Filtrer par genre

Desporto

Desporto

RFI Português

Semanalmente, em média, damos-lhe conta da actualidade desportiva. Destaque para o desporto lusófono, nomeadamente em África, diáspora e a França.

378 - Racismo no desporto é "uma carga negativa de instabilidade" para os atletas
0:00 / 0:00
1x
  • 378 - Racismo no desporto é "uma carga negativa de instabilidade" para os atletas

    O racismo no desporto é um reflexo da sociedade, onde o discurso de ódio e incitamento ao racismo no espaço público tem crescido nos últimos anos, mas tem um verdadeiro impacto nos atletas, como afirma o professor catedrático Sidónio Serpa em entrevista à RFI.

    Em Março, o jogador Vinicius Junior chorou numa conferência de imprensa ao falar dos insultos racistas aos quais é sujeito quando sobe aos relvados espanhóis para actuar pelo Real Madrid. Mais recentemente, em França, o ministro do Desporto veio dizer que os jogos vão ser parados sempre que haja insultos racistas ou homofóbicos e que a equipa da casa pode mesmo perder o jogo caso os adeptos adoptem uma postura anti-fair play.

    Para o professor catedrático Sidónio Serpa, especialista na psicologia do Desporto e o primeiro psicólogo a integrar uma equipa olímpica em Portugal, o desporto é um espelho da sociedade e com o discurso de ódio a crescer na política e ampliado nas redes sociais, também o racismo chega aos atletas fora e dentro de campo.

    "O desporto é a expressão da sociedade onde se integra e onde correm os mesmos movimentos e os mesmos tipos de comportamentos, às vezes aumentados, outras vezes filtrados. Mas a base são os movimentos sociais. E é evidente, isto não é segredo para ninguém. que nós encontramos isso todos os dias, que a sociedade ocidental, que é aquela nos situamos, envolve uma agressividade crescente em vários domínios, designadamente no domínio político, onde as discussões não são discussões ideológicas teórica, como era tradicional, mas que se baseiam na oposição, na agressividade, nos insultos. O desporto dá a expressão emoções e emoções positivas e emoções negativas. Mas o desporto é eminentemente emocional. Associado a isto e, portanto, aqui gera-se já uma possibilidade de expressão de emoções e de que podem determinar comportamentos agressivos que sempre existiram, sempre existiram. Não seriam tão divulgados como são agora pela do acesso aos media e às redes sociais, mas também não eram tão ampliados pelas situações de crise não terem as características que têm situações actuais", explicou o académico português.

    Estes fenómenos sociais que se multiplicam em estádios um pouco por todo o Mundo, têm impacto nos atletas, quer seja na sua saúde mental como no seu desempenho desportivo.

    "O impacto no atleta depende do atleta. Depende da sua capacidade de regulação emocional, de gestão, as situações de stress e tensão, da sua resiliência, Mas potencialmente tem uma carga negativa de instabilidade. É verdade que alguns atletas se podem deixar abater, digamos, e, portanto, ser negativamente influenciados por estes insultos. Mas também há outros que reagem da forma contrária, que é perante uma situação agressiva, vão puxar ainda mais energia para, através do seu desempenho maximizado, responderem aos insultos que são dados. Mas há aqui duas questões. Há uma questão ética e moral de respeito pelas pessoas que são os jogadores. E essa questão tem de ser protegida. Esse aspecto tem que ser protegido e tem que haver regulamentos. Os regulamentos existem, mas tem que tem que haver punição para quem não cumpre. E depois, por outro lado, existe o efeito do rendimento desportivo que do meu ponto de vista é secundário, porque em primeiro lugar está a pessoa, mas existe de facto esse efeito no rendimento desportivo", concluiu Sidónio Serpa.

    Mon, 11 Nov 2024
  • 377 - Futebol: Alexsandro e Jubal, defesas brasileiros com sucesso na Liga Francesa

    Este fim-de-semana encerra-se um novo ciclo nas diferentes provas europeias de futebol masculino visto que a partir da próxima semana, os jogadores estarão à disposição das selecções.

    Durante esta semana realizou-se a quarta jornada da fase regular da Liga dos Campeões europeus. Após quatro dos oito jogosa realizar nesta primeira fase, os ingleses do Liverpool lideram com 12 pontos, isto significa que venceram todos os jogos.

    No segundo lugar, uma das surpresas, os portugueses do Sporting CP que contam com dez pontos, bem como os franceses do Mónaco e do Brest, e os italianos do Inter de Milão, ambos com a mesma pontuação.

    Em entrevista à RFI, Alexsandro Ribeiro, defesa brasileiro do Lille, falou da equipa do Sporting Clube de Portugal, visto que o clube francês perdeu na primeira jornada frente aos portugueses por 2-0 em Lisboa.

    Numa altura em que os lisboetas vão perder o treinador Rúben Amorim, que está de saída para o Manchester United, Alexsandro Ribeiro acabou por elogiar os leoninos, mas também lembrou que é normal um técnico agarrar as oportunidades que tem pela frente.

    O treinador português do Sporting, Rúben Amorim, vai ingressar nos ingleses do Manchester United, isto após o jogo para o campeonato português frente ao Sporting de Braga a realizar no domingo 10 de Novembro.

    Continuando a descer na tabela classificativa da fase regular da Liga dos Campeões, encontramos os franceses do Lille no 14° lugar com sete pontos.Para além da derrota frente ao Sporting CP, o Lille venceu o Real Madrid por 1-0, derrotou o Atlético de Madrid por 3-1 e empatou a uma bola frente à Juventus.

    Em entrevista à RFI, Alexsandro Ribeiro, defesa brasileiro do Lille, analisou o empate concedido frente aos transalpinos.

    Alexsandro Ribeiro, defesa de 25 anos do Lille, já representou o Flamengo e o Resende no Brasil, bem como o Praiense, o Amora e o Chaves em Portugal.

    De notar ainda, no que diz respeito aos clubes portugueses e franceses, que o Benfica está na 19ª posição com seis pontos, enquanto o Paris Saint-Germain ocupa o 25° lugarcom quatro pontos em quatro jornadas.

    Passamos ao campeonato francês da primeira divisão,

    Este fim-de-semanadecorre a 11ª jornada numa liga francesa liderada pelo Paris Saint-Germain com 26 pontos em 30 possíveis.

    Nesta jornada, os parisienses deslocam-se ao terreno do Angers e têm a garantia de continuar no primeiro lugar durante a paragem para as selecções visto que o Marselha e o Mónaco, que partilham o segundo lugar, têm 20 pontos, seis de atraso em relação ao clube da capital francesa.

    Nesta liga gaulesa, a RFI foi à descoberta do defesa central brasileiro Jubal, que tinha falado ao nosso microfone na precedente subida do clube do Auxerre à primeira divisão. Após uma passagem pelo segundo escalão, o Auxerre regressou à primeira divisão.

    Actualmente o clube ocupa o décimo lugar com 13 pontos, isto após um triunfo expressivo por 4-0 frente ao Rennes na jornada precedente.

    Em entrevista exclusiva à RFI, Jubal Júnior, de 31 anos, abordou este regresso ao principal escalão do futebol francês, mas antes disso o defesa brasileiro analisou o triunfo perante o Stade Rennais.

    Jubal, central do Auxerre, já representou o Santos no Brasil, bem como o Arouca e o Vitória de Guimarães em Portugal, entre outros clubes.

    Nesta sexta-feira, 08 de Novembro, o Auxerre desloca-se ao terreno do Marselha, segundo classificado.

    Por fim, nas outras modalidades,

    O ATP Masters de ténis, o último grande torneio de ténis masculino da temporada, decorre em Turim, em Itália, a partir deste domingo e junta os oito melhores tenistas na vertente singulares, bem como os oito melhores pares.

    Lígia Anjos dá-nos conta dos desafios desta prova e traz-nos a entrevista exclusiva do tenista brasileiro Marcelo Melo.

    De referir ainda que do lado dos lusófonos, no ranking mundial, o português Nuno Borges está actualmente no 33° lugar, enquanto o brasileiro Thiago Seyboth Wild esta na 74ª posição.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

     

    Fri, 08 Nov 2024
  • 376 - Edmilson Araújo: «Agarrei a oportunidade de jogar no Istres e estou muito feliz»

    O Campeonato Francês da primeira divisão de andebol masculino conta com nove jornadas já realizadas antes da paragem internacional onde decorrem várias provas de selecções.

    Neste momento, o Paris Saint-Germain lidera com 18 pontos, isto significa nove vitórias em nove jogos. O Nantes com 16 pontos, bem como o Montpellier e o Toulouse com 14 pontos, tentam seguir o ritmo da equipa parisiense.

    Durante o passado fim-de-semana, houve um duelo entre o Tremblay e o Istres, dois clubes primodivisionários que tentam assegurar a manutenção nesta primeira divisão que conta com 16 equipas e em que as duas últimas descem ao segundo escalão.

    O Tremblay, clube da região parisiense,venceu por 36-34 o Istres, equipa do Sul da França num jogo que decorreu no Palais des Sports da cidade de Tremblay-en-France.

    Seis atletas lusófonos estiveram presentes dentro das quatro linhas: os portugueses Tiago Rocha e António Areia, bem como os brasileiros Uelington da Silva Ferreira e Jean-Pierre Dupoux do lado do Tremblay, enquanto no Istres estavam o cabo-verdiano Edmilson Araújo e o brasileiro Guilherme Borges Moraes Silva.

    A RFI teve a oportunidade de falar com Edmilson Araújo, internacional cabo-verdiano que ingressou este ano no plantel do Istres proveniente do Sporting CP.

    Em declarações exclusivas, o internacional cabo-verdiano realçou o bom percurso do Sporting CP na Liga dos Campeões, onde ocupa o quarto lugar após sete jornadas.

    Mas antes disso, Edmilson Araújo abordou a sua chegada ao campeonato francês, e também analisou a derrota frente ao Tremblay num jogo em que marcou três golos e também foi expulso.

    Edmilson Araújo, internacional cabo-verdiano de 30 anos, vestiu a camisola do Sporting CP durante 17 anos e passou, igualmente, pela equipa romena do Minaur Baia Mare.

    No fim da partida a contar para a décima jornada, o internacional português António Areia, mostrou-se satisfeito com o triunfo do Tremblay, ele que marcou cinco golos. Uma exibição que foi importante segundo o andebolista antes de rumar aos trabalhos da selecção.

    António Areia, andebolista português, já vestiu as camisolas do Belenenses, do SL Benfica e do FC Porto em Portugal, tendo vencido, entre outros títulos, cinco campeonatos de Portugal.

    O Tremblay ocupa actualmente o 12° lugar com sete pontos, enquanto o Istres está na sétima posição com oito pontos na tabela classificativa da liga francesa. Na próxima jornada, entre 14 e 15 de Novembro, o Istres vai receber o Toulouse, enquanto o Tremblay vai deslocar-se ao terreno do Chambéry.

    O Campeonato francês tem uma paragem devido aos compromissos das selecções. Portugal vai iniciar a fase de qualificação para o Europeu 2026 com dois jogos frente à Roménia a 7 de Novembro e perante Israel a 10 deste mês.

    A selecção cabo-verdiana não tem jogos neste momento, mas em Janeiro de 2025 vai participar pela terceira vez no Campeonato do Mundoda modalidade que decorre na Croácia, na Dinamarca e na Noruega.

    Os cabo-verdianos integram o Grupo G com Eslovénia, Islândia e Cuba.

    Ao microfone da RFI, Edmilson Araújo, internacional cabo-verdiano que actua no Istres em França, revelou-nos quais são os objectivos para a prova e o que representa vestir a camisola de Cabo Verde nestes eventos internacionais.

    De referir que três selecções lusófonas estarão presentes no Mundial:Cabo Verde, Brasil e Portugal.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Mon, 04 Nov 2024
  • 375 - Andebol: Kiko Costa e Pedro Portela mostram ambição na Liga dos Campeões com o Sporting CP

    A sétima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões europeus de andebol ficou encerrada com o empate a 31 golos entre os franceses do Nantes e os espanhóis do FC Barcelona. Após sete jogos, o FC Barcelona lidera o Grupo B, enquanto o Paris Saint-Germain está na liderança no Grupo A.

    A Liga dos Campeões europeus de andebol masculino está dividida em dois grupos de oito equipas, sendo que os dois primeiros se apuram para os quartos-de-final, enquanto os clubes entre a terceira e a sexta posições seguem para um play-off. As duas últimas equipas de cada grupo são eliminadas.

    A prova conta com dois clubes franceses:PSG e Nantes; e um português: Sporting Clube de Portugal.

    Neste momento, na tabela classificativa, após sete jornadas, no Grupo B, o FC Barcelona lidera isolado com 13 pontos, à frente do Nantes com nove pontos.

    No Grupo A, os húngaros do Veszprém e os franceses do Paris Saint-Germain partilham a liderança com doze pontos, à frente dos romenos do Dínamo Bucareste com dez, e do Sporting Clube de Portugal com nove.

    Na quarta-feira, 30 de Outubro, o Paris Saint-Germain venceu o Sporting Clube de Portugal por 30-28, no ginásio Pierre de Coubertin, na capital francesa, que contou com 3 180 espectadores, casa cheia para o clube parisiense frente à equipa portuguesa.

    O jogo foi bastante equilibrado, mas o Paris Saint-Germain, que esteve sempre por cima no marcador, conseguiu arrecadar os dois pontos do triunfo, vencendo com apenas dois golos de vantagem.

    Em entrevista à RFI, Francisco Costa, conhecido por 'Kiko', andebolista português do clube lisboeta, analisou a derrota frente aos parisienses, e também abordou o seu estatuto de 'estrela' da equipa leonina.

    Kiko Costa, internacional português de 19 anos, já vestiu as camisolas do Colégio dos Carvalhos, do FC Porto e da Artística de Avanca.

    Igualmente em declarações à RFI, Pedro Portela, andebolista luso do Sporting CP, fez uma análise do jogo frente ao Paris Saint-Germain, e também fez uma antevisão do encontro que vai decorrer este fim-de-semana frente ao FC Porto.

    Pedro Portela, internacional português de 34 anos, já vestiu as cores do Académico de Leiria em Portugal, bem como do Nantes e do Tremblay em França.

    Na oitava jornada da Liga dos Campeões, entre 20 e 21 de Novembro, o Sporting Clube de Portugal recebe o Paris Saint-Germain, enquanto o FC Barcelona vai novamente medir forças com o Nantes.

    De referir que no campeonato português de andebol masculino,

    O Sporting CP e o FC Porto lideram a primeira divisão com 30 pontos, dez vitórias em dez jogos realizados, antes do encontro entre os dois clubes neste sábado, 02 de Novembro.

    De notar que o SL Benfica está na terceira posição com 26 pontos e vai defrontar o ABC de Braga que ocupa o quinto lugar com 22 pontos.

    Por fim, no ténis,

    O Masters 1000 de Paris, segundo torneio a ser organizado na capital francesa, prossegue na Accor Arena.

    Sem o número um mundial, o italiano Jannik Sinner, que desistiu, sem o segundo no ranking, o espanhol Carlos Alcaraz, que foi derrotado pelo francês Ugo Humbert, e sem o sérvio Novak Djokovic, que detém o recorde de triunfos com sete no torneio parisiense, o grande favorito é agora o número três mundial, o alemão Alexander Zverev.

    A seguir o torneio está Lígia Anjos que nos traz as últimas notícias do torneio.

    O torneio Rolex Paris Masters decorre até este domingo, 03 de Novembro.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto. Até breve.

    Fri, 01 Nov 2024
  • 374 - Futebol: Aurélio Buta e Edimilson Fernandes à descoberta da Ligue 1

    A nona jornada da primeira divisão francesa de futebol masculino ficou encerrada com o triunfo do Paris Saint-Germain por 3-0 frente ao Marselha. Os parisienses lideram a Ligue 1 com 23 pontos, à frente do Mónaco com 20 pontos, enquanto os marselheses estão no terceiro lugar com 17.

    O Paris Saint-Germain recuperou a liderança isolada do campeonato francêsapós ter triunfado pela sétima vez nesta temporada 2024/2025 e sobretudo com a derrota do Mónaco.

    Este fim-de-semana, na nona jornada, foi fim-de-semana de dérbis e de clássico do futebol francês. Os detentores do título de Campeão, os parisienses, deslocaram-se ao terreno do Marselha, o rival, e venceram por 0-3 sem quaisquer dificuldades.

    Os golos do Paris Saint-Germain foram apontados pelo português João Neves, pelo francês Bradley Barcola e pelo argentino Leonardo Balerdi, este último sendo defesa do Marselha e tendo marcado na própria baliza.

    De notar que o encontro ficou marcado pela expulsão do internacional marroquino Amine Harit aos 20 minutos, deixando o Marselha a dez contra onze.

    O PSG lidera com 23 pontos, e agora com seis pontos de vantagem em relação ao Marselhaque está na terceira posição.

    No dérbi do Sul da Françaentre o Nice e o Mónaco,foi o Nice que conseguiu conquistar os três pontos com um triunfo por 2-1.

    Os tentos do Nice foram apontados pelo marfinense Evann Guessand e pelo francês Gaetan Laborde, enquanto o único tento dos monegascos foi da autoria do suíço Breel Embolo.

    De notar igualmente que neste encontro o Mónaco jogou a dez contra onze após a expulsão do brasileiro Vanderson.

    Os monegascos permanecem no segundo lugar com 20 pontos, mas deixaram escapar os parisienses, enquanto o Nice está na oitava posição com 13 pontos.

    No dérbi do Norte da França, o Lens perdeu em casa por 0-2 frente ao Lille. Tudo ficou definido no tempo adicional do segundo tempo com tentos apontados pelo canadiano Jonathan David aos 98 minutos de grande penalidade, e pelo guineense Mohamed Bayo aos 101 minutos.

    O Lille está agora no quarto lugar com 17 pontos, em igualdade pontual com o Marselha, enquanto o Lens ocupa a quinta posição com 14 pontos.

    Nesta jornada, a RFI foi à descoberta dedois jogadores lusófonos que chegaram durante este Verão à primeira divisão francesa,Aurélio Buta do Reims e Edimilson Fernandes do Brest.

    O Reims recebeu o Brest e perdeu por 1-2.A equipa do Oeste da França triunfou pela quarta vez nesta época com golos do francês Romain Faivre e do internacional guineense, Mama Baldé, o avançado dos Djurtus.

    O único tento do clube da cidade dos Reis franceses foi apontado pelo queniano Joseph Okumu.

    No fim do encontro, a RFI falou com o defesa luso-angolano do Reims, Aurélio Buta.

    O defesa de 27 anos revelou-nos quais são os objectivos da equipa e os pessoais nesta época, mas antes disso Aurélio Buta analisou a derrota do Reims numa época em que a equipa até tem tido bons resultados, estando nos lugares cimeiros da Ligue 1.

    Aurélio Buta, defesa do Reims, também já representou o Benfica em Portugal, o Royal Antwerp na Bélgica, e o Eintracht Frankfurt na Alemanha.

    Na tabela classificativa, o Reims está no sétimo lugar com 14 pontos, em igualdade pontual com o Lens e o Lyon, quinto e sexto classificados, enquanto o Brest ocupa agora a décima posição com 13 pontos, em igualdade pontual com o Nice e o Estrasburgo, oitavo e nono classificados.

    A RFI teve a oportunidade de falar com o internacional suíço com origens cabo-verdianas, Edimilson Fernandes.

    O médio do Brest abordou o bom desempenho da equipa na Liga dos Campeões, onde o clube da Bretanha ainda não perdeu após três jornadas, e também admitiu que era um sonho poder actuar na primeira divisão francesa. Mas antes disso, Edimilson Fernandes analisou o triunfo perante o Reims.

    Edimilson Fernandes, médio de 28 anos, já vestiu as camisolas do FC Sion e do Young Boys na Suíça, bem como as do Mainz e do Arminia Bielefeld na Alemanha, ou ainda da Fiorentina na Itália e do West Ham na Inglaterra.

    De notar ainda que Edimilson é primo de Gelson Fernandes e de Manuel Fernandes, ambos antigos futebolistas.

    O Brest terminou no terceiro lugar na época passada e alcançou o apuramento para a Liga dos Campeões, onde, até agora, venceu os austríacos do Sturm Graz e do RB Salzburgo, e empatou a uma bola frente ao Bayer Leverkusen, isto naquela que é a primeira participação da equipa francesa nas competições europeias.

    Por fim, esta semana decorre o torneio de ténis de Paris, o Rolex Paris Masters, que conta com um atleta lusófono, o português Nuno Borges.

    Uma prova que não conta com o sérvio Novak Djokovic, nem com o espanhol Rafael Nadal. Lígia Anjos faz aqui uma análise deste último torneio parisiense que decorre em Bercyantes de seguir para a cidade de Nanterre, nos arredores de Paris.

    O Masters 1000 de Paris, segundo torneio parisiense atrás de Roland-Garros, único Grand Slam francês, decorre até dia 03 de Novembro.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Mon, 28 Oct 2024
Afficher plus d'épisodes