Podcasts by Category

Desporto

Desporto

RFI Português

Semanalmente, em média, damos-lhe conta da actualidade desportiva. Destaque para o desporto lusófono, nomeadamente em África, diáspora e a França.

328 - Andebol: Alexandre Cavalcanti luta pelo título, Francisco Tavares luta pela manutenção
0:00 / 0:00
1x
  • 328 - Andebol: Alexandre Cavalcanti luta pelo título, Francisco Tavares luta pela manutenção

    A 30ª e última jornada do campeonato de França da primeira divisão de andebol masculino decorre esta sexta-feira, 31 de Maio.

    Esta jornada será decisiva. Não só pelo título que ainda não foi entregue, como pela manutenção. Para já, está confirmada a descida de divisão do Dijon e hoje ficamos a conhecer a segunda equipa que vai ser despromovida.

    Na luta pelo título, o Paris Saint-Germain procura o 10° troféu consecutivo.No entanto, os parisienses têm 53 pontos, enquanto o Nantes conta com 52 pontos.

    Um ponto separa as duas equipas. Na última jornada, a 31 de Maio, o Paris Saint-Germain defronta o Aix dos portugueses Gilberto Duarte e Diogo Silva, 8° na liga francesa, enquanto o Nantes mede forças com o Nîmes, 6° na classificação.

    De notar que em França, uma vitória vale dois pontos.Se houver um empate, o PSG vence no confronto directo entre os dois clubes.Isto significa que os parisienses podem vencer ou até mesmo empatar, enquanto o Nantes tem de esperar por uma derrota do PSGe conseguir vencer o Nîmes.

    Na 29ª e penúltima jornada, o PSG venceu por 28-41 na deslocação ao terreno do Créteil, enquanto o Nantes venceu por 28-33 na deslocação ao terreno do Ivry.

    Em entrevista à RFI, Alexandre Cavalcanti, andebolista português do Nantes, admitiu que o clube acredita que ainda é possível ser Campeão.

    Antes disso o internacional luso analisou o triunfo perante o Ivry.

    Alexandre Cavalcanti, desde que chegou ao Nantes em 2019, já arrecadou duas Taças de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça em território gaulês, mas nunca o título de Campeão, um troféu que o Nantes nunca conquistou.

    Alexandre Cavalcanti, atleta de 27 anos, vai vestir na próxima temporada a camisola da equipa alemã do Melsungen, após ter envergado as do Ginásio do Sul e do Benfica em Portugal, e a do Nantes em França.

    De referir que o jogo entre o PSG e o Aix será o último da carreira de Nikola Karabatic, jogador que passou pelo Montpellier, pelo Aix e agora pelo Paris Saint-Germain em território francês, bem como pelo Kiel na Alemanha e pelo FC Barcelona em Espanha.

    Nikola Karabatic, de 40 anos, venceu três Ligas dos Campeões, 15 campeonatos de França, quatro ligas na Alemanha e dois títulos de Campeão Espanhol, isto em clubes.Na selecção, o andebolista sagrou-se três vezes Campeão Olímpico, quatro vezes Campeão do Mundo e quatro vezes Campeão da Europa. Esta é apenas uma parte dos troféus conquistados colectiva e individualmente pelo atleta francês.

    Na edição 2024 do campeonato francês de andebol masculino, há a luta pelo título e pela manutenção.

    O Dijon, último com 10 pontos, já está despromovido, enquanto o Ivry com 14 pontos, o Saran e o Créteil, ambos com 15 pontos, ainda podem descer. Destas três equipas, uma vai ser despromovida.

    Na última jornada, o Créteil desloca-se ao terreno do Cesson-Rennes, enquanto o Saran acolhe o Ivry.

    Em entrevista à RFI, Francisco Tavares, andebolista português do Ivry, admitiu que agora é o tudo ou nada para a equipa da região parisiense, ele que também analisou a derrota da semana passada frente ao Nantes.

    Francisco Tavares, internacional luso de 27 anos, já representou o Sporting Clube de Portugal, o Belenenses e o Boa-Hora em território português, sendo que a aventura no Ivry é também a primeira experiência no estrangeiro.

    De notar que Francisco Tavares venceu o Taça Challenge, a nível europeu, e foi duas vezes Campeão de Portugal, entre outros títulos.

    Para fechar o ténis,

    Em Paris prossegue o torneio francês de Roland-Garros. Uma primeira semana chuvosa em que vários encontros foram adiados. Lígia Anjos segue o torneio a par e passo, e dá-nos aqui conta das últimas notícias provenientes dos courts do Grand Slam gaulês.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

     

    Fri, 31 May 2024
  • 327 - Nuno Borges: «Tenho de estar focado no meu ténis para vencer em Roland-Garros»

    O torneio de ténis francês de Roland-Garros arrancou este fim-de-semana em Paris, capital francesa. Nas vertentes feminina e masculina, nos singulares, contabilizávamos sete atletas lusófonos, seis brasileiros e um português.

    Esta terça-feira, o único português em prova, Nuno Borges, na vertente masculina, vai participar pela terceira vez no quadro principal do Grand Slam francês, Roland-Garros.

    Aos 27 anos, o atleta da Maia, região Norte de Portugal, vai defrontar o checo Tomáš Macháč, 34° mundial na última actualização do ranking mundial.

    A RFI falou com o tenista português em Roland-Garros.

    Nuno Borges fez uma antevisão do duelo com o atleta checo, mas também abordou os objectivos da temporada que passam por estar presente nos Jogos Olímpicos.

    Nuno Borges, 47° no ranking mundial, mede forças com o checo Tomáš Macháč na primeira ronda de Roland-Garros, edição 2024.

    De referir que o melhor resultado obtido pelo português foi ter alcançado a segunda ronda em 2023 onde foi eliminado pelo argentino Diego Schwartzman.

    No entanto, esta época, o atleta luso chega a este torneio com mais confiança, visto que neste mês de Maio conseguiu atingir os oitavos-de-final do torneio italiano de Roma onde foi eliminado pelo alemão Alexander Zverev que venceu a prova transalpina.

    O checo Tomáš Macháč também está num bom momento uma vez que foi finalista no torneio suíço de Genebra onde perdeu frente ao norueguês Casper Ruud, todavia, nas meias-finais, o checo venceu o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic. De notar que este torneio suíço terminou no sábado 25 de Maio, apenas três dias antes do embate frente a Nuno Borges.

    Roland-Garros, versão 2024, começou neste domingo 26 de Maio. Lígia Anjos seguiu os primeiros encontros e traz-nos aqui as últimas vindas dos courts do torneio francês.

    De referir ainda que três atletas portugueses estiveram presentes nas qualificações para o quadro principal e foram eliminados: Jaime Faria e Henrique Rocha nos masculinos, e Francisca Jorge nas femininas.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Mon, 27 May 2024
  • 326 - Basquetebol: Ivan Almeida, a estrela cabo-verdiano procura terceiro título com o Benfica

    O Campeonato português de basquetebol masculino entrou na fase decisiva com os play-offs que vão definir o Campeão de Portugal. Nas meias-finais, o Benfica defronta a Oliveirense, enquanto o FC Porto mede forças com a Ovarense.

    O bi-campeão em título, o Benfica, joga esta sexta-feira frente à Oliveirenseno segundo encontro das meias-finais.

    Para alcançar a final, as equipas têm de vencer os jogos a melhor de cinco jogos, quer dizer que o primeiro clube que chega a três triunfos apura-se para a decisão final do título.

    Neste momento, os lisboetas venceram o primeiro encontro,em casa, no Pavilhão Fidelidade,por 100-55 a Oliveirense. O segundo jogo é novamente em Lisboa, antes do terceiro encontro, que poderá ser decisivo, em Oliveira de Azeméis.

    De notar que os encarnados terminaram no segundo lugar a fase regular com 40 pontos, os mesmos do que o FC Porto que, no entanto, tinha vantagem no confronto directo.

    Nos quartos-de-final, em que dois triunfos apenas eram suficientes para alcançar o apuramento, o Benfica venceu por duas vezes o Vitória Sport Clube, o clube de Guimarães, por 81-53 e 93-71.

    Nesse segundo jogo, a RFI teve a oportunidade de falar com o internacional cabo-verdiano Ivan Almeida.

    O atleta cabo-verdiano de 35 anos chegou ao Benfica em 2021, tendo vencido o título nas duas primeiras épocas, e estando ainda na corrida para um terceiro título em três temporadas de águia ao peito. Isto sem esquecer duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça em território português.

    Ivan Almeida abordou os objectivos que quer atingir com o Benfica, mas também falou dos actos de racismo que tem vivenciado em Portugal.

    Antes disso, o internacional cabo-verdiano admitiu estar feliz por ter atingido mais uma vez as meias-finais do campeonato portuguêsapós ter eliminado o Vitória Sport Clube.

    Ivan Almeida tem tido uma temporada longa visto que participou com Cabo Verde, na estreia do arquipélago, no Mundial de 2023 que decorreu de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023 nas Filipinas, no Japão e na Indonésia. Isto sem esquecer a Liga dos Campeões, a Taça de Portugal e o Campeonato com o Benfica.

    Ivan Almeida, internacional cabo-verdiano, já representou o Vitória Sport Clube, o Galitos e o Benfica em Portugal, bem como o Lille, o Roanne e o Cholet em França, tendo vencido a Liga da Estónia com o BC Kalev, e duas vezes o campeonato polaco com o Anwil Wloclawek.

    De notar que na outra meia-final da Liga Portuguesa, o FC Porto defronta a Ovarense.

    Para fechar o ténis,

    Esta semana foi o arranque de Roland-Garros, o Grand Slam francês, com as qualificações que dão acesso ao quadro principal. Lígia Anjos, que está a acompanhar o desempenho dos lusófonos nessa prova, faz-nos o balanço destes primeiros dias.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

     

    Fri, 24 May 2024
  • 325 - Cabo Verde: atleta paralímpica Heidilene Oliveira vence ouro em Marrocos

    A velocista paralímpica cabo-verdiana, Heidilene Oliveira, de 32 anos, natural da ilha de S.Vicente, venceu no mês passado duas medalhas de ouro, nos 100 e 200 metros no Grand Prix de Marraquexe, em Marrocos, neste que é considerado o grande prémio de atletismo paralímpico do mundo. 

    Em entrevista à RFI, a atleta cabo-verdiana que tem deficiência visual e que já é considerada uma das melhores velocistas do país, falou-nos sobre os vários desafios que tem vindo a superar na carreira, salientando também a importância destas duas medalhas para a sua trajetória desportiva, ela que também já está apurada para os Jogos Paralímpicos de Paris.

    Para além disso, a atleta evocou algumas dificuldades ao nível dos treinos em Cabo Verde, devido à falta de infraestruturas desportivas, referindo que aguarda por um possível estágio internacional para poder fazer a preparação para a maior competição desportiva do mundo, que acontece aqui em Paris, dentro precisamente de 100 dias. Heidilene faz toda esta preparação com a ajuda do treinador, o ultramaratonista Jaílson Oliveira, que também faz o papel de guia.

    Noutra modalista desportiva, no ténis, a fase de qualificações do torneio de ténis Roland Garros arrancou esta segunda-feira. Os portugueses Francisca Jorge, Henrique Rocha e Jaime Faria estreiam-se nesta fase do torneio de terra batida parisiense.

    Mon, 20 May 2024
  • 324 - Mbappé fora do PSG: "É uma saída importante em pleno campeonato francês"

    Kylian Mbappé anunciou que vai deixar o Paris Saint-Germain no final desta época 2023/2024. A notícia foi avançada pelo próprio num vídeo publicado nas redes sociais. A estrela do futebol francês deixou claro que esta aventura no clube parisiense iria terminar dentro de algumas semanas.

    Mbappé jogou pela última vez com a camisola do PSG no passado domingo, no Parque dos Príncipes, num jogo a contar para a semi-final da Liga dos Campeões, num jogo em que o PSG perdeu contra o clube alemão Dortmund. Para trás, o craque francês deixa o sonho de vencer a Liga dos Campeões ao serviço do PSG.

    Apesar disso, Kylian Mbappé soma muitos outros títulos: venceu seis campeonatos de França com o PSG e ainda três Supertaças, três Taças de França e duas Taças da Liga.

    Mbappé foi também o melhor marcador da história do PSG, somando 255 golos em 306 encontros que disputou pelo clube.

    Em entrevista à RFI, Eric Mendes, jornalista especialista no PSG, comentou esta decisão do craque francês. O nosso entrevistado fala de uma saída importante de um dos maiores craques do mundo do futebol e que acontece precisamente na altura em que está a decorrer o campeonato francês.

    Para além disso, abordámos o futuro da estrela francesa que, muito provavelmente, passará pelo clube espanhol Real Madrid.

    Fri, 17 May 2024
Show More Episodes