate, você sabe, gira em torno das emendas. Nós já falamos sobre o tema aqui no 15 Minutos. Os recursos devem voltar a ser liberados, com o cumprimento de medidas para aumentar a transparência.
Será que essa “calmaria” na relação entre os poderes pode arrefecer os ânimos de parlamentares que querem fazer andar a agenda para conter o STF no Congresso Nacional? Oposicionistas dizem que não. Mas também é fato que o acordo sobre o imbróglio das emendas pode diminuir a insatisfação de alguns parlamentares.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o acordo entre os poderes na questão das emendas e o impacto para a agenda de propostas que visam conter o STF no Congresso. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo.Wed, 21 Aug 2024 - 1271 - Impeachment de Moraes: a aposta da oposição
*) A oposição no Congresso, especialmente no Senado, não desistiu da ideia de tentar viabilizar o andamento de um processo de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Mesmo que, no cenário atual, a possibilidade de que isso avance seja bastante pequena.
Especialmente pela resistência do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Entre as cartas na manga dos senadores oposicionistas está a pressão popular. Um evento aguardado é o do dia 7 de setembro. Uma manifestação, convocada pelo pastor Silas Malafaia, na Avenida Paulista, deve contar com a presença de vários políticos da direita.
Ao mesmo tempo e em paralelo, alguns parlamentares querem alterar o regimento do Senado para que o pedido de impeachment não seja barrado pelo presidente da Casa.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as estratégias da oposição para ainda tentar viabilizar o andamento de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. O convidado para falar do assunto é o Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.Tue, 20 Aug 2024 - 1270 - O fechamento do X no Brasil
*) No último final de semana, muita gente foi pega de surpresa com o anúncio feito pelo proprietário da rede social X, Elon Musk. A conta oficial de Assuntos Governamentais Globais da plataforma anunciou o encerramento das atividades do escritório no Brasil.Na postagem, a empresa acusa o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de ameaçar de prisão funcionários da companhia que trabalham no Brasil.
Nos últimos tempos houve uma escalada da tensão envolvendo o X e a Suprema Corte, principalmente o ministro Alexandre de Moraes. Na última semana, por exemplo, o X divulgou pedidos sigilosos de Moraes contra contas de direita. Além de, claro, o caso dos Twitter Files, que trouxe o tema à tona. Houve quem comemorasse a decisão anunciada pelo X, de encerrar as atividades do escritório no Brasil. Entre eles, integrantes do governo Lula. Por que, será?
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o assunto e recebe como convidado o jornalista e colunista da Gazeta do Povo, Diogo Schelp.Mon, 19 Aug 2024 - 1269 - Congresso x STF: a batalha das emendas
*) Mais uma crise está deflagrada entre Congresso e STF. Dessa vez, envolvendo algo que é muito caro aos parlamentares: as emendas. Na sexta-feira, dia 16, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter as decisões do ministro Flávio Dino que suspenderam os pagamentos das chamadas emendas pix e das emendas parlamentares impositivas.
Lembrando: antes de Dino suspender o pagamento de todas as emendas, o repasse era obrigatório pelo governo.
No caso das emendas pix, a verba é repassada diretamente para municípios, para ser usada a critério do prefeito, sem necessidade de vinculação a um programa federal, o que diminui a transparência.Este episódio do podcast 15 Minutos é dedicado à polêmica envolvendo o Congresso, o STF e as emendas parlamentares.
A convidada para explicar o assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Fri, 16 Aug 2024 - 1268 - Caso Moraes: o futuro dos processos no STF
*) Uma das (várias) questões levantadas pelo caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes é: qual será o futuro dos processos. Será que eles podem vir a ser anulados?
É claro que a resposta não é fácil e haveria um caminho longo, talvez, até se chegar a uma situação como essa. Mesmo assim, há analistas que veem que essa possibilidade poderia mesmo acontecer. Por outro lado, no Senado, aumentam as pressões por medidas, incluindo um pedido de impeachment, contra o ministro da Suprema Corte.
Enquanto tudo isso acontece, há fortes sinais de que Alexandre de Moraes seguirá contando com irrestrito apoio de boa parte dos colegas de STF. A sessão da quarta-feira, dia seguinte às revelações da Folha de S.Paulo, foi marcada por vários discursos em apoio ao ministro.
Este episódio do podcast 15 Minutos traz mais repercussões do caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e fala sobre o futuro dos polêmicos inquéritos comandados por ele no STF. O convidado para falar do assunto é Leonardo Desideri, da equipe de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o assunto.Thu, 15 Aug 2024 - 1267 - Alexandre de Moraes: chance de impeachment?
*) O noticiário político está bastante agitado desde que a Folha de São Paulo publicou, na última terça-feira (13), reportagem mostrando que o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, so STF, teria investigado apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e comentaristas políticos de direita com base em relatórios solicitados informalmente à Justiça Eleitoral, no inquérito das fake news, durante e após as eleições de 2022.
É claro que a repercussão política foi imediata.A questão é saber que tipo de resultado ela pode produzir. Aumentam, por exemplo, rumores sobre uma cobrança por medidas do Congresso Nacional. E a pressão aumenta, também, sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Afinal, é nesta Casa que devem tramitar, por exemplo, pedidos de impeachment de ministros da Suprema Corte.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o caso revelado pela Folha de São Paulo e a pressão por medidas no Congresso contra o ministro Alexandre de Moraes. O convidado é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Wed, 14 Aug 2024 - 1266 - Renegociação das dívidas: o que querem os governadores
*) Governadores de todo o país estão mobilizados nos últimos dias, tendo como foco principal a conquista de mais verbas federais. Eles estão em busca de condições mais favoráveis para seus estados na renegociação das dívidas com a União e na reforma tributária. Nos últimos dias, dezesseis dos 27 governadores intensificaram a articulação no Senado, onde os temas estão em pauta.
Estes governadores se dividem em dois blocos regionais: de um lado, os estados mais industrializados e endividados do Sul e Sudeste. Do outro, os menos desenvolvidos e com menores passivos federais do Nordeste.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós vamos entender o querem os governadores nestas negociações e como estão as articulações. O convidado é Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre esse tema.Tue, 13 Aug 2024 - 1265 - A investigação de acidentes aéreos
*) A tragédia com o voo da Voepass, que matou 62 pessoas, entristece todo o Brasil. A aeronave, que saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo, caiu na última sexta-feira em Vinhedo, no interior paulista. Desde o início, o grande número de imagens da queda adicionou ainda mais camadas de tristeza e drama ao fato.
Como todo acidente aéreo, há uma série de perguntas a serem respondidas. E isso passa a ser feito a partir de agora, com a investigação conduzida pelo Cenipa, o centro da Aeronáutica responsável por esse tipo de trabalho.
Neste episódio do podcast 15 Minutos a ideia é falar sobre como funciona a complexa investigação de um acidente aéreo, como o do voo da Voepass. Além disso, falamos também sobre a aeronave, o ATR, e o histórico da companhia aérea.
O convidado é o Gustavo Ribeiro, que é jornalista e especialista em aviação.Mon, 12 Aug 2024 - 1264 - Brasil x Nicarágua
*) A mais nova crise diplomática para o Brasil envolve um país cujo presidente, ou melhor, ditador, até bem pouco tempo era um aliado de Lula.
Estamos falando da Nicarágua de Daniel Ortega.Após ter tido o embaixador brasileiro expulso pelo regime nicaraguense, o Brasil devolveu na mesma moeda e decidiu expulsar a embaixadora do país da América Central.
O pano de fundo de toda a situação é a ausência do representante brasileiro em uma cerimônia que celebrava o aniversário da revolução sandinista. Mas há mais por trás desse desgaste na relação.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o desgaste da relação entre Brasil e Nicarágua e, consequentemente, entre Lula e Ortega. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo.Fri, 09 Aug 2024 - 1263 - Janja, a protagonista
*) A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tem sido, por vezes, a representante oficial do governo brasileiro. Em diferentes situações. Ela, por exemplo, foi a Paris, para acompanhar a abertura das Olímpiadas. Mas não é só isso. Tem também a participação na estratégia de comunicação do governo e até ideias para reformas dos palácios presidenciais.
Um reportagem da Gazeta do Povo listou 10 iniciativas do presidente Lula para tornar Janja uma espécie de número 2 do Planalto, até mais importante, algumas vezes, que o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
Quem assina a reportagem é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília. Ele é o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos.Thu, 08 Aug 2024 - 1262 - Lula, o PT e o custo do apoio a Maduro
*) O ditador Nicolás Maduro está aumentando ainda mais a repressão à oposição na Venezuela. Um exemplo disso é que, nesta quarta-feira, foi denunciado o sequestro de uma líder oposicionista por integrantes do regime. Ao mesmo tempo, segue uma dúvida em relação ao posicionamento brasileiro sobre a “eleição” na Venezuela.
Por um lado, o governo segue cobrando a divulgação completa e a auditoria das atas eleitorais. Por outro, Lula já deu declarações que transparecem uma certa leniência com o regime. Em meio a tudo isso, o PT, partido de Lula, já respaldou o resultado eleitoral e parabenizou o ditador.
Reportagem publicada pela Gazeta do Povo aponta que o envolvimento do Brasil na tensão política da Venezuela também pode respingar em fatores internos. Para analistas ouvidos pela reportagem, o tema pode ser levado em consideração pelos brasileiros e aumentar a rejeição do PT nas eleições municipais de outubro.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o custo político que o caso da Venezuela de Maduro pode ter para o PT e para Lula nas eleições deste ano. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República, que assina a reportagem sobre esse tema.Wed, 07 Aug 2024 - 1261 - Congresso retoma os trabalhos
*) O recesso parlamentar acabou. Com isso, deputados e senadores voltam a Brasília para iniciar um segundo semestre que promete ser curto. Especialmente pelas eleições municipais que se avizinham.
Apesar da correria, algumas pautas importantes devem estar na agenda. Entre elas, a 2ª parte da regulamentação da reforma tributaria, as dívidas dos estados, a proibição das drogas e a criminalização do aborto, entre outras tantas pendentes de análise.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como deve ser o segundo semestre corrido do Congresso Nacional. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Tue, 06 Aug 2024 - 1260 - Pânico nas bolsas de valores
*) O mercado financeiro está em alerta no mundo todo. A forte queda observada nesta segunda-feira (5) em índices de ações em vários países causa uma espécie de temor global na economia.
Os números estão refletindo um temor por parte de investidores de uma recessão econômica nos Estados Unidos, onde o Federal Reserve (Fed) pode ser obrigado a flexibilizar sua política monetária, cortando de forma emergencial a taxa básica de juros.
No Brasil, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, chegou a cair 2,2%. O dólar chegou a bater perto dos R$ 5,78, com alta em relação à sexta-feira.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre as quedas das bolsas de valores pelo mundo e os impactos esperados aqui no Brasil. O convidado para falar do assunto é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.Mon, 05 Aug 2024 - 1259 - O papel de Celso Amorim
*) Ele não é o ministro das Relações Exteriores do Brasil. No entanto, parece ser o grande responsável por muitos posicionamentos do país na política internacional. O ex-chanceler Celso Amorim é tido como o principal articulador da política externa do governo brasileiro. Foi ele, inclusive, quem esteve acompanhando in loco a eleição na Venezuela.
À frente da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Amorim também atuou para a reaproximação do Estado brasileiro com a China e com a Rússia desde que Lula retornou ao Planalto.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o papel de Celso Amorim na assessoria da política externa do Governo Lula. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo.Fri, 02 Aug 2024 - 1258 - Os ruídos provocados por frases de Lula
*) Não é de hoje que o presidente Lula (PT) é conhecido pela coleção de frases polêmicas, por vezes, inconvenientes. Neste terceiro mandato, em pouco mais de um ano e meio, houve uma série de declarações controversas, que geraram repercussões negativas para seu governo e para o Brasil.
Foram desde comentários insensíveis sobre tragédias locais e questões sociais, até falas no mínimo questionáveis sobre conflitos internacionais.Uma reportagem publicada pela Gazeta do Povo compilou 10 falas de Lula que geraram, digamos, ruídos, interna e externamente.
Quem assina a reportagem é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo. Ela é a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos.Thu, 01 Aug 2024 - 1257 - O que faz da Venezuela uma ditadura
*) Não que houvesse muitas dúvidas sobre o fato de a Venezuela não ser um país democrático, mas os últimos acontecimentos no processo eleitoral escancararam mais uma vez esse fato.
Opositores perseguidos, presos e impedidos de participar do processo eleitoral. Manifestações reprimidas com bastante violência. Eleições sem transparência e sem isonomia entre governo e oposicionistas. Falta mais algo?
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre como é impossível ignorar o fato de que há uma ditadura na Venezuela chavista de Nicolás Maduro. O convidado para falar desse assunto é o Guilherme Macalossi, colunista da Gazeta do Povo.Wed, 31 Jul 2024 - 1256 - PT celebra Maduro
*) Se Lula e o governo brasileiro ainda tentam manter pelo menos alguma cautela em relação ao resultado da eleição na Venezuela, o mesmo já não pode ser dito sobre o partido do presidente da República.
O PT divulgou nota chamando o ditador Nicolás Maduro de “presidente reeleito” do país vizinho e celebrando o processo eleitoral venezuelano como uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.
Ao blog da jornalista da Globo News, Andréia Sadi, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o Partido confia no trabalho do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela. O órgão, aparelhado pelo chavismo, foi o responsável por declarar a suposta vitória do ditador e, nesta segunda-feira, por diplomá-lo para mais um mandato.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a celebração do PT para Maduro e a postura de Lula e do governo brasileiro. O convidado para analisar os assuntos é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.Tue, 30 Jul 2024 - 1255 - Maduro “eleito” novamente
*) O desfecho da “eleição” venezuelana não chega a surpreender. Um Conselho Nacional Eleitoral dominado pelo chavismo anunciou uma vitória do ditador Nicolás Maduro com 51,2% dos votos, contra 44,2% de Edmundo González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática (PUD).
É claro que, imediatamente, houve reações pelo mundo. Líderes da Argentina, do Uruguai, do Chile, da Colômbia, entre outros, já anunciaram sua desconfiança em relação à lisura e a transparência de todo o processo.
Até o momento em que este programa está sendo gravado, o presidente Lula ainda não falou especificamente sobre o tema. Na manhã da segunda-feira (29), o Itamaraty afirmou, em nota, que aguarda "a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) de dados desagregados por mesa de votação" das eleições presidências no país neste domingo (28) para se posicionar sobre o pleito.
Representantes de organizações independentes afirmam que autoridades venezuelanas detiveram 46 pessoas de forma arbitrária, e que pelo menos uma pessoa morreu vítima da violência de grupos pró-regime.
O Editor da equipe de Ideias, da Gazeta do Povo, Gabriel de Arruda Castro, escreveu sobre esse tema. É ele o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos.Mon, 29 Jul 2024 - 1254 - Pautas da oposição atrasadas no Congresso
*) Não é segredo pra ninguém que muito do andamento das pautas no Congresso Nacional depende dos presidentes das duas casas legislativas - Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Nos últimos anos, não foram só os pedidos de impeachment contra o presidente Lula ou contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabaram sendo engavetados nas duas casas.
Um outro exemplo é a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas de ministros do STF. O texto foi aprovado no Senado no ano passado, mas a tramitação travou quando passou para a Câmara.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o andamento meio lento de pautas que são caras à oposição na Câmara e no Senado. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília.Fri, 26 Jul 2024 - 1253 - Lula, as falas de Maduro e o TSE
*) Acontece neste domingo a eleição venezuelana. De um lado, a manutenção do chavismo, com o ditador Nicolás Maduro. De outro, o candidato da plataforma de oposição, Edmundo González Urrutia. Todas as vezes em que se fala de “eleição” na Venezuela chavista é preciso tomar cuidado. Afinal, todos os pleitos são marcados por perseguição política, inabilitação de adversários, fraudes, entre outras coisas.
Mais sinais dados nesses últimos dias pelo ditador Maduro tem aumentado (e muito) a desconfiança sobre a lisura do processo eleitoral. Depois de falar em banho de sangue e guerra civil em caso de derrota, agora o ditador ataca o sistema eleitoral, inclusive o brasileiro, sinalizando que não irá reconhecer resultados das urnas que não o favoreçam.
Inclusive, o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro informou, nesta quarta-feira (24), que não vai mais enviar observadores para as eleições presidenciais no pais vizinho. Decisão da ministra e presidente da Corte, Carmen Lúcia.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as mais novas ameaças de Maduro na eleição da Venezuela e a desistência do TSE de enviar observadores internacionais para o país vizinho. A convidada para falar do assunto é a Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo.Thu, 25 Jul 2024 - 1252 - O Brasil nas Olimpíadas
*) Os olhos do mundo estão voltados para Paris. Os Jogos Olímpicos começam oficialmente nesta sexta-feira, dia 26, com o desfile de abertura. Mas algumas modalidades até já iniciaram as partidas.
É claro que o Brasil não acompanha com tanta atenção quanto o futebol, por exemplo, os esportes olímpicos. Mas, nessa época, o país quer saber: e as chances de medalhas?
As esperanças de pódios para o Brasil vão do skate à ginástica, passando pelo surfe e a canoagem, chegando ao vôlei.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala de esportes: o que esperar da participação do Brasil nas olimpíadas de Paris. O convidado para falar do assunto é o Julio Filho, que é editor do portal UmDois Esportes.Wed, 24 Jul 2024 - 1251 - Os impostos no governo Lula 3
*) Já está bem claro que, desde o início do governo Lula 3, o Ministério da Fazenda, sob a batuta de Fernando Haddad, optou por dar ênfase ao aumento de arrecadação, ao invés do corte de despesas. Isso, claro, para equilibrar as contas.
A sequência de medidas nesse sentido desembocou na recente onda de memes do “Taxad”, sobre a qual nós, inclusive, já falamos aqui no 15 Minutos.
O fato é que, ao longo dos últimos 19 meses, empresas e pessoas físicas já foram afetadas por elevação de alíquotas, extinção de benefícios tributários e novas regras de incidência de impostos federais, que se somam ainda ao aumento de tributos estaduais e municipais.
Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre alguns impostos que já subiram desde o início do governo Lula e o que mais ainda vem por aí. O convidado para falar do assunto é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.Tue, 23 Jul 2024 - 1250 - Sai Biden, entra Kamala
*) Sai Joe Biden, entra (muito provavelmente) Kamala Harris. A disputa pela Casa Branca começou de novo.
Depois de muita pressão, o atual presidente norte-americano divulgou uma carta na qual abriu mão de concorrer à reeleição. Imediatamente, o mundo reagiu.
A provável nova concorrente é Kamala Harris, atual vice-presidente. Ela é a franca favorita, apesar de outros nomes surgirem como eventuais possíveis candidatos.
O fato é que a eleição, que tinha Donald Trump concorrendo como absolutamente favorito, dá uma reiniciada.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a nova candidatura democrata na eleição para presidência dos Estados Unidos. O convidado que volta ao programa é Diogo Schelp, jornalista e colunista da Gazeta do Povo.Mon, 22 Jul 2024 - 1249 - As ameaças de Maduro
*) Desde que o chavismo está no poder, qualquer eleição na Venezuela tem que ser vista com muita desconfiança. Até hoje foram vários pleitos fake, envolvendo fraudes, inabilitação, prisão e perseguição de opositores.
Para o próximo dia 28 de julho está marcada a eleição presidencial. Após a (mais uma vez) inabilitação das principais candidaturas da oposição, o posto de adversário do ditador Nicolás Maduro na disputa está sendo ocupado por Edmundo González Urrutia, da Plataforma Unitária Democrática.
Acontece que, com a proximidade do dia da disputa, Maduro parece estar subindo o tom e, mais uma vez, apelando. Inclusive com palavras que parecem ser uma incitação à violência.
Nos últimos dias, além do ditador ter dito que haveria “banho de sangue” em caso de derrota, houve ainda ataques a veículos da comitiva da opositora Maria Corina Machado e a prisão de um assessor dela, responsável pela segurança.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as novas ameaças do ditador Nicolás Maduro, às vésperas da eleição presidencial na Venezuela. O convidado é o Fábio Galão, da equipe de Mundo da Gazeta do Povo.Fri, 19 Jul 2024 - 1248 - O ministro “Taxad”
*) As redes sociais foram inundadas nos últimos dias com uma série de memes, figurinhas de Whatsapp, etc, tentando associar a figura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à cobrança de mais impostos e taxas.
No pano de fundo, temas econômicos ligados ao governo, como a reforma tributária, a questão da taxa das blusinhas, entre outros.
Teve imagem do “Zé do Taxão”, “MadTax”, “Rombocop”, entre outros trocadilhos com as feições do ministro que foram se espalhando de forma rápida. Diante dessa avalanche digital, o governo e o PT procuraram não mostrar temor, afirmando que a oposição não vai conseguir tachar Haddad de taxador. Mas será que o caso não causa mesmo preocupação ao governo e o PT?
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o assunto e recebe o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.Thu, 18 Jul 2024 - 1247 - Uma nova reforma da Previdência?
*) Parece que foi ontem que foi aprovada a reforma da Previdência. Foi no ano de 2019, primeiro da gestão Jair Bolsonaro (PL).
Acontece que, mais cedo do que se esperava, uma nova reforma pode ser necessária. A piora das projeções de longo prazo para o rombo no Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, evidencia a necessidade de uma nova revisão até 2027.
Entre os fatores que contribuem para o agravamento do déficit previdenciário estão o envelhecimento acelerado da população do país, o aumento da expectativa de vida e, mais recentemente, a política de aumento do salário mínimo acima da inflação por parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a piora do déficit da previdência e as perspectivas de necessidade de uma nova reforma já em 2027. A convidada é a Rose Amantéa, que integra a equipe de Economia da Gazeta do Povo e assina reportagem sobre o tema.Wed, 17 Jul 2024 - 1246 - Reforma tributária: os impostos para profissionais liberais
*) A reforma tributária segue gerando alguns questionamentos sobre quais serão os impactos das mudanças no sistema de cobrança de impostos.
A Gazeta do Povo tem produzido várias reportagens sobre o tema. Por exemplo: uma delas mostra que, mesmo beneficiados com uma alíquota reduzida em 30% em relação à taxação padrão na reforma, profissionais liberais devem ver seus impostos quase dobrarem.
E o que deve acontecer? Preços mais caros dos serviços para o consumidor final.
O convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo. Ele tem acompanhado de perto a reforma tributária.Tue, 16 Jul 2024 - 1245 - Atentado contra Trump: impactos políticos
*) A eleição mais observada do mundo todo, a de presidente dos Estados Unidos, ganhou um novo elemento.
O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve trazer uma série de impactos políticos para a disputa.
Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o impacto do atentado contra Trump na eleição para presidente dos Estados Unidos. O convidado para analisar o assunto é o jornalista e colunista da Gazeta do Povo, Diogo Schelp.Mon, 15 Jul 2024 - 1244 - Kamala no lugar de Biden?
*) O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem tentado dar demonstrações de que está bem para continuar na disputa pela Casa Branca.
Na semana que passou, ele participou de uma longa entrevista coletiva e de alguns eventos, como o que reuniu representantes da OTAN, a aliança militar do Atlântico Norte.
Acontece que, se a ideia era mostrar que está tudo bem, não parece que foi essa a impressão que ficou.
Com isso, seguem as pressões para que Biden renuncie à candidatura. Pressões que vêm da política e, também, de doadores da campanha democrata. Será que Kamala Harris já estaria “indo pro aquecimento”?
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a pressão cada vez mais para cima de Joe Biden e as especulações em torno de uma possível troca na candidatura democrata. O convidado para analisar o assunto é Jones Rossi, editor de Mundo da Gazeta do Povo.Fri, 12 Jul 2024 - 1243 - As regras da reforma tributária
*) Mais um capítulo da reforma tributária foi escrito na noite de quarta-feira na Câmara dos Deputados. O plenário aprovou o projeto que regulamenta aspectos da reforma que muda o sistema de cobrança de impostos sobre consumo no Brasil.
Ao contrário do que havia sido decidido no grupo de trabalho que analisou a proposta antes da ida ao plenário, as carnes acabaram sendo incluídas na cesta básica. E, portanto, terão imposto zero. Uma derrota da equipe econômica e uma vitória de alguns setores que queriam a inclusão.
Por outro lado, as armas ficaram de fora do chamado “imposto do pecado”, o Imposto Seletivo, que incluirá produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente.
A aprovação da proposta traz, também, sinais políticos. Por exemplo, a força, mais uma vez, do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Afinal, ele colocou em campo o “tratoraço” para a aprovação do texto.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a aprovação da regulamentação da reforma tributária na Câmara. O convidado é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.Thu, 11 Jul 2024 - 1242 - A sucessão de Arthur Lira
*) Os bastidores da política em Brasília já estão bastante agitados no tema da disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados.
Afinal, não é segredo pra ninguém o tamanho do poder que o presidente da Casa assumiu (e tem cada vez mais aumentado) de uns tempos pra cá.
Um nome tem despontado como forte candidato. E, detalhe: conta com simpatia tanto do PL, de Bolsonaro, quanto de ministros do governo Lula.
Estamos falando de Antônio Brito, do PSD da Bahia. Ele, inclusive, promoveu um “festão” dia desses em Brasília. O encontro reuniu bastante gente importante.
Neste episódio do podcast 15 Minutos você vai saber mais sobre quem é o deputado Antônio Brito, candidato forte à sucessão de Lira, e por que ele reúne simpatia de políticos de diferentes alas. A convidada para falar do assunto é a Tatiana Azevedo, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília, que assina reportagem sobre o tema.Wed, 10 Jul 2024 - 1241 - Bolsonaro e as joias: próximos passos
*) O futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias está agora nas mãos da PGR, a Procuradoria Geral da República. Caberá a ela sinalizar o que pode acontecer daqui pra frente na justiça.
Lembrando: na última semana, a Polícia Federal indiciou Bolsonaro pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. O relatório da PF, que teve o sigilo levantado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, colocou o ex-mandatário como o personagem central em uma suposta organização criminosa dedicada ao desvio de presentes de alto valor recebidos durante viagens internacionais.
A defesa do ex-presidente nega qualquer irregularidade.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre os próximos passos do caso das joias que envolve Jair Bolsonaro e os impactos políticos para o ex-presidente. O convidado é o Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília,Tue, 09 Jul 2024 - 1240 - Eleição na França: surpresas e recados
*) Foi surpreendente o resultado final da eleição do último domingo (7) na França. Especialmente pelas sinalizações que vinham da semana anterior, quando o partido de Marine Le Pen, o Reagrupamento Nacional, de direita, havia sido o grande vitorioso.
A coalizão Nova Frente Popular, formada por legendas de esquerda como a radical França Insubmissa, liderada por Jean-Luc Mélenchon, e o Partido Socialista, obteve 182 deputados, e candidatos independentes alinhados ideologicamente com essa frente emplacaram outros 13.
Foram os que conseguiram mais cadeiras, mas não representam a maioria do parlamento. Ou seja: a governabilidade na França entra em um terreno desconhecido.
O resultado na França traz recados também aqui para o Brasil. O próprio presidente Lula (PT), em mensagem publicada nas redes sociais, falou sobre o tema. Ao mesmo tempo, um dos líderes da oposição no Congresso, senador Ciro Nogueira (PP-PI), comentou que as eleições francesas deixam também recados para a direita brasileira.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o resultado das eleições legislativas na França e os recados que ele deixa para o Brasil. O convidado para falar do assunto é o Jones Rossi, editor de Mundo aqui da Gazeta do Povo.Mon, 08 Jul 2024 - 1239 - Reforma tributária: próximos passos
*) Um passo importante foi dado nos últimos dias no processo de implantação das mudanças no sistema de cobrança de impostos sobre consumo no Brasil.
O grupo de trabalho formado por deputados para analisar a proposta de regulamentação da reforma tributária do governo apresentou o relatório.
Entre outras coisas importantes, o grupo decidiu manter a carne fora da lista de produtos que terão isenção dos novos impostos. A decisão contrariou apelos de entidades como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por outro lado, os deputados incluíram carros elétricos, jogos de azar e fantasy games na lista do chamado “imposto do pecado”.
Este episódio do podcast 15 Minutos detalhe o relatório final do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre a reforma tributária e os próximos passos a partir de agora. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo, que acompanha de perto esse tema.Fri, 05 Jul 2024 - 1238 - O recuo de Lula
*) Depois de uma série de falas que afetaram negativamente o dólar e o mercado financeiro nos últimos dias, Lula (PT) segurou o tom.
A pressão para que o presidente da República parasse com os ataques aumentou nos últimos dias, tendo como um dos atores o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Mesmo contrariado, Lula atendeu. E o resultado: nesta quinta-feira, dólar em baixa (depois de quase ter batido recordes nos últimos dias).
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa esse recuo de Lula e o impacto das falas do presidente da República na economia. O convidado para falar do assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.Thu, 04 Jul 2024 - 1237 - Lula x Milei: nova troca de farpas
*) A relação entre os presidentes Lula, do Brasil, e Javier Milei, da Argentina, nunca foi boa.
Aliás, mal dá pra falar em “relação”. Afinal, os dois nunca tiveram um encontro, por exemplo. Pelo contrário. Quando ambos estiveram no encontro do G7, recentemente, fizeram questão de ficar em lados opostos na foto.
Mas nos últimos dias, o clima “azedou” de vez. Lula disse, em uma das várias entrevistas a emissoras de rádio e sites que vêm dando, que Milei “devia desculpas”. O argentino rebateu e retrucou. A troca de farpas vem seguindo nos últimos dias.
Será que isso impacta a relação entre os dois países? Afinal, estamos falando nas duas principais nações do América do Sul. E como a crise pode até prejudicar a tentativa de influência de Lula no continente?
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa esses assuntos. A convidada é Carinne Souza, da equipe de República da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.Wed, 03 Jul 2024 - 1236 - STF e a revisão da reforma da Previdência
*) Foi em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), que foi promulgada a reforma da Previdência. Pouco tempo depois, agora em 2024, o Supremo Tribunal Federal já está no caminho de derrubar algumas partes previstas na legislação.
O STF caminha para invalidar pelo menos quatro dispositivos da reforma. Retomado na semana passada, o julgamento conjunto de 13 ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que tratam do tema foi suspenso em razão de um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, o último a votar.
Uma reportagem da editoria de Economia da Gazeta do Povo traz os detalhes sobre esse assunto. Quem assina é o Célio Yano. Ele é o convidado deste episódio aqui do podcast 15 Minutos.Tue, 02 Jul 2024
Podcasts similares a 15 Minutos - Gazeta do Povo
- Prova Oral Antena3 - RTP
- Vamos Todos Morrer Antena3 - RTP
- isso não se diz Bruno Nogueira
- Miguel Sousa Tavares de Viva Voz Expresso
- FALA COM ELA INÊS MENESES
- Contra-Corrente José Manuel Fernandes e Helena Matos
- Guerra Fria José Milhazes e Nuno Rogeiro
- A Grande Provocadora Observador
- A História do Dia Observador
- E o campeão é... Observador
- E o Resto é História Observador
- Gabinete de Guerra Observador
- Expresso da Manhã Paulo Baldaia
- Falando de História Paulo M. Dias & Roger Lee de Jesus
- Contas-Poupança Pedro Andersson
- Bloco Central Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
- O Homem que Mordeu o Cão Rádio Comercial | Nuno Markl
- Renascença - Extremamente Desagradável Renascença
- RFM - Fridayboyz RFM
- Irritações SIC
- Isto É Gozar Com Quem Trabalha SIC
- Eixo do Mal SIC Notícias
- Leste/Oeste de Nuno Rogeiro SIC Notícias
- Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer SIC Notícias
Otros podcasts de Noticias y Politica
- Os Pingos nos Is Jovem Pan
- O Assunto G1
- O É da Coisa BandNews FM
- O Antagonista O Antagonista
- Política CBN
- Jornal da Manhã Jovem Pan
- Comentaristas CBN
- 3 em 1 Jovem Pan
- Estadão Analisa com Carlos Andreazza Estadão
- Dia a Dia da Economia - Míriam Leitão CBN
- Jornal da Record RECORD
- Morning Show Jovem Pan
- Vera Magalhães - Viva Voz CBN
- Panorama CBN CBN
- CBN Noite Total CBN
- Alexandre Garcia - Vozes - Gazeta do Povo Gazeta do Povo
- O Comentário de Arnaldo Jabor - Arnaldo Jabor CBN
- Entendendo a Notícia Grupo Bandeirantes
- Les Grosses Têtes RTL
- Guga Chacra, Ariel Palacios e Fernando Andrade - O Mundo em Meia Hora CBN